19/12/2012

Divagando pelos CASTELOS do Brasil


Espalhados pelo Mundo os Castelos ou Palacetes são parte integrante da cultura e história do lugar onde estão inseridos, encantando também pela sua arquitectura e beleza.




Hoje vamos Divagar e conhecer alguns desses extraordinários edifícos edificados no Brasil.

Divagando pelos CASTELOS do Brasil


Castelo de Garcia D'Ávila
O Castelo de Garcia D'Ávila, na Praia do Forte, litoral norte da Bahia, foi iniciado em 1551 e concluído em 1624. As suas ruínas estão entre as mais antigas do Brasil. Garcia D'Avila chegou ao Brasil na expedição de Tomé de Souza, em 1549, sendo nomeado o feitor e almoxarife da Cidade do Salvador e da Alfândega. Mais informações no site da Fundação Garcia D'Ávila.


Foto: TrekEarth_ACesar


Castelo da Ilha Fiscal, no Rio de Janeiro
O Castelo da Ilha Fiscal, no Rio de Janeiro, foi projectado pelo engenheiro Adolpho José Del Vecchio para o Ministério da Fazenda, que pretendia ter ali um posto aduaneiro. Del Vecchio elaborou um projeto arquitectónico em estilo neo-gótico com inspiração nos castelos franceses do século 14. A construção levou quase oito anos e foi feita por portugueses e escravos, sendo finalizado em 1889, juntamente com a urbanização da ilha.


Foto: Wikipedia:António Jesus


Château Lacave
Château Lacave em Caxias do Sul foi idealizado por Juan Carrau, que seguiu uma planta original de um Castelo Medieval espanhol do século XI. A sua construção começou em 1968 e levou 10 anos para ser construído. O castelo ocupa área de 70 mil metros quadrados, incluindo um lago e um bosque com araucárias. Está aberto ao público. Para mais informações poderá visitar o site oficial “Chateau Lacave” .


Foto: Panoramio_Germano Schüür


Castelo do Batel
O Castelo do Batel, em Curitiba é uma obra do arquitecto Eduardo Fernando Chaves tendo sido inspirado nos castelos do Vale do Loire, na França. Foi encomendado pelo cafeicultor Holanda Luís Guimarães. Em 1947 foi comprado por Moysés Lupion, ex-governador do Paraná. Actualmente funciona como centro de eventos.


Foto: Wikipedia


Castelo de Itaipava
Situado no bairro de Itaipava, na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro, foi construído na década de 20 por José Smith de Vasconcelos, o primeiro Barão de Vasconcelo, sendo uma reprodução dos castelos renascentistas. Foi projetado pelo arquiteto Lúcio Costa e pelo seu amigo Fernando Valentim. Atualmente, é alugado para a realização de eventos.


Foto: Guia do Turismo Brasil


Castelo de Pedras Altas
Esta Fortaleza em granito rosa e com traços medievais, situa-se no Rio Grande do Sul e foi idealizada por Joaquim Francisco de Assis Brasil.

Foto: Panoranio_Anelise Kunrath



Fontes e Fotos: wikipedia; http://turismo.terra.com.br/; casteloeldorado.blogspot.com/; www.institutoricardobrennand.org.br; http://www.casandocomestilo.com.br/mostra3/; www.castelodeitaipava.com.br/; http://viajamos.com.br; www.castelodobatel.com.br/; www.lacave.com.br/; outros net.


5 comentários:

  1. Minha linda !!!!!
    Tanto me encantei como admirei ...quantos castelos de sonhos tem no meu país!!!!!!!!
    Admirável !!!!!!
    Bjs pelo carinho do post!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Temos lindos castelos por aqui,não? beijos,tudo de bom,chica e desde já, FELIZ NATAL!!!

    ResponderEliminar
  3. Maria Amada,
    gostei imensamente deste post! O Castelo São João fica na cidade em que nasci, Recife/PE e, realmente, é lindíssimo!!! Muita cultura e beleza por toda parte...

    Um abração

    ResponderEliminar
  4. OBRIGADA POR ESTA VIAGEM... NEM PRECISEI DE PASSAPORTE ;-)

    ABRAÇÃO
    JAN

    ResponderEliminar
  5. E eu moro aqui e nem conheço!!! Agora já sei onde possa passear. Obrigada querida Maria!!! beijão

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo