16/08/2012

Redwood National Park e State Parks




Cobertos com uma magnífica floresta de sequóias o Parque Nacional Redwood e os Parques Estaduais (RNSP) estão localizados nos Estados Unidos, ao longo da costa do norte da Califórnia.

Fazem parte do património mundial da UNESCO e estão distribuídos por cerca de 133.000 hectares, abrangendo quatro áreas distintas: Prairie Creek, Del Califórnia Norte Coast, Jedediah Smith Parques Estaduais e Redwood National Park.


* Foto: Net

A parte central de Prairie Creek é Elk Prairie, um prado rodeado de sequóias gigantes, onde se podem encontrar muitas vezes, manadas de alces Roosevelt que ficam lânguidamente na pradaria.


* Foto: Net

Dois outros sitios populares em Prairie Creek são a Praia Bluffs Gold e o Fern Canyon. Fern Canyon é um desfiladeiro que atravessa as escarpas costeiras com paredes íngremes cobertas com um grande número de samambaias e outras plantas. Existe uma trilha que atravessa a garganta e fornece acesso aos seus locais originais.


* Foto: Net

O parque Del Norte Coast Redwoods State Park, foi fundado em 1927, tendo oito quilómetros de litoral selvagem. A topografia é bastante íngreme. A cordilheira dominante é orientada em direção norte-sul, com penhascos adjacentes ao Oceano Pacífico, fazendo com que a maior parte da costa rochosa seja geralmente inacessível, exceto pelo Trail Damnation e Trail Passos Rocha. Abriga grupos dispersos de grandes sequóias antigas, principalmente a leste.


* Foto: Net

O parque Jedediah Smith Redwoods SP foi estabelecido em 1929, é cortado pelo último grande fluxo livre da California, o rio Smith. O parque tem cerca de 20 quilómetros de caminhadas e de trilhas.


* Foto: Net

Redwood National Park foi criado especificamente para proteger as sequóias as maiores árvores do planeta. Descendentes dos pinheiros gigantes que cresceram durante a era dos dinossauros. Levam 400 anos para amadurecer e algumas sobreviventes têm mais de 2.000 anos de idade. A sua casca espessa e sem seiva protege-as do fogo, mas deslizamentos de terra e ventos fortes podem derrubar estas árvores centenárias. Os índios usavam árvores caídas de redwood para construir canoas e casas.




* Fotos: Net

Considerada a árvore mais alta do mundo com 115 metros de altura, a "Hyperion",  tem a sua casa em Tall Trees Grove. Este bosque está localizado numa estreita faixa de terra plana ao lado de Redwood Creek. É um local muito bonito e especial.

* Foto: Net

Para além destas extraordinárias árvores existe no parque uma grande diversidade de plantas e flores selvagens, ao longo da costa, nos prados, e nas florestas.



Foto: John Barger

As florestas de coníferas fornecem habitat importante para muitas espécies de vida selvagem.


* Foto: Net

A diversidade de ecossistemas nos parques significa a existência de criaturas tão diferentes como os ursos negros, estrelas do mar ou águias. Além dos habitantes mais comuns, como os alces, esquilos, guaxinins, ou coelhos, muitas espécies ameaçadas e em vias de extinção dependem a sua sobrivivência do velho-crescimento das florestas, pradarias abertas e estuários do litoral. Mamíferos marinhos, como leões-marinhos e baleias cinzentas estão entre os animais selvagens mais visível nos parques.


* Foto: Net

Além das florestas de sequóias, os parques preservam vastas pradarias, bosques de carvalho, rios selvagens, cerca de 40 km da costa intocada e uma grande diversidade de vida selvagem e tradições culturais.


* Foto: Net


Bald Hills situa-se a este de Redwood Creek. Estas pradarias surgem entre as áreas densamente arborizadas que os cercam. Os índios Chilula queimavam estas áreas de propósito para preservar o ambiente aberto afim de recolher mais fácilmente alimentos, tais como bolotas, avelãs, e os outros alimentos vegetais. No final de maio elas experimentam um belissimo renascimento de flores silvestres.



* Fotos: Net

Um dos locais mais populares do parque para observar a antiga floresta de sequóias é a Lady Bird Johnson Grove, localizado fora de Bald Hills Road. Este e outros bosques dão aos visitantes a oportunidade de experimentar como era no passado, quando florestas de sequóias dominavam a costa noroeste da Califórnia.

O parque contém três rios principais: o Smith, o Klamath, e Redwood Creek. O maior rio é o Klamath, que começa cerca de 260 milhas a montante, nas montanhas do sul do Oregon. Há uma grande banda de areia através da foz do rio onde ele entra no oceano Pacífico.

Existem entre 40 a 50 milhas da costa, promontórios rochosos, praias, e no oceano junto à costa podem por vezes ser observadas baleias.


Foto: photo by Ryan Harvey


Existe uma grande variedade de trilhas no Parque Nacional de Redwood e nos Parques Estaduais. São 56 quilómetros de trilhas a pé no parque nacional e 108 nos parques estaduais.


* Foto: Net

Fazer uma caminhada, andar a cavalo ou de bicicleta através de ambientes tão diversos como planícies, florestas ou praias, são experiências inesquecíveis.



* Foto: Net

Para saber mais informações Visite o Site Oficial: Redwood National Park


* Foto: Net

Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.nps.gov/redw/index.htm; johnbarger.photoshelter.com; wikipedia; www.redwood.national-park.com/; http://blog.nationalparkreservations.com/; http://environment.nationalgeographic.com/; Flickr; http://www.shannontech.com/ParkVision/Redwood/; outros net.

* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.




Viajar é alargar os nossos horizontes, é conhecer novas culturas, novos locais, paraísos perdidos que nos fascinam e encantam e se não o podemos fazer fisicamente, podemos sempre fazê-lo através da fotografia e da leitura, essa será a nossa viajem virtual!

18 comentários:

  1. Ficar ao lado de uma sequóia deve ser o MÁXIMO!!!

    ResponderEliminar
  2. A sedução da natureza...
    Magnífica sugestão, Maria!

    Beijo :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Maria,
    "Viagem" legal!
    Obrigada!

    Abração
    Jan

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha! Belíssimas paisagens! Deliciei-me com todas elas, boa amiga.

    Obrigada, por este presente a nossos olhos.

    Beijinhos e fica feliz.
    Ceiça

    ResponderEliminar
  5. Maria, obrigada por nos lembrar que ainda existem lugares como este.
    Excelente documentario.

    abraço
    cvb

    ResponderEliminar
  6. Maria minha querida
    Todas as palavras que aqui deixasse seriam poucas perante tanta beleza!
    adorei minha amiga.
    Bom fim de semana

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  7. Que lindas paisagens! eu gosto muito de estar junto à natureza, pois sinto a sua poderosa energia. Moro perto do Jardim Botânico e sempre passeamos por lá. Gosto de forrar um lençol e deitar na grama para ler. Uma higiene mental e espiritual. Mais um maravilhoso post, Maria!
    Um beijo com carinho!

    ResponderEliminar
  8. Como Deus pode ser tão maravilhoso?!
    Foi Ele que pintou o mundo com cores vivas para que possamos admirar.

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Querida Maria!
    Que energia que deve ter essas sequóias tão centenárias!
    Que linda viagem!
    Desejo a você e a sua família um bom fim de semana!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  10. Lindas fotos dá-me vontade de pintá-las. Quanta exuberância, sensacional!
    beijos
    Léah

    ResponderEliminar
  11. Decididamente aqui fica...o Paraíso!
    Boas férias e bom descanso-
    Mil beijos
    Graça

    ResponderEliminar
  12. Descobres coisas maravilhosas! adoro o contacto com a Natureza, curiosamente tenho uma fotografia diria que gémea da 1ª aqui apresentada...tirei-a em tempos nas minhas muitas caminhadas na floresta na Dinamarca.
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. OI MARIA!
    VENDO TUA POSTAGEM, NÃO SE PODE DEIXAR DE PENSAR, NA MAGNÂNIMA BONDADE DE DEUS, NOS BRINDANDO COM UMA NATUREZA PRÓDIGA E TÃO LINDA QUE CHEGA A EMOCIONAR.

    ResponderEliminar
  14. Minha querida amiga, o meu mais sincero agradecimento pela sua sempre tão linda presença no meu cantinho, amiga é um elevo vir ver aqui estas maravilhas que se encontram neste tão maltratado Planeta.
    Que tanto nos tem dado e acho que com um pouco de esforço ainda nos dará.
    Beijinhos de luz, paz e muito amor no seu coração...
    PS:beijinho para além de especiais com muito carinho.

    ResponderEliminar
  15. Querida amiga, o meu grato abraço por mais este belo passeio.

    Desejo-lhe umas excelentes férias.

    ResponderEliminar
  16. Maria boa tarde,
    Um parque maravilhoso! Locais que aprecio imenso. Com muito verde, sombras, calmos.
    Li num Blog da Chica que está ente areias, mar. Desejo-lhe excelentes ferias.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  17. Olá, querida Maria
    Post divino!!! Uns momentos delicados e cheios de ternura em forma de imagens muito bem escolhidas...
    Obrigada pelo carinho de sempre...
    Deus te cubra de bênçãos e te faça feliz!!!
    Bjs festivos de paz

    ResponderEliminar
  18. Nossa !!!!!!
    Os olhos sorriem com tanta beleza num só post...
    Tenho uma grande admiração por vc ,te acho o máximo...
    Imagens fantásticas.Como diz o Zé,precisas conhecer o nosso Brasil...
    bjsssssssssssssss

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo