sábado, 23 de março de 2013

DIVAGANDO pela Magia e Encanto das CORES


Hoje vamos apenas deixar os nossos olhos divagar pela beleza e encanto das cores que nos rodeiam.

"Cores cortam cursos de curvas e estradas. Curvam-se os olhos. Curvam-se as almas."(Padre Fábio de Melo)




O Branco é também chamada de "cor da luz" porque reflete todos os raios luminosos. É o simbolo da paz, da inocência e pureza. O branco simboliza a leveza, o espaço, a sinceridade, a liberdade, o vazio, a verdade, a ausência, a limpeza, o infinito, a luz, a sabedoria, a inteligência, a divindade, o bem, o recomeço...

"Não importa o que há no fim no arco-íris se a felicidade se encontra na beleza das cores." (Mairla C. Gonçalves)





A Cor rosa significa romantismo, ternura, ingenuidade e é normalmente associada ao universo feminino. É a cor da beleza, das emoções, dos afetos, da compreensão, do amor terno e carinhoso.

"Minha vida não é cor de rosa, mas outras cores a deixam bem colorida e eu prefiro assim." (Lyz Fatori)





O Amarelo é uma cor que desperta, que expressa leveza, descontração, otimismo. É uma cor brilhante, simboliza criatividade, jovialidade e alegria. O amarelo também transmite calor, ilumina e descontrai.

"As pessoas só observam as cores do dia no começo e no fim, mas, para mim, está muito claro que o dia se funde através de uma multidão de matizes e entonações, a cada momento que passa. Uma só hora pode consistir em milhares de cores diferentes. Amarelos céreos, azuis borrifados de nuvens. Escuridões enevoadas..." (Markus Zusak)





O Vermelho é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo, mas também simboliza o orgulho, a violência, a agressividade ou o poder. A cor vermelha ativa e estimula, significa elegância, paixão, conquista, requinte e liderança.

"A mente veste as cores da alma." (Anne Sophie Soymonof)





O Castanho é a cor da terra por excelência. Significa maturidade, consciência e responsabilidade. Representa a constância, a disciplin e a uniformidade. Sugere segurança e solidez. É a cor do outono, do recolhimento estando associada também ao conforto e estabilidade.

"As cores da tarde emprestaram aos nossos rostos uma tonalidade fulgurante."(Aldo Lopes)





O Azul é a cor do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade, sutileza, o ideal e o sonho. O azul transmite e favorece a compreensão. É a cor do bem estar e do raciocínio lógico.

"Imaginai outras cores que não sejam o azul nos Céus e o verde na terra, e achareis que nenhumas são tão belas, deleitam e fortificam mais a nossa vista do que aquelas." (Marquês de Maricá)





O Verde significa vigor, frescor, esperança e calma. É uma cor calma que harmoniza e equilibra. Representa as energias da natureza, da vida, esperança e perseverança. O Verde traz paz, segurança, esperança em abundância e confiança.

"Cores que aquarelam. Flores que primaveram." (Padre Fábio de Melo)





O Preto é a cor do mistério e está associado à ideia de morte e de luto. Transmite introspecção, favorece a auto-análise e significa também dignidade. É a cor do poder, da sobriedade, transmitindo a sensação de sofisticação e elegância.

"As cores da noite recamadas de silêncio preparam o dia." (Eolo Yberê Libera)





O Violeta vem por comparação com a cor das pétalas da flor violeta. Transmite a sensação de prosperidade, nobreza e respeito. O violeta remete a nobreza e poder. É a cor da alquimia e da magia. Simboliza respeito, dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação. Lilás é uma cor similar ao violeta, sendo uma nuance mais clara do Roxo.

"Depois da tempestade, as cores aparecem." (Bono Vox)





O Púrpura (ou roxo) tal como o violeta resulta da mistura do vermelho com o azul, tendo também várias tonalidades. Transmite a sensação de prosperidade, respeito, dignidade, devoção, piedade, sinceridade, nobreza e respeito. Significa espiritualidade e intuição.

"As cores são benditas aos nossos olhos" (Autor desconhecido)





O Laranja é a cor do sucesso, da agilidade mental, e da prosperidade. Simboliza encorajamento, estimulo, robustez, atração, gentileza, cordialidade, tolerância e prosperidade. É a cor da comunicação, do calor efetivo, do equilíbrio, da segurança e da confiança.

“Laranja é a cor mais feliz.” (Frank Sinatra)





Fontes e Fotos: http://www.significadodascores.com.br/significado-do-violeta.php; http://www.significados.com.br/; 1mst.net; outros net




Poderá ver este post completo no meu blogue "FILOSOFIAS de VIDA" em: DIVAGANDO pela Magia e encanto das CORES


"As cores falam todas as línguas." (Joseph Addison)

11 comentários:

  1. Todas muy preciosas y lindas
    Saludos y feliz fin de semana

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria
    Cada cor com seu encanto,lindo post,uma maravilhoso
    Domingo para voçe,beijinhos

    ResponderEliminar
  3. As cores são encantadoras.:)

    Bom domingo.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. ✿✿彡 °•.
    Simplesmente amei!!!!
    Imagens lindas que fazem bem aos olhos e à alma.
    Bom domingo!
    Boa semana!
    Beijinhos do Brasil.✿✿彡 °•.
    ✿✿彡

    ResponderEliminar
  5. Amo girassóis e as cores do outono.
    E gosto de rosas vermelhas e brancas.

    ResponderEliminar
  6. Simplesmente amei...
    Deletei minha visão e minha alma em cada frase, em cada imagem.

    Um abraço! cheio de delicadezas coloridas...

    ResponderEliminar
  7. Amiga Maria!
    Amei as cores,seus significados,as imagens e os pensamentos!
    Um abraço e uma semana laranja pra você!

    ResponderEliminar
  8. Quando comecei a ler o seu post, imediatamente, pensei em dizer quais as minhas cores preferidas, mas como fazer isso depois de tantas imagens magníficas e cores exuberantes? Fiquei sem saber qual a mais bonita!

    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Ola obrigada pela visita, belissimas imsgens..bjos e uma ótima semana
    http://juliana-artesanatosjuju.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Olá, querida Maria
    Lindíssimo post com um adorno de beleza natural que me encantou...
    Uma linda, santa e abençoada Semana pra VC!!!
    Bjm de paz e bem

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo