segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Gloxínia uma flor encantadora


As gloxínias (Sinningia speciosa) são flores de uma extraordinária beleza tendo como significado “amor à primeira vista”.



São plantas exóticas, com folhas e pétalas aveludadas, e de cores intensas e exuberantes.

Pelas suas características, incluindo o tamanho das suas grandes flores aveludadas que pode chegar a 10 centímetros de diâmetro, e da sua folhagem, também grande  e aveludada e de forma oval e muito vistosa, é uma planta de grande valor ornamental, sendo muito utilizada na decoração de interiores.


Originária das matas tropicais do Brasil, esta herbácea tuberosa foi cultivada primeiramente na Europa, onde recebeu o nome de Sinningia em homenagem a W. Sinning, horticultor alemão e passou por diversos cruzamentos.


Intensamente colorida em tons avermelhados, rosados, alaranjados e arroxeados, a gloxínia ainda pode ser encontrada em variações que alternam a cor vinho ou púrpura, por exemplo, com as bordas das pétalas esbranquiçadas.

Floresce praticamente o ano inteiro. Apesar disso, ela passa por um período de dormência, todos anos, quando parece ficar seca, sem produzir folhas ou flores. Durante esse período de descanso, recomenda-se diminuir as regas gradualmente, até que a planta seque por completo. Os tubérculos permanecerão em dormência pelo período de um a três meses, sendo que a terra deve ficar apenas levemente húmida. Após esse tempo, pequenos brotos começam a surgir, dando sinais de que o descanso acabou e a planta está pronta para retomar o seu crescimento.

.

Cuidados:

Solo: recomenda-se solo poroso, podendo-se usar como base a seguinte mistura: 1 parte de terra, 2 partes de composto orgânico, 1 parte de areia grossa e 1 parte de farinha de ossos.



Regas: É preciso cuidado com o excesso de água: muita humidade contribui para a proliferação de fungos e insectos, que costumam alojar-se nos brotos novos e na parte de baixo das folhas. Durante as regas, recomenda-se não molhar as pétalas, que mancham facilmente, ficando sujeitas ao ataque de doenças. No caso de ataques, recomenda-se lavar a parte afectada com água morna e sabão neutro e, depois, enxaguar. Folhas e pétalas murchas ou muito atacadas devem ser removidas.

Luz: a gloxínia necessita de muita luminosidade para se desenvolver bem, mas não tolera a exposição directa aos fortes raios de sol. Locais próximos a janelas, onde possa receber luz e calor pela manhã e à tarde, são ideais para esta planta.


Temperatura e hunidade: entre 22 a 24 graus C e nível médio de humidade.
Um método simples para irrigação: encher o fundo de um recipiente grande e largo com cascalhos e colocar os vasos com as gloxínias sobre esta camada; em seguida por água no recipiente e deixar que a terra absorva a humidade necessária.


Multiplicação ou Propagação: Bolbos, sementes ou por meio da divisão de tubérculos ou estaquia das folhas é possível obter novos e saudáveis exemplares.

Floração: floresce praticamente o ano todo, alternando períodos de dormência.



Dicas
• Não molhe as folhas e hastes para evitar o apodrecimento.
• Remova folhas e flores mortas.
• Adube mensalmente durante o período de crescimento.
• Logo após a floração, deixe a planta em repouso por 2, 3 ou 4 meses.
• Diminua as regras de adubação. Após esse período, replante novamente a muda.





Fontes e Fotos: “Mundodeflores”, “Wikipedia”; “JardimdeFlores”,.”jardineiro.net”; “Flores guia”; “Floresnaweb”; “jardimdeflores”;"Informativoverde"

24 comentários:

  1. Elas são lindas e aqui em casa tenho um vaso, no momento, cheiiiiinho delas, que refloresceram lindas! beijso, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  2. ....

    Maria,
    Nesta época de Natal, este banho de flores, é uma delícia.
    Obrigado pela tua sensibilidade.
    Um Feliz Natal para ti e para quantos te são queridos, com muita paz, alegria, saúde e esperança.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Não, sem flores não..., nem Sol, nem Primaveras, nem toda esta Herança Maravilhosa que Nosso Deus nos deixou, toda a Narureza em si, o alivio sereno para as nossas inquietações.
    Obrigada Maria, pela tua presença, sempre nos momentos certos.
    Feliz Natal também para ti e todos os teus!
    Beijos.

    ResponderEliminar
  4. Oi Maria, é muito bom receber seus lindos comentários e visitar o seu cantinho encantador, pois só tem beleza, essas maravilhosas flores, eu não conheço que é uma pena, pois adoro as flores eu não imagino a vida sem elas por perto, elas devem estar em toda parte, nos nossos lares nos jardins, e nas praças trazendo cor e perfumando as nossas vidas, vc faz isto maria vc é a nossa flor maior. abraços querida, Celina.

    ResponderEliminar
  5. Maria,
    Vim deixar o meu abraço, com os meus melhores votos para um Natal Muito Feliz e muitas flores explodindo em cores como estas.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  6. Estou simplesmente maravilhada com a beleza destas flores.Obrigada!
    Desejo-lhe minha amiga um Natal cheio de Saúde, Amor e Paz para si e para os seus familiares.
    Beijinhos amigos

    ResponderEliminar
  7. Querida amiga Maria.O criador quando fez o mundo a sua imagem,sabia que devia habitar a terra com tanta preciosidade.As flores que eu adoro,sempre que olho,mesmo que seja do campo,cada qual tem algo de belo,pelas cores e formas...como tal adorei e fiquei a conhecer esta que não sabia o seu nome.
    Maria vou estar ausente uma semana,desejo um Feliz Natal junto dos que te são amados.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Que lindas estas flores querida...

    Amiga, desde já, venho te desejar um Feliz Natal, de harmonia, alegrias, paz e muito amor pra voce, sua família e amigos... beijinhos
    Valéria

    ResponderEliminar
  9. Maria,que beleza essa flor!Imagens lindas demais!Adorei saber mais sobre elas!Desejo a vc e sua familia um Natal repleto de paz e muitas flores!Bjs,

    ResponderEliminar
  10. Maravilhosas flores que não conhecia, devo confessar! Escolheria qualquer delas para esta quadra do ano, entrelaçadas com um pouco de azevinho...estou a imaginar!
    Minha Querida, Feliz Natal , com amor a muita alegria.
    Beijos.
    Volto em Janeiro.
    Graça

    ResponderEliminar
  11. Olá querida

    Vim lhe desejar um lindo e FELIZ NATAL de amor e paz.

    Com muito carinho BJS.

    ResponderEliminar
  12. Olá Maria,

    linda matéria sobre Gloxínia....desta flor é feito um maravilhoso Floral, no qual uso muito c/ meus clientes, amei ver estas fotos!!!

    Obrigada Maria pelo seu carinho... e tbém deixo aqui
    um Feliz Natal e um Ano Novo maravilhoso!!!

    abç de luz
    MYS

    ResponderEliminar
  13. OLÁ AMIGA, VIM AGRADECER PELO CARINHO.
    DESEJO A VOCÊ E SUA FAMÍLIA UM MARAVILHOSO FELIZ NATAL.
    BJS

    ResponderEliminar
  14. Querida Maria, suas flores são lindas e fizeram uma carícia perfumada em meu coração. Vim te deixar um beijo e agradecer sua presença no meu Solidão de Alma que permanece inativo por enquanto, mas breve estarei de volta se Ele assim o permitir. Boas Festas minha linda, que Jesus abençoe sua lar e sua família.

    ResponderEliminar
  15. Maria, ontem eu estive aqui, mas não consegui deixar o meu comentário.
    Bem, dizer que eu tenho o maior prazer em poder estar aqui, seria muito pouco.
    Eu também adoro o seu blog de viagens!
    Aliás, todos os seus blogs são de muito bom gosto e criatividade.Parabéns!
    Boas Festas!
    Beijos
    Glória

    ResponderEliminar
  16. Flores sáo o sorriso da natureza, feliz natal beijo Lisette.

    ResponderEliminar
  17. Desejo a você um Natal feliz e um Ano Novo,cheio de oportunidades.Obrigada por ter compartilhado,sua amizade comigo em 2010.
    Boas energias,os 365 dias de 2011
    Mari

    ResponderEliminar
  18. Oh Amiga, renovo os votos de Boas Festas, agradecendo os teus e aproveito para deixar-te um som de que gosto tanto, esperando que também gostes.

    http://www.youtube.com/watch?v=nrvtkxoDJ2A

    Beijo, querida amiga

    ResponderEliminar
  19. Ana, obrigada e pela visita no meu cantinho e pelo carinho manifestado. Quero, também ,desejar a você e à sua família um Natal com a presença forte de Deus e, que Ele os abençõem com muita saúde e paz. um beijo fraterno

    ResponderEliminar
  20. Que lindas flores!
    Obrigada pela visita e desejo os melhores desejos de alegria e saúde, e um Bom Natal!

    ResponderEliminar
  21. Querida, adorei esta postagem!
    Encantada!

    Aproveito para agradecer o carinho da visita lá no blog, e desejar a você e a sua família
    um Natal verdadeiramente Especial!
    Que a presença do Deus Pai, Deus filho seja
    constante em toda a sua caminhada.

    Um beijo enorme com todo o meu carinho.

    Arnalda Rabelo

    ResponderEliminar
  22. Olá Marias,
    LINDASSSSS FLORES, AMEI.

    Vim desejar-te e aos teus familiares um NATAL de muita LUZ E PAZ e o ANO NOVO repleto de FELICIDADES E NOVAS ESPERANÇAS.
    Bjs

    ResponderEliminar
  23. Maria , quanta beleza !!! contagiante e inspiradora . Obrigada . O seu blogue é um espaço encantador.
    beijos

    ResponderEliminar
  24. Olá... Estava procurando o nome desta flor, pois ganhei uma mudinha dela e estou cultivando.
    Gostei muito de sua postagem, muito esclarecedora, pois eu não sabia nada sobre a planta. Agora me sinto apta a cuidar dela.
    Forte abraço.
    Elda.
    Blog Arte da Elda

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo