29/07/2016

Suricatas




Hoje vou falar de um pequeno mamífero:

Suricata

Ordem: Carnívora
Família: Herpestidae


Foto: Pessoal


Podem ser encontrados na África do Sul, Botsuana, Namíbia e Angola. O suricata é também popularmente conhecido de, suricato, suricate ou dopera. São muito Inteligentes, ensinando desde muito cedo os seus filhotes a caçar e a proteger o seu grupo.


Foto:Jazzywallpapers.com


O seu nome cientifico é Suricata suricatta. Têm um corpo esguio, cerca de meio metro de comprimento (incluindo a cauda), em média 730 gramas de peso, e a sua pelagem é acastanhada. Uma característica distinta é a sua capacidade de se elevarem nas patas traseiras, utilizando a cauda como terceiro apoio.


Foto:www.uhdwallpapers.org


Os suricates alimentam-se de pequenos artrópodes, principalmente escaravelhos e aranhas. Têm garras afiadas nas patas, que lhes permitem escavar a superfície do chão e tem dentes afiados para penetrar nas carapaças quitinosas das suas presas.

Foto:Jazzywallpapers.com


Estes animais são exclusivamente diurnos e vivem em colónias de até 40 indivíduos, que constroem um complicado sistema de túneis no subsolo, onde permanecem durante a noite. Dentro do grupo, os animais revezam-se nas tarefas de vigia e proteção das crias da comunidade.


Foto: 123hdwallpapers.com


O sistema social dos suricatas é complexo e inclui uma linguagem própria que parece indicar, por exemplo, o tipo de um predador que se aproxima.


Foto: Pessoal


Texto explicativo: Wikipedia

Fotos: 123hdwallpapers.com; Jazzywallpapers.com; www.uhdwallpapers.org; Pessoais

6 comentários:

  1. Estes animais são fantásticos!
    Olhares interessantes... Bj

    ResponderEliminar
  2. Achei o Suricata bem fofinho Maria Rodrigues!
    E essas imagens estão lindas.
    Bjs e um ótimo final de semana.
    Carmen Lúcia.

    ResponderEliminar
  3. Boa noite, querida Maria!
    seus post são tão bem formulados... dá gosto de passar por aqui... parabéns!
    Bjm muito fraterno

    ResponderEliminar
  4. Oi Maria,

    gostei de poder conhecer mais um pouco do suricata, eles são lindinhos e a sentinela deles é perfeita.
    Bjs

    Tânia Camargo

    ResponderEliminar
  5. Maria... que animais fofos...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Nunca vi um, assim de pertinho, só em filmes, documentários e fotos. Acho-os muito lindinhos. E gostei de saber mais, aqui, Maria.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo