sábado, 23 de março de 2013

DIVAGANDO pelo Magia e encanto das CORES


Hoje vamos apenas deixar os nossos olhos divagar pela beleza e encanto das cores que nos rodeiam.

"Cores cortam cursos de curvas e estradas. Curvam-se os olhos. Curvam-se as almas."(Padre Fábio de Melo)




O Branco é também chamada de "cor da luz" porque reflete todos os raios luminosos. É o simbolo da paz, da inocência e pureza. O branco simboliza a leveza, o espaço, a sinceridade, a liberdade, o vazio, a verdade, a ausência, a limpeza, o infinito, a luz, a sabedoria, a inteligência, a divindade, o bem, o recomeço...

"Não importa o que há no fim no arco-íris se a felicidade se encontra na beleza das cores." (Mairla C. Gonçalves)









A Cor rosa significa romantismo, ternura, ingenuidade e é normalmente associada ao universo feminino. É a cor da beleza, das emoções, dos afetos, da compreensão, do amor terno e carinhoso.

"Minha vida não é cor de rosa, mas outras cores a deixam bem colorida e eu prefiro assim." (Lyz Fatori)








O Amarelo é uma cor que desperta, que expressa leveza, descontração, otimismo. É uma cor brilhante, simboliza criatividade, jovialidade e alegria. O amarelo também transmite calor, ilumina e descontrai.

"As pessoas só observam as cores do dia no começo e no fim, mas, para mim, está muito claro que o dia se funde através de uma multidão de matizes e entonações, a cada momento que passa. Uma só hora pode consistir em milhares de cores diferentes. Amarelos céreos, azuis borrifados de nuvens. Escuridões enevoadas..." (Markus Zusak)









O Vermelho é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo, mas também simboliza o orgulho, a violência, a agressividade ou o poder. A cor vermelha ativa e estimula, significa elegância, paixão, conquista, requinte e liderança.

"A mente veste as cores da alma." (Anne Sophie Soymonof)









O Castanho é a cor da terra por excelência. Significa maturidade, consciência e responsabilidade. Representa a constância, a disciplin e a uniformidade. Sugere segurança e solidez. É a cor do outono, do recolhimento estando associada também ao conforto e estabilidade.

"As cores da tarde emprestaram aos nossos rostos uma tonalidade fulgurante."(Aldo Lopes)








O Azul é a cor do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade, sutileza, o ideal e o sonho. O azul transmite e favorece a compreensão. É a cor do bem estar e do raciocínio lógico.

"Imaginai outras cores que não sejam o azul nos Céus e o verde na terra, e achareis que nenhumas são tão belas, deleitam e fortificam mais a nossa vista do que aquelas." (Marquês de Maricá)








O Verde significa vigor, frescor, esperança e calma. É uma cor calma que harmoniza e equilibra. Representa as energias da natureza, da vida, esperança e perseverança. O Verde traz paz, segurança, esperança em abundância e confiança.

"Cores que aquarelam. Flores que primaveram." (Padre Fábio de Melo)









O Preto é a cor do mistério e está associado à ideia de morte e de luto. Transmite introspecção, favorece a auto-análise e significa também dignidade. É a cor do poder, da sobriedade, transmitindo a sensação de sofisticação e elegância.

"As cores da noite recamadas de silêncio preparam o dia." (Eolo Yberê Libera)










O Violeta vem por comparação com a cor das pétalas da flor violeta. Transmite a sensação de prosperidade, nobreza e respeito. O violeta remete a nobreza e poder. É a cor da alquimia e da magia. Simboliza respeito, dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação. Lilás é uma cor similar ao violeta, sendo uma nuance mais clara do Roxo.

"Depois da tempestade, as cores aparecem." (Bono Vox)








O Púrpura (ou roxo) tal como o violeta resulta da mistura do vermelho com o azul, tendo também várias tonalidades. Transmite a sensação de prosperidade, respeito, dignidade, devoção, piedade, sinceridade, nobreza e respeito. Significa espiritualidade e intuição.

"As cores são benditas aos nossos olhos" (Autor desconhecido)








O Laranja é a cor do sucesso, da agilidade mental, e da prosperidade. Simboliza encorajamento, estimulo, robustez, atração, gentileza, cordialidade, tolerância e prosperidade. É a cor da comunicação, do calor efetivo, do equilíbrio, da segurança e da confiança.

“Laranja é a cor mais feliz.” (Frank Sinatra)











Fontes e Fotos: http://www.significadodascores.com.br/significado-do-violeta.php; http://www.significados.com.br/; 1mst.net; outros net



"As cores falam todas as línguas." (Joseph Addison)

29 comentários:

  1. O mundo das cores! Não sei, como viveríamos sem ele? Nunca teríamos essa bela galeria de imagens que a Maria preparou com tanto esmero para compartilhar, dadivosamente! Saio encantada,amiga!

    Um colorido e feliz final de semana!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  2. Todas muy preciosas y lindas
    Saludos y feliz fin de semana

    ResponderEliminar
  3. Maravilhoso!!! Maravilhoso!!!Maravilhoso este post.
    Adorei as cores, os quartos, tudo!!!
    Beijihos, bom fim de semana.
    Irene Alves

    ResponderEliminar
  4. Oi, querida!
    Lindas cores que nos encantam
    Gosto de todas as cores do arco-íris. Não gosto do cinza e preto. Apesar de não ser uma jovenzinha a minha cor preferida é a vermelha, cor que me alegra e me deixa forte como uma rocha.( É uma questão de personalidade).
    Adorei o visual!
    Volte sempre
    Bom final de semana
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderEliminar
  5. Que post lindo, lindas imagens. E ainda tem gente que não acredita em Deus!
    BjoBjo querida;)
    Celina Alves
    Luxos e Luxos

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    Maria
    Obrigado pelo carinho da visita!
    Belas imagens,com citações bem escolhidas. Eu adorei o amarelo, vermelho e o azul. Se fosse optar pela que mais me agrada,escolheria o azul. Mas, aprendi que temos que pensar nas cores como fontes de bem-estar que influenciam diretamente nosso comportamento e humor...
    Meu carinho
    Bom domingo
    Boa noite
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Bom dia, minha amiga
    Lindas imagens, exaltando a beleza das cores.

    Que o seu Domingo seja igualmente colorido.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Excelente e muito agradável post, que alia o colorido vibrante da Vida ao significado das cores.

    A minha cor de paixão é o azul e a que eu não gosto de todo é o amarelo( e o branco).

    Querida Maria, desejo-lhe um domimngo colorido e lindo.

    ResponderEliminar
  9. Olá Maria
    Cada cor com seu encanto,lindo post,uma maravilhoso
    Domingo para voçe,beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Querida amiga e poetisa Maria !!!!

    Muito me honrou a sua visita ao meu Blog.
    Obrigado pelo carinho para comigo e meus
    Trabalhos. Seu Blog é também muito bacana.
    Diversificado com belíssimas poesias e
    poemas.
    Gostei de tudo que vi. Está de parabéns. Já
    Sou seu seguidor.
    Beijos de luz!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    POETA CIGANO – 24/03/2013

    http://carlosrimolo.blogspot.com
    “Poesias do Poeta Cigano”

    Obs: Me sentiria muito honrado se colocasse
    o selinho identificador do meu Blog. no seu espaço.
    ....................................................

    ResponderEliminar
  11. As cores tem poder de nos curar. Na medicina alternativa está a cromoterapia que comprova isto... Uma cor mais bela do que a outra... Adorei, minha amiga. Saí com os olhos e a alma coloridos...
    ]Lindo domingo!!!
    Grande abraço

    ResponderEliminar
  12. encheu-me os olhos...
    maravilhoso e de um bom gosto indescritível..
    bom domingo pra vc minha querida..

    bjs.Sol

    ResponderEliminar
  13. Boa tarde Maria, sempre um bálsamo para a alma os seus magníficos "posts" como este em que me senti envolvida por todas estas tonalidades maravilhosas. Tenha também um excelente Domingo de Ramos. Muita grata pelo seu carinho. Ailime

    ResponderEliminar
  14. As cores são encantadoras.:)

    Bom domingo.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  15. Levitei agora querida Maria!
    Que leitura deliciosa e as cores que meus olhos admiraram agora e
    encheram de ternura meu coração.
    Muito lhe agradeço por ter compartilhado tão enriquecedora visão.
    Um beijo em seu coração querida amiga.

    ResponderEliminar
  16. ✿✿彡 °•.
    Simplesmente amei!!!!
    Imagens lindas que fazem bem aos olhos e à alma.
    Bom domingo!
    Boa semana!
    Beijinhos do Brasil.✿✿彡 °•.
    ✿✿彡

    ResponderEliminar
  17. Amo girassóis e as cores do outono.
    E gosto de rosas vermelhas e brancas.

    ResponderEliminar
  18. Oi Maria,
    Adorei sua visita ao meu blog. O comentário carinhoso que deixou lá me, deixou muito feliz!
    Gostei muito do seu cantinho, e amei essa postagem...as imagens e o texto são belíssimos!
    Tenha um ótimo domingo!
    bjus!
    yves

    ResponderEliminar
  19. As imagens, Maria, são incriveis.
    Tanta beleza que tras a duvida da cor que mais se gosta!
    Eu sempre gostei do azul, seria como a cor matriz ou basica da minha vida.
    Contudo, gosto muito das demais. Depende do meu estado de espirito para usar.
    A unica que adoro ver mas não suporto vestir é a cor amarela.

    Beijos

    ResponderEliminar
  20. Simplesmente amei...
    Deletei minha visão e minha alma em cada frase, em cada imagem.

    Um abraço! cheio de delicadezas coloridas...

    ResponderEliminar
  21. Amiga Maria!
    Amei as cores,seus significados,as imagens e os pensamentos!
    Um abraço e uma semana laranja pra você!

    ResponderEliminar
  22. Quando comecei a ler o seu post, imediatamente, pensei em dizer quais as minhas cores preferidas, mas como fazer isso depois de tantas imagens magníficas e cores exuberantes? Fiquei sem saber qual a mais bonita!

    Beijos

    ResponderEliminar
  23. Ola obrigada pela visita, belissimas imsgens..bjos e uma ótima semana
    http://juliana-artesanatosjuju.blogspot.com

    ResponderEliminar
  24. Maria que lindo viajar pelo mundo das cores parabéns pelo post. Vou compartilhar no facebook, Maria beijos.
    Links:

    Estrela da Manhã

    Lucimar Virtual

    Divulgue seu blog no face

    ResponderEliminar
  25. Querida adorei......Magnífico teu Post!
    Eu sempre vou para o lado roxo em vários tons.Agora sei o que representa.Muito esclarecedor.Fotos lindíssimas.
    Tenho um verso que diz:"Surpreendentes as cores que damos as nossas dores" .
    felicidades sempre.Bjs Eloah

    ResponderEliminar
  26. Olá, querida Maria
    Lindíssimo post com um adorno de beleza natural que me encantou...
    Uma linda, santa e abençoada Semana pra VC!!!
    Bjm de paz e bem

    ResponderEliminar
  27. OI QUERIDA
    Cada cor teu teu charme. Amo por demais o branco. A Páscoa é amor, fraternidade, união, e o meu desejo é que o seu domingo seja muito feliz e abençoado! E que eu possa continuar tendo uma amizade tão especial como a sua! Feliz Páscoa! Um beijo com todo meu carinho. Cristo morreu, mas ressuscitou, e fez isso somente para nos ensinar a matar nossos piores defeitos e ressuscitar as maiores virtudes sepultadas no íntimo de nossos corações. Que esta seja a verdade da sua e da nossa Páscoa!
    feliz páscoa para vc e sua família. Um bj

    ResponderEliminar
  28. E aqui cheguei à conclusão de que gosto de todas as cores; fui incapaz de escolher uma. E a vida tem de ser assim...pintada sempre da cor que quisermos, porque todas são belas. Hoje o dia esteve acinzentado...o sol não apareceu, mas quem disse que o cinzento não é uma cor linda? Beijinhos, Maria e obrigada por esta maravilha.
    Emília

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.