sexta-feira, 12 de março de 2010

Serra da Estrela

Serra da Estrela é o nome dado à cadeia montanhosa e à Serra onde se encontra a maior elevação de Portugal Continental, e a segunda maior em território português (apenas o Pico, nos Açores, a supera). Está situada no centro do Parque Natural da Serra da Estrela.


Partilhada pelos distritos da Guarda e de Castelo Branco, através dos municipios de Seia, Manteigas, Guarda, Gouveia, Celorico da Beira e Covilhã, atinge o ponto máximo de elevação nos 1993 metros de altitude. A real altitude da serra da Estrela, no seu cume, a Torre, é de 1993 m.





Julga-se que corresponda à elevação a que os tratadistas romanos da Antiguidade chamavam de Montes Hermínios (Herminius Mons) ou "Montes de Hermes" (deus greco-latino dos pastores, também conhecido por Mercúrio). Esta região terá sido o berço do guerreiro lusitano Viriato.

O ponto mais alto, a Torre, situa-se no concelho de Seia, distrito da Guarda. As temperaturas mais baixas de Portugal são registadas no cume da Serra, com mínimas que atingem a marca de -20°C no Inverno.




O Parque Natural Serra da Estrela é um espaço protegido a quase 2000 metros de altitude onde há uma notável diversidade natural, as mais belas paisagens e cheio de muitas possibilidades de praticar todos os tipos de desportos ao ar livre.




Tem uma área de mais de 1000 quilómetros quadrados e está localizado dentro dos distritos da Guarda e de Castelo Branco. As maiores cidades encontradas nesta região são as da Covilhã, Seia e Guarda. O rio Zêzere, parcialmente congelado no Inverno, os rápidos que se formam na descida pelas rochas de granito, com quedas significativas, como no Vale da Amoreira, com uma cachoeira como o Poço do Inferno, a rica vegetação, as águas medicinais, como as das Caldas de Manteigas, os vales verdes são algumas das possibilidades que a serra tem para oferecer.





Penhas Douradas
As Penhas Douradas localizam-se naquela que é considerada a região mais fria de Portugal, em plena Serra da Estrela, a cerca de 1500 metros de altitude. Parte integrante do Parque Natural da Serra da Estrela, com uma fantástica vista sobre Manteigas, sede de concelho, e sobre o Vale Glaciar do bonito Rio Zêzere, as Penhas Douradas foram abençoadas pela natureza Serrana, que lhes confere uma beleza única.



O Vale Glacier do Zêzere é o maior vale glaciário da Europa. Corresponde à língua glaciária de maior dimensão da Serra da Estrela, atingindo os 13 Km de extensão. Pode ser facilmente observado o local em que o glaciar ultrapassava a zona da actual vila de Manteigas, tendo-se dissolvido a cerca de 680 m de altitude. O enorme comprimento do vale glaciário deve-se ao facto de ter sido alimentado pelas línguas da Nave de Santo António, Covão da Ametade, Candieira e Covões, progressivamente. A espessura da língua de gelo atingia na parte montante do vale cerca de 300 m, o que pode ser confirmado pela existência de moreias na Lagoa Seca




As Penhas Douradas são também conhecidas por aqui ter sido instalado a primeira estância de turismo de montanha, que hoje é imagem corrente de toda a Serra da Estrela, sendo igualmente caracterizada pelos seus “Chalets” espalhados por entre uma vegetação serrana onde reina a paz de espírito e um panorama a perder de vista.




É aqui que encontramos a principal zona de esqui de Portugal, a Estância de Esqui Vodafone está localizada próxima à Torre, o ponto mais elevado de Portugal continental, no município de Seia, em meio ao Parque Natural da Serra da Estrela, a uma altitude aproximada de 2.000 metros, no ponto mais elevado.





Coberta por um manto de neve de Dezembro a Abril, auxiliada também por canhões que produzem neve artificial, a estância de esqui possui infra-estrutura para a prática de desportos de inverno e modernas telecadeiras. Equipamentos para a prática de esqui e snowboard podem ser alugados no local.




Penhas da Saúde
Penhas da Saúde é uma bonita aldeia de montanha situada bem no coração da imensa Serra da Estrela, pertencente ao município da Covilhã. Situada a cerca de 1500 metros de altitude, a paisagem montanhosa de ar puro e paz de espírito é o grande atributo desta localidade, que prima pelo alojamento e oferta turística como estalagem, hotel e “chalets” de montanha que lhe confinam uma imagem muito própria.





Anteriormente as Penhas da Saúde eram uma conhecida estância termal e, devido aos puros ares da montanha, um local ideal para curar doenças respiratórias, como ainda se pode observar no antigo edifício do Sanatório dos Caminhos de Ferro que, de acordo com um projecto em curso, será adaptado a Pousada Regional.




Lagoa Comprida
É a maior das lagoas serranas. A sua enorme massa foi aproveitada desde o início do século para a produção de electricidade, tendo o paredão conhecido múltiplos alteamentos para aumento de capacidade. Na margem norte existe um caminho que segue pela sua orla, excelente acesso para um pequeno percurso que nos permite apreciar um meio aquático, a uma altitude onde os cursos de água não abundam. Era um antigo glaciar com um quilómetro de extensão. Aproveitando o covão, iniciou-se em 1912 a construção da barragem. Em 1914 tinha uma altura de seis metros e em 1934 atingia os 15 metros. Actualmente, desde 1965, tem uma altura de 28 metros.



Onde dormir
Existem muitas ofertas disponíveis pela zona ou nas cidades vizinhas, desde hotéis, casas rurais, pensões, parque de campismo ou apartamentos.
Hotel Serra Estrela,Penhas da Saúde, Covilhã (Serra da Estrela)



Já fiquei nos chalés do hotel são espectaculares, o ideal para quem tem crianças e quer estar à vontade ou para um grupo de amigos, são muito espaçosos e confortáveis.


Hotel Turismo da Covilhã, Acesso à Variante, Covilhã (Serra da Estrela)
Estalagem Varanda dos Carqueijais, EN 339 Km 5 - Serra da Estrela
Pousada de São Lourenço, Estrada Nacional 232, km 50 - Penhas Douradas
Quinta do Crestelo, Estrada de Seia - S.Romão
Inatel Serra da Estrela, São Pedro, Caldas de Manteigas
Parque de Campismo, Ponte das 3 Entradas, Oliveira do Hospital
Parque de Campismo do Pião, COVILHÃ

Várias opções de Apartamentos:
http://www.classificados.pt/
http://www.mediaferias.com/
http://www.villanao.pt/
http://www.homelidays.com/
http://www.iha.pt/
http://imobiliario.slando.pt/
http://www.custojusto.pt/

Gastronomia
Comer na Serra da Estrela é desfrutar de uma das melhores cozinhas portuguesas. Dos pratos de caça, peixe, legumes, aos queijos, vinhos e enchidos, são inúmeras as iguarias que a Serra tem ao seu dispor.
Como entradas a Xerovia, que é uma raiz que se cultiva nesta zona do país, e tem a forma de uma cenoura e a cor do nabo. O seu sabor é uma mistura de ambos os legumes, mas mais acentuado e até adocicado. É um sabor único e extremamente agradável, podendo ser servido como entrada ou como acompanhamento de um prato de peixe.



Foto: net


Das carnes destacamos o cabrito à Serrana, assim como as costeletas, muito populares na região, em relação ao peixe devemos destacar as trutas, elaboradas de várias maneiras, assim como o bacalhau, principalmente o bacalhau à Lagareiro
As Papas de Carolo são uma das sobremesas mais populares, na época de Inverno, na Covilhã e na Guarda, é confeccionada à base de milho, finamente moído, amarelo ou branco e que tanto pode ser servida quente como fria. Ingredientes: milho moído; leite; água; açúcar; sal e canela.
O Queijo
da Serra da Estrela é um dos queijos mais apreciados em todo o país. A introdução do fabrico do queijo de ovelha na Península Ibérica atribui-se aos Romanos há cerca de 2000 anos.

Foto: net


Na Estrela desenvolveu-se uma raça de ovinos definida como Bordadeira da Serra da Estrela. É uma raça nacional e com aptidão leiteira. O Queijo da Serra é produzido exclusivamente com o leite desta raça ovina. É coalhado pela flor do cardo Cinara Cardunculus L., que é uma planta da região e que tem como finalidade coalhar a massa que dá origem ao Queijo da Serra. A produção deste queijo obedece a técnicas milenares e segredos que são guardados pelas pessoas da região.


O Cão Serra da Estrela
Animais de grande beleza, de avantajada corpulência e de nobres sentimentos, foram companheiros do homem desta região, através de milénios, no seu labor quotidiano. O Cão da Serra da Estrela é uma das raças mais antigas da Península Ibérica. Entre as raças portuguesas, é a mais popular nosso país. Deve o seu nome ao maciço central português onde este cão se fixou e se desenvolveu. O Cão da Serra da Estrela é um cão de montanha, forte a resistente, cujo papel é o de proteger os rebanhos. Ao longo dos séculos, esta raça passou também a ser utilizada na guarda de casas e propriedades, sobretudo por ser bastante grande e emitir um som forte ao ladrar. É um cão de guarda por excelência.


Foto: Net

A Serra da Estrela é uma serra deslumbrante, repleta de autênticas maravilhas naturais, onde se respira ar puro e sabe bem sentir o cheiro a Natureza que paira no ar, é um local encantador que merece uma visita obrigatória.


Fontes e Fotos: Wikipedia; http://penhasdouradas.com/; www.portalserradaestrela.com/;  Outros net




"Toda a natureza é uma harmonia divina, sinfonia maravilhosa que convida todas as criaturas a que acompanhem sua evolução e progresso." (desconheço autor)

10 comentários:

  1. Como viver mais anos !
    Vá mais lugares,
    Abrace Mais amigos,
    Dance Mais,
    Diga menos nãos,
    Invente menos problemas,
    Coma mais sobremesas ,
    Pratique mais esportes,
    Ria mais de si mesmo,
    Vá mais ao cinema,
    Saia mais com os amigos,
    Cante mais,
    Plante uma árvore,
    Brinque mais,
    Tire mais fotos,
    Visite o céu ,
    Visite o fundo do mar,
    O topo de uma montanha!
    Beije mais,
    Abrace mais,
    Conte mais piadas,
    Se apaixone mais vezes,
    Mesmo que seja sempre pela mesma pessoa!

    (Laura Baptista Leite).

    Bom fim de semana pra vc.

    Obrigada pelo seu carinho.

    beijooo.

    ResponderEliminar
  2. Olá :)
    O Blogue dos Manteigas passou por aqui ;)
    Parabéns pelas fotos :)
    Um abraço,
    Visitem: http://bloteigas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Ola
    Fico contente quando fotos tiradas por mim são colocadas em outros projectos.
    Tudo de bom para a autora.
    antonio casteleiro
    www.antoniocasteleiro.com

    ResponderEliminar
  4. Olá Maria!

    Fico contente por encontrála entre os meus seguidores; o brigado.E é com muito gosto que retribuo o gesto passando a ser visita deste seu espaço, muito arejado e repleto de natureza, tal como esta bonita descrição da paisagem da Serra da Estrela - local de visita obrigatória para qualquer Português.

    Beijinhos.
    Vitor

    ResponderEliminar
  5. Oi Maria... que blog mais rico!
    Estou encantada por tudo que vi e li!

    Aproveite bastante o fim de semana!

    Beijos com meu carinho

    ResponderEliminar
  6. Obrigado a todos pelas vossas mensagens.

    Bom fim de semana.

    bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  7. ....

    Maria,
    Obrigado pela viagem pela Serra da Estrela, um belíssimo destino turístico que também tenho a felecidade de conhecer. São escelentes imagens, estas que ilustram o teu post.

    Obrigado também, pela visita e pelas palavras que deixaste em A POESIA DE VÍTOR CINTRA.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Maria querida, obrigado pela sua agradavel visita e por me permitir conhecer esta parte linda da Terra dos meus antepassados e que não conhecia!!!

    Venha sempre que puder. Bjs do ZC

    ResponderEliminar
  9. Amiga,gosto muito dessas paragens,o meu marido é da Guarda e tenho uma nora da Covilhã.
    Um bom fim de semana e um beijinho...MIUÍKA

    ResponderEliminar
  10. Olá Maria, vim agradecer a visita em meu blog ventosnaprimavera e convida-la a visitar também o blog do grupo cultural po-de-poesia que faço parte. Leia as poesias em homenagem ao dia da poesia O POETA e a POESIA E A FLOR.Desde já agradeço o carinho e a amizade.Arnoldo Pimentel

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.