segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Pontes Históricas do Minho


A ponte é uma passagem, para a outra margem .....

Vamos conhecer outras margens, fazendo uma Viagem por algumas pontes históricas do Minho

Ponte da Lagoncinha sobre o rio Ave
A ponte da Lagoncinha atravessa o rio Ave, e situa-se no Lugar da Garrida, na freguesia portuguesa de Lousado, concelho de Vila Nova de Famalicão. Foi construída no século XII, provavelmente nas ruínas de uma estrutura romana que ligava Bracara Augusta a Cale, e foi classificada como monumento nacional em 1943, pelo IPPAR.

Foto: Net

Ponte de Barbeita Rio Ave
Esta ponte sobre o rio de Mouro situa-se no lugar de Ponte de Mouro, e liga Barbeita a Ceivães sobre o rio Mouro, em Monção.

Foto: wikipedia_JoseOlgon


Ponte da Arcos de Valdevez sobre o Rio Vez
Situada na belíssima vila de Arcos de Valdevez, sobre o cristalino rio Vez, este monumento é um dos símbolos da região, parte integrante de uma paisagem bucólica de grande beleza.

Foto: www.guiadacidade.pt

Ponte de Barcelos sobre o Rio Cávado
A Ponte medieval de Barcelos, sobre o Rio Cávado, é uma edificação gótica, do início do século XIV e foi considerada Monumento Nacional. Esta ponte foi sempre um importante local de passagem para os peregrinos do Caminho de Santiago.

Foto: wikipedia_Maragato

Ponte romana de Cavez (Cabeceiras de Baixo) sobre o Rio Tâmega
A Ponte de Cavez é uma ponte localizada em Cavez, Cabeceiras de Basto, sobre o rio Tâmega. Foi construída no século XIII e está classificada como Monumento Nacional desde 1910.

Foto: www.guiadacidade.pt

Ponte Romana sobre Rio Vizela
Em Vizela passava uma via romana que ligava Braga a Amarante, passando por Guimarães. Esta estrada atravessava aqui o rio Vizela, tendo sido construída uma ponte que dura até aos dias de hoje. Esta ponte é conhecida como «Ponte Romana» ou «Ponte Velha» e continua aberta ao trânsito de veículos ligeiros, atestando a robustez da engenharia romana.

Foto: Net

Ponte da Mizarela (Ruivães) sobre o Rio Rabagão
Esta ponte ergue-se sobre o rio Rabagão, no limite do concelho com Montalegre, situada em Ruivães. É uma ponte romana de um só arco, classificada como imóvel de interesse público. Cruza o rio Rabagão perto da confluência com o Cávado, no meio de um cenário grandioso, de penedias e torrentes.

Foto: www.feriasemportugal.pt

Ponte de Rodas (Caldelas) sobre o Rio Homem
Monumento Nacional, de arquitectura civil pública, medieval, construído na Idade Média na freguesia de Caldelas, sob o rio Homem e faz ligação entre a freguesia de Caldelas e o concelho de Vila Verde. É constituída por tabuleiro plano sobre três arcos desiguais, com dois contrafortes com talhamar de contorno triangular e talhante de contorno rectangular.

Foto: olhares.sapo.pt_Manuel Araújo

Ponte de Ponte da Barca sobre o Rio Lima
Ponte sobre o rio Lima Classificada como Monumento Nacional, esta ponte constitui uma das mais notáveis obras construídas no Portugal medieval da primeira metade do século XV.

Foto: http://www.planetware.com

Ponte Romana das Taipas sobre o Rio Ave
Esta Ponte sobre o rio Ave integrava o clássico eixo viário que ligava as localidades de Braga e Guimarães. Construída já em plena época moderna, esta via de comunicação é precedida de um caminho de terra que lhe dá acesso e se desenvolve entre muros delimitadores de diversas pradarias. É considerada a ponte mais baixa que atravessa o Rio Ave.

Foto: wikipedia_Feliciano Guimarães

Ponte de Ponte de Lima sobre o Rio Lima
A Ponte sobre o Rio Lima em Ponte de Lima é uma autêntica obra de arte que mistura o estilo medieval e romano, está classificada como monumento nacional. Esta ponte tem dois troços distintos, um romano e outro medieval. A ponte romana terá sido construída no séc. I, altura da construção da via iniciada por Augusto e que passa sobre a ponte. Os seus múltiplos arcos, quer de características romanas ou medievais, dão à ponte um aspecto único. Assenta em sete arcos de volta perfeita.  A ponte gótica é constituída por 17 arcos, estando dois deles soterrados pela praça de Camões e um outro foi destruído aquando das invasões napoleónica, em 1809.

Foto: Trekearth_ Patrick Ferreira


Ponte de Roldes (Fermentões) sobre o Rio Ave
Esta Ponte romana foi construída nos inícios da época Medieval, servindo ainda hoje para passagem pedonal. É uma ponte pequena com dois arcos.

Foto: www.guiadacidade.pt


Ponte do Prado sobre o Rio Cávado
A Ponte do Prado está localizada sobre o rio Cávado, entre São Paio de Merelim e a vila homónima (Vila de Prado), no distrito de Braga. Foi construída em granito, em 1617, é do tipo românica, constituída por nove arcos (5 ogivais e 4 redondos) e foi classificada como Monumento Nacional em 1910.

Foto: Diogo Guimarães

Fontes: Wikipedia; Guiadacidade; Jornaldasautarquias; outros
Fotografias: Wikipedia: Olhares; Panoramio; www.feriasemportugal.pt; www.guiadacidade.pt; Trekearth; http://www.planetware.com, outras net

 Ponte de Estorãos

 Foto: wikipedia_JoseOlgon

"Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar, para atravessar o rio da vida. Ninguém, excepto tu, só tu. Existem, por certo, atalhos sem números, e pontes, e semideuses que se oferecerão para levar-te além do rio; mas isso te custaria a tua própria pessoa; tu te hipotecarias e te perderias.
Existe no mundo um único caminho por onde só tu podes passar.
Onde leva?
Não perguntes, segue-o!" (Friedrich Nietzsche) 


12 comentários:

  1. Maria, que maravilha! Simplesmente são todas deslumbrantes!! Por enquanto, fui de uma margem a outra apenas em pensamento, mas ano que vem, humm, com certeza, será ao vivo e a cores!
    Portugal é muito bonito, pena que não seja tão divulgado como deveria aqui no Brasil.
    Beijos
    Glória

    ResponderEliminar
  2. Minha querida, que imagens magníficas....
    Adorei passear por estas pontes...
    Tenha um ótima semana...beijinhos
    Valéria

    ResponderEliminar
  3. Oi Maria....eu viajo nas suas imagens....

    Ainda irei ver de perto esse lugar que me encanta!!!!!!

    Bjos e boa semana!

    Zil

    ResponderEliminar
  4. Esbanjando qualidade né minha linda.
    Maravilhoso.
    Beijokas mil.

    ResponderEliminar
  5. Lindo o local, da Ponte de Cavez....
    Mas são todas lindas em belos locais....
    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Minha linda conheço bem algumas dessas pontes, mas que maravilha ter alguém como você sempre nos mostrando, e, mostrando ao mundo. Algumas das maravilhas do nosso tão lindo Pais e por vezes tão mal tratado.
    Beijinhos de luz e paz
    PS:linda amiga, te agradeço os lindos miminhos que tem tido sempre o cuidado e a amabilidade de me oferecer todos os fins de semana jamais deixarei de te ser grata.

    6 de Dezembro de 2010 23:19

    ResponderEliminar
  7. Olá, Maria!

    Lindas pontes, lindos recantos e lugares - todos eles a convidar ao passeio e à descoberta, neste país que tem tanto para nos dar.
    Bonitas, como é timbre desta "casa", também são as fotos, que servem para isso ilustrar.

    Beijinhos.
    Vitor

    http://vitorchuvashortstories.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  8. Minha querida

    Como sempre uma viagem maravilhosa, está tão bem documentada que quese que tocamos.

    Beijinhos com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  9. OI MARIA, MUITA PAZ LINDAS IMAGENS, COMO SEMPRE É UMA BELEZA O TEU CANTINHO, COMO VC CHAMA. EU ESTOU COM DIFICULDADE DE ENVIAS OS COMENTÁRIOS, TENHO TENTADO, E NADA, NÃO SEI SE O DEFEITO E DO MEU COMPUTADOR,OU DA INTERNET. UM ABRAÇO CARINHOSO, CELINA.

    ResponderEliminar
  10. É sempre muito bom passar por aqui, parabéns querida, sua página é show.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.