domingo, 11 de dezembro de 2011

O Pintor Robert Finale


O pintor Robert Finale nasceu em Cuba tendo a sua família e ele ido viver para os EUA quando tinha apenas 2 anos de idade.




A sua paixão pela arte começou muito cedo. Com 5 anos raramente era visto sem ter um lápis na mão e um bloco de notas onde desenhava tudo, desde cenas de filmes até possíveis destinos de férias para a família.




Há alguns anos atrás, a sua esposa, Susie, pretendia comprar um quadro com uma paisagem de inverno para a sua casa. Ela visitou várias galerias, viu muitos quadros, mas não conseguiu encontrar aquele que lhe tocasse realmente. Nessa altura, Robert trabalhava como eletricista e o casal tinha um orçamento financeiro um pouco limitado. Depois de testemunhar a frustração de Susie, Finale decidiu pintar uma paisagem de Natal para lhe oferecer.




Robert trabalhou no quadro durante 10 semanas e no Natal, ofereceu a Susie a sua pintura, intitulada "Home for Christmas". Ela ficou surpreendida com o seu talento e não compreendia onde ele tinha ido arranjar a confiança para criar uma pintura tão maravilhosa. Finale, um artista autodidata, disse-lhe que tinha encontrado a coragem através de Deus.




"Foi a sensação de que eu poderia fazer isso e realmente sabia que eu poderia pintar", explica Finale. "Eu acho que o talento sempre esteve lá, mas levou 37 anos para surgir. Foi um presente de Deus para me deixar saber que ele tinha um plano para mim. Deus me deu muita confiança."




Durante dois anos trabalhou cerca de 12 horas por dia como electricista e à noite, no aconchego da sua casa dedicava-se à pintura. Hoje, Robert dedica-se exclusivamente à sua arte, tendo alcançado um enorme sucesso.




De origens humildes as suas obras estão espalhadas por diversas galerias em todo o mundo, tendo no entanto a primeira tela um lugar especial na sua casa.




As suas pinturas transportam para um tempo e lugar de encanto particular. O seu estilo característico é uma mistura colorida de romance impressionista e beleza realista, principalmente em cenários históricos.




Robert adora explorar a complexa interação de luz e seus efeitos sobre a arquitetura e arredores.




Um ávido viajante, Robert Finale usa as suas fotografias, desenhos e memórias simplesmente como ponto de partida, uma inspiração na viagem para a criação de cada obra-prima.




Usando cores e texturas fortes, Finale desenvolveu o seu próprio vocabulário em pintura. Expressa essa linguagem muito particular por lugares e entidades conseguindo assim tocar o coração de quem examina a sua obra. "A emoção que uma pessoa sente ao examinar uma obra de arte é a beleza da comunicação."




Finale cria imagens detalhadas e tranquilas cheias de romance e de luz que transportam o espectador a um lugar familiar ou a tempo especial. "Grande parte das minhas peças são criadas a partir de imagens de lugares que viajamos ou momentos em que nós ou a nossa família passamos juntos", explica o artista.




Cada pintura é uma jornada de palavras não ditas e sussurra escondido de liberdade, alimentando as esperanças e sonhos que existem dentro de todos nós. Estes sentimentos revelam-se através de imagens de bonitas cidades, em ambientes românticos colocando o espectador no mundo dos sonhos do pensamento inconsciente.




Para Robert a arte é uma linguagem universal. Portanto, uma tela representa a janela para milhões de emoções diferentes que existiram e existem através de todos nós, dando ao espectador uma ferramenta poderosa e olhar para dentro de seu próprio mundo, para a compreensão da jornada da vida.




As pinturas de Robert Finale, capturam a beleza intrínseca da humanidade e da natureza. O trabalho final sobre a tela é emocionante e encantador, permitindo que o nosso espírito e a nossa alma divaguem e sejam transportados para um refúgio de paz e tranquilidade.




Visite o seu site e conheça mais sobre a obra deste incrível pintor: Robert Finale

Fontes e Fotos: http://robertfinaleeditions.com/; http://findarticles.com/; http://www.thekingsgallery.com/; http://www.flashcoo.com/paint/Robert_Finale_art_paintings/; http://www.wallcoo.net/; outros


"A finalidade da arte é dar corpo à essência secreta das coisas, não é copiar sua aparência." (Aristóteles)

36 comentários:

  1. Nossa! Amiga, que imagens lindas!!!
    Mil vezes obrigada por compartilhar tanta beleza!

    Robert Finale tem realmente um dom sublime, o qual com certeza lhe foi presenteado por Deus.

    Amada, carinhos...
    Beijos de Luz e Paz

    ResponderEliminar
  2. ... E assim a arte mostra seu tempo, haja vista que a história do mundo foi codificada com base na arte do seu tempo, desde os grafites marcados nas pedras até o tempo moderno com o nascimento dos computadores.
    Como demonstra o artista, descrito aqui, a prática leva a perfeição. Uma contemplação esplêndida!
    Beijos!...
    Tudo de bom para você!

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha, que beleza, fico a pensar como pode um ser humano ter tamanha criatividade. Um verdadeiro cartão postal. Você sempre supreendendo amiga! Um lindo domingo pra você, bjs.

    ResponderEliminar
  4. Esse fenômeno divino eu chamo de Enteografia. Expliquei isso numa crônica minha chamada MÃOS DE DEUS e coloco aqui um trecho:

    "Na literatura, psicografia é quando espíritos desencarnados lançam suas energias cósmicas para mãos escolhidas e estas reproduzem textos e mensagens de todos os matizes e para todos os gostos. Às vezes para satisfação de algumas necessidades, no caso de mensagens. Na pintura também chamam de psicografia, mas eu não acho que seja a denominação mais apropriada. No entanto, que diferença faz, diante do momento inexplicavelmente lindo que é essa espécie de transmutação cósmica para o sublime ato da criação artística? São uns iluminados, seres especiais, ungidos pela mediunidade. Possuem as mãos prontas para os chamados."

    Isso é realmente maravilhoso, Maria. Obrigado.

    Caso queira ler sobre o assunto, aqui http://uaimundo.blogspot.com/2010/06/maos-de-deus.html

    Um grande abraço e ótimo natal em família. Paz e bem.

    ResponderEliminar
  5. Minha querida amiga, seus postes são uma ternura que nos elevam ao céu,mas seu coração é um verdadeiro guia cheio de amor.
    Eu muitas vezes me pergunto, desde os meus 18 anos que tenho feito mil e uma coisas em tomar vários tipos de drogas de comprimidos, 605 forte, cortar os pulsos, meter-me na casa de banho com gás e, a última vez estive algum tempo com o coração parado. Qual é a missão que Deus ainda tem para me dar que eu ainda não descobri, talvez seja a de dar trabalho a quem me faz voltar a viver?
    Desculpa meu amor isto não era para ser dito mas a sua postagem me inspirou a dizer, a mim o que mais me faz sofrer é ver tanta gente na miséria e eu não lhe poder acudir, no entanto tudo isto que tenho feito não é por me faltar nada, pois tenho sempre sido feliz nem sequer sou ambiciosa. Tudo o que tenho nada é meu, serei até capaz de dar minha vida para salvar outras, já que a minha nada vale. Mais uma vez me desculpa, tenha um santo domingo cheio de paz e muito amor...
    PS:beijinhos especiais.

    ResponderEliminar
  6. Bom dia Maria! Agradeço por essa postagem fantástica. Fiquei apaixonada por essas telas, muitas cores e luz maravilhosas. Adoraria ter um quadro desses em minha casa. Bom domingo. Carinhos

    ResponderEliminar
  7. Pintura só possível a predestinados com talento fora de série.

    Beijo.

    ResponderEliminar
  8. Um belo post, como é habitual!

    Boa semana!

    Beijo

    ResponderEliminar
  9. ♥✿⊱╮
    º°♥❤ Olá, amigo!

    ❤ Amei... muito lindo!!!

    Boa semana!
    Beijinhos.
    Brasil ♥✿⊱╮
    º°♥❤ ❤

    ResponderEliminar
  10. Maravilhosa descoberta Maria! adorei.
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Minha amiga:
    Fui espreitar o site, um espectáculo de talento!
    Se há coisas que invejo é o dom de saber pintar assim :)
    Obrigada por mais esta maravilhosa partilha.
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  12. Que linda postagem!
    Uma história real muito bonita!Que talento desse artista que ficou tanto tempo escondido!
    Fiquei realmente encantada!
    Beijos,Maria!

    ResponderEliminar
  13. Fiquei emocionada! Muito esforçado e fervoroso esse artista, o dom é claro já nasceu com ele, e buscou a coragem em DEUS e não poderia ser mais lindo o presente para sua esposa. Muito bonito, um abraço, Maria, tudo de bom, uma semana abençoada pra você, bjs

    ResponderEliminar
  14. Que grande artista é Robert Finale, sua pintura nos transporta para lugares e épocas diferentes.
    Parabéns querida Maria pelo belo post.
    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  15. Maria, venho de agradecer pela sua visita, e encontrei um blog maravilhoso com lindos quadros de pinturas fantásticas.Gostei de mais e me coloquei como seguidora. Muitas Benção de Deus. Felicidade. Regina.

    ResponderEliminar
  16. Olá Maria. Que presente maravilhoso. Toca profundo a alma... Muita emoção! Tem essência de Deus. Obrigada amiga pelo carinho e partilha. Bjos e ótima semana!

    ResponderEliminar
  17. Que incrível história!
    Que belíssimas pinturas!

    Obrigada por partilhar algo tão enriquecedor, Maria.

    Um beijo e boa semana

    ResponderEliminar
  18. As pequenas consciências piscam o olho,
    as grandes lançam raios.
    Se não há nada que brilhe debaixo da pálpebra,
    é que não há nada que pense no cérebro,
    é que não há nada que ame no coração."

    -Victor Hugo-

    Feliz semana com amor e paz!
    Beijos no coração...M@ria

    ResponderEliminar
  19. Bom dia minha linda!
    Quanta coisa para nossos olhos cansados ficarem aliviados...só vc tem esse poder de me trazer para pertinho das imagens mais lindas e belas...
    Grata minha querida por tamanha dedicação para com todos...
    Te convido a passar no Recanto dos Autores que estou no ping pong da Anne Lieri.
    bjs minha flor de girassol!
    http://recantodosautores.blogspot.com

    ResponderEliminar
  20. Belas obras minha amiga,,,uma semana cheia de paz e carinho pra ti...beijos e beijos.

    ResponderEliminar
  21. Querida Maria!!!

    Que felicidade contemplar estas telas!!!!Possuem VIDA!!!!Sou uma apaixonada por pintura,pois as telas falam! Uma perfeição de detalhes, de luz no quadro...ah!!!Quantos encantos!!
    Não conhecia este artista e vou lá ver mais!!Obrigada por partilhar cultura!!!!
    beijos pra ti!!!
    Bom começo de semana!

    ResponderEliminar
  22. Que maravilha poder apreciar tanta beleza. Tantos lugares lindos. Passando para lhe desejar uma linda semana e beijinhos carinhosos para ti.

    ResponderEliminar
  23. MAIS UMA SERIE DE LINDAS IMAGENS!!!
    HOJE ABRIU A PORTA À ARTE, DEIXANDO NO DESCANSO A NATUREZA, QUE LOGO AQUI IRÁ SURGIR NO SEU LINDO ESPAÇO!!!

    1 BEIJO MARIA E LINDAS E FESTAS FELIZES!!!

    LÍDIA

    ResponderEliminar
  24. Maria, amiga querida de tanto tempo companheira na blogsfera, ta tudo bem, a sua ausência, eu entendo perfeitamente sua correria, e olha, se venho aqui quase todas as suas postagens, é pq realmente saio daqui tão feliz, aprendendo mais, e seus textos me emocionam, me alegram, vai lá no harmonia quando puder, nem se preocupe.
    HOje por exemplo me senti em um conto e fada com estas telas, e seus textos são belíssimo, eu admiro seu espaço e vc. Então fique a vontade, sei que quando tem um tempinho vc vem me fazer comapanhia no Harmonia.
    Com carinho
    Hana

    ResponderEliminar
  25. Maria, tão cheio de detalhes e tanta sensibilidades!!! A luminosidade, o efeito de luzes acesas parecem ser tão reais...
    Que ARTE mais bela! Um grande abraço e sempre grata pelo seu doce carinho, minha amiga!!!

    ResponderEliminar
  26. Maria,que lindas as pinturas desse artista!Realmente é um dom divino!Adorei seu post!Bjs e boa semana!

    ResponderEliminar
  27. Linda pintura amiga, A arte me encanta, sempre fui apaixonada por tudo que é pintura. Muito linda o trabalho do Robert Finale. Beijos e ótima semana.

    ResponderEliminar
  28. Olá Maria,
    Magníficas as pinturas desse artista.
    Fiquei deslumbrada com tanto talento e beleza.
    Parabéns pelo post!
    Tenha uma semana feliz e iluminada.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  29. Boa noite Maria,
    Muito obrigada pelo seu excelente "post" sobre este grande pintor que não conhecia.
    Além da sua luminosa pintura bem apropriada para este tempo de Advento, a sua própria história de vida é fabulosa.
    Fiquei emocionada, porque é extraordinário quando alguém com talento “escondido” consegue um dia partilhá-lo com os outros.
    Bem-haja, Maria, por me dar a conhecer pessoas assim tão especiais.
    Retribuo o seu beijinho desejando-lhe uma grande semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  30. LInda obra de Robert Finale.
    Talentoso!!
    Muito romântica mesmo.
    Beijos e boa semana Maria!

    ResponderEliminar
  31. Roça o realismo com uma técnica que não chega à perfeição, mas que agrada pela beleza que engloba.
    Não conhecia este artista.
    Obrigado, Maria.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  32. Oi Maria...
    Linda obra de arte de Robert Finale...Post maravilhoso! Parabéns!

    A minha gatinha Nina está participando de um sorteio de entrevista...Ficaria muito feliz com seu voto...deixo o link para votação...É só deixar um comentário com o voto...pode se votar em dois amiguinhos...
    http://prendaslovega.blogspot.com/2011/11/prenda-oferecida-por-jcgellibert-amiga.html

    Bjs!
    San...

    ResponderEliminar
  33. Querida Maria,

    Um banho de cultura! Um post maravilhoso! Fiquei imaginando toda a beleza do seu post num video. Parabéns amiga. Obrigada!!!

    Beijos com carinho e ótima semana.

    ResponderEliminar
  34. Querida amiga

    Obrigada

    Uma semana cheia de alegrias.

    Com muito carinho BJS.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.