sábado, 10 de maio de 2014

PANTANAL - Um Ecossistema Exuberante



O Pantanal é considerada a maior planície inundável da terra, um bioma com uma riquíssima biodiversidade,  onde a fauna e flora são simplesmente exuberantes.


Foto: email recebido


Tem uma extensão de cerca de 210.000 km², e é um dos ecossistemas mais ricos do Brasil. Localiza-se no sul de Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul, ambos Estados Brasileiros, além de também englobar o norte do Paraguai e leste da Bolívia (que é chamado de chaco boliviano).


Foto: email recebido


Pela sua grande biodiversidade foi declarado pela UNESCO como Reserva da Biosfera e Património Natural da Humanidade.

O Pantanal está situado na Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai, sendo muito influenciado pelas águas do Rio Paraguai e dos seus afluentes, que alagam a região formando extensas áreas alagadiças (pântanos) e favorecendo a existência de uma rica biodiversidade.


Foto: www.wallcoo.net


Possui uma vegetação rica e variada dependendo esta do solo e da altitude. Nas partes mais baixas, predominam as gramíneas. Nas alturas médias a vegetação de cerrado, com árvores de porte médio entremeadas de arbustos e plantas rasteiras. Nas regiões mais altas, encontram-se as árvores de grande porte. A vegetação aquática é fundamental para a vida pantaneira, imensas áreas são cobertas por batume, plantas flutuantes como o aguapé e a salvínia. Essas plantas são carregadas pelas águas dos rios e juntas formam verdadeiras ilhas verdes, que na região recebem o nome de camalotes. Possui também uma impressionante e diversificada fauna.


Foto: email recebido

Foto: email recebido


De salientar principalmente, os jacarés, capivaras, peixes (dourado, pintado, curimbatá, pacu), ariranhas, onça-pintada, macaco-prego,veado-campeiro, lobo-guará, cervo-do-pantanal, tatu, bicho-preguiça, tamanduá, lagartos, cágados, jabutis, cobras (jibóia e sucuri) e pássaros (tucanos, jaburus, garças, papagaios, araras, emas, gaviões). Segundo a WWF, existem no Pantanal 1.132 espécies de borboletas, 656 de aves, 122 de mamíferos, 263 de peixes e 93 de répteis.


Foto: wikipedia_Russell+Smith


Se pretender conhecer melhor este incrível ecossistema visite o site:   Portal Pantanal


Foto: wikipedia_Matthew+Beeman


Fontes e Fotos: Wikipedia; email recebido; http://www.suapesquisa.com/geografia/pantanal; http://www.portalpantanal.com.br/dadosgerais.html; http://www.conservation.org.br; http://whc.unesco.org/; outros net

Poderá ver este post completo no meu blogue de viagens “Viajar é alargar os nossos Horizontes” em: PANTANAL - Um Ecossistema Exuberante


4 comentários:

  1. Maria que aula maravilhosa, amei o passeio, foi uma viagem incrível.
    Um abraço e feliz dia das Mães.

    ResponderEliminar
  2. Maria Soares

    Se bem que já tenha passado pelo Pantanal, via Net, fiquei mais bem documentado´, o que sempre acontece nas passagens por aqui. Passo calmamente e fico sempre mentalmente enriquecido.
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. °✿彡º°。
    O meu sonho é conhecer o Pantanal.

    FELIZ DIA DAS MÃES!!!
    .°º。✿
    Beijinhos carinhosos.
    ✿✿⊱.Brasil°º。✿° ·.

    ResponderEliminar
  4. Gostava muito de conhecer o Pantanal. Como já não é possivel vou vendo tudo o que lhe diz respeito. Gostei deste post. Abraços.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo