01/03/2013

Tirol - Uma região encantadora


Hoje vamos Divagar até às belissimas paisagens do Tirol.


O Tyrol com as suas Imponentes montanhas e tranquilos lagos, é uma província federal austríaca com 12.648 km2, dominado pelos Alpes que predominam em todo o seu território sendo atravessado pelo Rio Inn. A província faz fronteira com a Alemanha a norte e com a Itália e Suiça a sul.


Foto: www.tyrol.tl


É uma região histórica da parte ocidental da Europa Central, que inclui na Áustria o estado do Tirol e na Itália a Região Autónoma do Trentino-Alto Ádige (Trentino-Südtirol), formada pela província autónoma de Bolzano (Südtirol / Sudtirolo) e província autónoma de Trento (Trentino / Welschtirol).


Foto: email recebido

Situa-se na área da antiga Récia, habitada pelos récios, romanizada a partir do século I a.C.. Mas a história do Tirol tem início nos séculos centrais da Idade Média, com o Principado Episcopal de Trento, cuja extensão original compreendia, além do atual Trentino, também grande parte do atual Tirol Meridional, e foi durante a Idade Média e Moderna um estado autônomo dentro do Sacro Império Romano-Germânico.

A sua capital, a cidade de Innsbruck é uma cidade no oeste da Áustria atravessada pelo Rio Inn, de onde tem o seu nome. A palavra bruck tem sua origem na palavra de língua alemã Brücke, que significa "ponte", o que leva a cidade a chamar-se "Ponte do Rio Inn". Localizada no vale do Inn, a cidade está no meio de altas montanhas, como o Nordkette (Hafelekar, 2.334 m) ao norte, o Patscherkofel (2.246 m) e o Nockspitze (2.403 m) ao sul.


Foto:Pessoal

No século XV, o Imperador Maximiliano I tornou a cidade o centro da sua administração e nessa altura construiu o Goldene Dachl (Telhado Dourado), uma jóia renascentista que é hoje o ex-libris de Innsbruck. A Imperatriz Maria Theresia construiu o Arco do Triunfo e expandiu o Palácio Hofburg. Outros monumentos de interesse são a Catedral barroca e a Torre da câmara municipal que oferece uma excelente panorâmica da cidade e das montanhas. Caminhando um pouco desde o centro, chega-se ao Rio Inn de onde se pode subir de teleférico para o Alpenzoo, um zoológico dedicado às espécies alpinas.


Foto:Pessoal

Localizado no sudoeste da cidade de Innsbruck fica o Castelo de Ambras, uma jóia do século XVI. Este Castelo é uma filial do Museu de Arte de Viena e um dos principais pontos turísticos da cidade de Innsbruck, intimamente ligado à personalidade do arquiduque Ferdinando II. (1529 - 1595).

Na região do Lechtal,  o coração dos Alpes Tiroleses, fica uma das suas pequenas mas lindas cidades Holzgau. Ao seu redor abundam as montanhas. No seu interior o visitante é deslumbrado pelas casas típicas tirolesas com pinturas nas fachadas.

Localizado no distrito de Innsbruck-Land no Norte do Tirol, a cerca de 13 km a leste de Innsbruck fica Wattens. Esta cidade é bastante conhecida por ser a sede da empresa de cristais Swarovski, fundada por Daniel Swarovski. Belissima é a Fonte de Slonecker à entrada da empresa Swarovski Kristallwelten.

Fonte Swarovski Kristallwelten Wattens
Foto: WIKIPEDIA_gegengoliath

O Tirol é rico em história cultural, reflectindo-se em vários museus existentes na região. A cultura também é uma parte da vida quotidiana, em que costumes, tradições e valores sociais são mantidos vivos e transmitido às gerações futuras.


Foto: Pessoal

A arte contemporânea, desempenha um papel importante no Tirol, como as muitas exposições em galerias de arte da região mostram. São também de salientar vários Festivais de reconhecimento internacional, como Innsbruck's Summer Dance Festival, o Festival of Early Music, Klangspuren em Schwaz, Tiroler Festspiele Erl e "Music in the Giant" at Swarovski Crystal Worlds em Wattens.

Com a sua localização geográfica, topografia e variedade de zonas de altitude, o Tirol goza uma marcante diversidade em termos de espécies e habitats.


Foto: www.tyrol.tl

Os verdejantes e ricos vales refletem uma história de cultivo e pastoreio durante séculos. As pessoas que aí viveram e vivem moldaram o ambiente natural dos vales sempre em harmonia com a natureza.

Durante séculos, a agricultura marcou a sociedade e a paisagem cultural, no Tirol. Embora a agricultura já corresponda apenas a seis por cento da população ativa, ainda é um fator decisivo na região. O Tirol tem cerca de 16.900 fazendas e empresas florestais.


Foto: www.tyrol.tl

As fazendas tirolesas têm um significado que vai bem para além do seu papel na produção de alimentos,  participando em vários setores da economia, como o turismo e os negócios, contribuindo também para a protecção da natureza, a prevenção de riscos naturais, e a preservação de espécies raras de flora e fauna. Entre outras coisas, os agricultores da região de montanha criaram uma paisagem cultural única, que atrai um grande número de turistas para o Tirol.


Foto: www.tyrol.tl

Animais, como o gado Pinzgau foram especificamente criados para uma altitude de 1.800 metros, afim que pudessem suportar o clima das regiões altas Alpinas e das regiões superiores da Hohe Tauern. O ar fresco, a água e a dieta herbácea do gado, tem a fama de ter um efeito positivo sobre o sabor do seu leite. Todos os anos em setembro para celebrar as vacas regressarem das pastagens de verão, dá-se o festival Grand Wildschönau Almabtrieb, um evento espectacular, onde centenas de vacas são conduzidas através do vale da aldeia Auffach. Os seus chifres são alegremente decorados com guirlandas.

Foto: www.tyrol.tl

No Tirol, há um grande número de rios e correntes, que encantam o olhar e representando alguns deles o eldorado para quem gosta de desportos aquáticos selvagens, permitindo a prática de canoagem e rafting.

É surpreendente a beleza da natureza, dos verdes vales, das íngremes montanhas, bem como dos enormes glaciares que esperam os visitantes nos parques naturais do Tirol.


Foto: email recebido

As perólas naturais do Tirol são as suas 81 áreas protegidas, que ocupam mais de um quarto do Tirol. Elas são um lar extraordinário de flora e fauna e um oásis natural de lazer para as pessoas. A mais famosa das áreas protegidas é  Parque Nacional Hohe Tauern , que abrange cerca de 1800 km2 no, Tirol Caríntia e Salzburgo.  Este parque foi fundado em 1981 e é o maior parque nacional da Europa Central.


Foto: wikipedia_Andrew Bossi

Existem cinco glaciares no Tirol, o Kaunertal, Pitztal, Sölden, Stubai e Hintertux que oferecessem uma vista panorâmica de tirar o fôlego e diversão de ski durante todo o ano. Pitztal localizado a 3.440 m de altitude, é considerada uma das mais belas áreas glaciais em todo o mundo. É uma área muito popular para a prática de alpinismo e de ski.

Foto: tyrol.tl

Incorporados num cenário surpreendente, há desfiladeiros profundos, cavernas e cascatas. Stuiben waterfal localizada em Umhausen no vale Oetztal, é a maior cascata no Tirol. A história desta queda de água remonta a cerca de 8.000 anos, quando uma avalanche enorme de rochas mudou o curso natural do rio e fez emergir a 159 m de altura a cascata Stuiben.


Foto: panoramio_gf

Numerosos castelos e mansões antigas estão espalhados por todo o Tirol, podendo alguns deles ser visitados. Paredes históricas, corredores, galerias com fotografias e capelas levam o visitante de volta aos tempos antigos.

Divagando por alguns dos seus lindos castelos:

Kufstein Fortress
A fortaleza de Kufstein é uma das construções mais impressionantes medieval no Tirol e está localizada numa colina acima da cidade de Kufstein. Esta fortaleza é mencionada pela primeira vez em 1205 a partir de um documento, onde é chamado Castrum Caofstein. Na época, ela era uma posse do bispo de Regensburg. Em 1415, foi reforçado por Luís VII, duque da Baviera. Actualmente a fortaleza abriga o Museu da Cidade de Kufstein, sendo também utilizada para concertos e reuniões.

Foto:wikipedia_Simon Koopmann


Reifenstein Castel ou Castel Tasso (em italiano)
Este castelo fica Freienfeld, perto Sterzing, no Suk do Tirol. Está localizado perto de um pântano seco, no vale do Eisack. O castelo é mencionado pela primeira vez no século 12, e foi modificada no século 14, sendo propriedade dos condes Thurn und Taxis.


Foto: Wikipedia_Mike Fabian

O turismo está indissociavelmente ligado ao Tirol. Ele desempenhou um papel chave no desenvolvimento pós-guerra, das áreas periféricas e é um dos pilares da economia tirolesa hoje. Com o seu cenário espectacular da montanha e pontos turísticos, o Tirol atrai visitantes do país e do exterior.

Foto: Pessooal

O Tirol é uma excelente opção para férias em qualquer estação do ano, pois é sempre um local extraordinário pela sua beleza natural e cultura.


Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.tyrol.tl/en/tyrols-holiday-areas/oberinntal/landeck.html; http://www.tirol.gv.at/en/; http://www.touchingnature.co.uk/austria-east-tyrol-information.htm; http://www.planetcarter.com/Innsbruck/Innsbruck.html ; http://achensee.info/en/best-of-achensee/railway-boat ; http://www.hafling-meran2000.eu/en/experience/attractions/castles/tyrol-castle-and-refuge-for-avifauna.html; http://www.schloss-tratzberg.at/; http://www.suedtirolerland.it/en/; http://www.familienhotels.com/it/crea-la-tua-vacanza/castel-presule/46-216.html; www.wildschoenau.com/en; http://inzumi.com/de/; email recebido; outros net.


Poderá ver este post completo no meu blogue de viagens “Viajar é alargar os nossos Horizontes” em: Tirol - Uma região encantadora

16 comentários:

  1. Obrigada amiga! Adoro esses passeios que voce nos proporciona.
    Um carinhoso abraço, muita paz.

    ResponderEliminar
  2. Fantastico reportaje lindas y preciosas imagenes
    Saludos abrazos y feliz fin de semana

    ResponderEliminar
  3. Lindo! Tudo no Tirol inspira paz, silêncio e beleza.Aqui no Estado de Santa Catarina/Brasil, onde eu moro existe uma cidade chamada Treze Tílias que foi fundada por emigrantes vindos do Tirol.Tudo nela remete ao Tirol, sendo muito visitada por turistas.
    A beleza sempre encanta.Belo Post querida!
    Brisas e flores para você.Bjs Eloah

    ResponderEliminar
  4. Exausto ante tanta beleza e tanta riqueza na informação.
    Parabéns, por este excelente trabalho.
    Há muito que está na lista das viagens a realizar... veremos quando!
    Nevado, que beleza!
    Un grande abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. É uma região que me encanta.....Adoro a sua música.
    Visitar....fico pelos seus posts, que me encantam.
    Beijo

    ResponderEliminar
  6. VOLTEI PARA LHE DIZER QUE ADOREI AS IMAGENS MARIA!!!

    É NA VERDADE UMA REGIÃO LINDÍSSIMA NO PLANETA!!!

    1 BEIJO LÍDIA

    ResponderEliminar
  7. E isto mesmo. A gente viaja com voce e com as fotos que nos envia.
    com carinho monica

    ResponderEliminar
  8. Olá, querida Maria
    Lindas fotos no entardecer de Sábado!!!
    Bjm de paz e bem

    ResponderEliminar
  9. Oi Maria, fiz mais uma viagem hoje ;-)
    Um lugar lindo, que sugere muito frio... mas também muito romantismo e aconchego.
    Amo sacadas/janelas floridas!
    Amei as vacas enfeitadas com pompons (?) coloridos!

    Abração
    Jan

    ResponderEliminar
  10. Oi Maria:
    Quantas beleza naturais e a mão do homem bom preservou e embelezou mais ainda. Da gosto ver essas fotos sem destruição da natureza. Eu só não aguentaria o frio intenso, acho que nasci no lugar certo.
    Obrigada pela sutileza da sua visita
    Lua Singular

    ResponderEliminar
  11. Maria Rodrigues,estou encantada com lindas fotos que você postou.Lugares que nos levam a sonhar!Parabéns!

    Obrigada pela visita e comentáro.

    Bjs

    Carmen Lúcia-mamymilu.blogspot.Brasil-SP

    ResponderEliminar
  12. Começo por agradecer a sua simpática visita e palavras .
    Agradeço , ainda , a bela viagem que me proporcionou , muito agradável .

    Um beijo , Maria Rodrigues , e boa semana ,
    Maria

    ResponderEliminar
  13. Boa noite, Maria. Vim agradecer o seu comentário gentil no meu blog, por estar acompanhando-me nesse caminho. Hoje, não estou inspirada. Eu volto com mais calma e com um outro ânimo para comentar a sua postagem.
    Obrigada pela atenção.
    Tenha uma semana de paz!
    Beijos na alma!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  14. Que sonho...belas imagens, belos lugares!!!
    BJSSS

    ResponderEliminar
  15. Maria querida, que viagem linda você me proporcionou pela linda Tirol,
    que lugares encantadores, estou levitando aqui.
    Lindo demais, muito obrigada por compartilhar, bjs

    ResponderEliminar
  16. Olá Maria, grato pelas lindas imagens, abs!!!! :)

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo