19/09/2015

Lágrima de Cristo (Clerodendron thomsoniae)


Foto:Net


A Lágrima de Cristo é uma trepadeira com linda folhagem, originária da África Ocidental.

É da família das Verbenaceae e o seu nome botânico é Clerodendron thomsoniae, sendo conhecida entre outros nomes por: Lágrima-de-Cristo; Clerodendro-trepador.

Pode atingir mais de 3 metros de altura, muito ramificada as folhas são largas de nervuras marcadas, de cor verde escuro. As suas inflorescências aparecem em grande número, com cálices brancos e corolas vermelhas e longos estames.


Foto: wikipedia_Hybifax


Quanto ao cultivo não é uma planta exigente.

Solo: Deve ser fértil e rico em matéria orgânica.

Regas: Regulares

Temperatura: Não tolera frio intenso.

Multiplicação: Por estacas ou sementes.


Foto:Net


No paisagismo ela pode ser utilizada para ornamentar grades, cercas e pórticos, fica linda a cobrir muros, arcos ou caramanchões.


Foto: flores.culturamix.com

Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.mundodeflores.com/; http://www.loja.jardicentro.pt/; http://en.wikipedia.org; 1mst.net; www.pinterest.com; www.treknature; www.flowerpictures.net; http://www.cultivando.com.br; outros net.

6 comentários:

  1. Oi Maria
    Tá melhorzinha?
    Lindas essas flores, não conhecia
    Beijos
    minicontista

    ResponderEliminar
  2. Muito belas estas flores que desconhecia o nome.
    Gostei das fotografias.
    Um abraço e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Fiquei de oca aberta, que coisas mais lindas :-)


    Beijo e um sábado feliz

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Maravilha! Conheço muito bem a Lagrima de Cristo, quando eu vivia na quinta tinha uma enorme Roxa e Rosa, agora vivo num apartamento e o meu vizinho tem uma lindissima caída para o meu pátio.

    Bom domingo Maria, um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito de conhecer esta planta pois tenho uma parecida com características análogas sendo que a flor é vermelha e o centro amarelo.
    As flores juntam-se! Parabéns, Maria!
    Terno abraço

    ResponderEliminar
  6. Muito bonitas!
    Já tenho visto flores idênticas, noutras tonalidades... nesta versão, ainda não tinha visto!
    Sempre a aprender...
    Grata pela partilha!
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar

VOU DE FÉRIAS
Meus amigos, irei estar ausente de 15 de Julho e 15 de Agosto, deixo os meus posts agendados. Não sei se conseguirei retribuir as vossas visitas, pois vou estar fora de Portugal, mas logo que seja possível irei visitá-los.

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo