quarta-feira, 10 de março de 2010

Preservar a Vida Selvagem

Todos os seres vivos, dependem uns dos outros, e também do ambiente em que vivem.



O homem polui as águas dos rios e mares, e consequentemente, polui os peixes e toda fauna aquática, dos quais depende a sua própria subsistência, o homem destrói as florestas, as matas que, e por sua vez destrói os animais que nela habitavam e muitas vezes dos quais o próprio homem depende, o homem polui a atmosfera, das mais diversas maneiras surgindo depois as chuvas ácidas, que destroem toda a fauna e flora, das quais ele mesmo depende, o homem transforma o meio ambiente, o habitat natural, o ciclo hidrológico, o solo, o ciclo da vida.


Hoje, a vida selvagem está a correr o seu maior risco de extinção desde o desaparecimento dos dinossauros.



A vida selvagem tem primordial importância no contexto global da terra e influência substancial para o ser humano, tanto biológica como economicamente, de forma que sua protecção é fundamental.


Mas, como protegê-la?
A protecção da fauna e flora pode e deve ser feita através de medidas administrativas e legais e através da tomada de consciência por todos nós, que é fundamental para a nossa sobrevivência preservar a natureza, a vida selvagem, o nosso Planeta.


As medidas administrativas são feitas através da criação de unidades de conservação como parques nacionais, estaduais e municipais, estações ecológicas, florestas naturais, refúgios da vida selvagem, Áreas de Protecção Ambiental, Reservas da Biosfera etc.


Como medidas legais foram criadas regras, contidas nas convenções internacionais que são adoptadas por muitos países, como a Convenção de RAMSAR sobre as zonas húmidas de importância internacional, especialmente como habitat de aves aquáticas, a Convenção sobre o comércio internacional das espécies da fauna e flora selvagem em perigo de extinção, conhecida como CITES, onde relaciona os animais e plantas em perigo de extinção e regulamenta o seu comércio internacional, entre outras.


A vida selvagem é um conjunto de elementos que se compõe da fauna e da flora nativas, e que tem importância vital para a manutenção da biosfera da terra e consequentemente para o ser humano e sua preservação é primordial para mantermos a qualidade de vida do planeta, bem como a própria vida no planeta.



O surgimento da vida selvagem confunde-se com o surgimento da Terra, de maneira que não cabe ao ser humano como uma das espécies mais novas destruí-la. Citando o biólogo Jean Dorst “não temos o direito de exterminar o que não criamos. Um humilde vegetal, um insecto minúsculo contêm mais esplendores e mais mistério do que a mais maravilhosa das nossas construções”.



Só haverá vida selvagem em determinada região se houver fauna selvagem em sintonia com a flora selvagem, de maneira que a preservação das áreas naturais florestadas é de suma importância para a sua manutenção, devendo ser por tudo isso um dos objectivos da humanidade.


Nunca nos devemos esquecer que A EXTINÇÃO É PARA SEMPRE!


Photobucket


“Devemos considerar cada partícula de biodiversidade inestimável, insubstituível, enquanto aprendemos a usá-la e a compreender o que significa para a humanidade.” Edwad O. Wilson

4 comentários:

  1. Ola Maria, muito obrigada por sua visita e comentario....Gostei muito do seu lindo´Blog, parabens!
    Bjs da Gena

    ResponderEliminar
  2. Maria, seu blog me deixa encantada.
    As postagens e tudo nele é lindíssimo
    Parabéna amiga.....Beijos M@ria

    ResponderEliminar
  3. Maria. Como vê antes de sair ainda vejo algo que gosto muito...natureza,que tão maltratada anda pelo homem.São destas coisas que cada dia vamos ver mais,quando um dia as pessoas acordarem,vão ver que será tarde demais! Espero que se alertem as consciências.
    Beijinho Lisa

    ResponderEliminar
  4. Amigas, obrigado pelas vossas mensagens.
    Penso que é importante falar continuamente da importância de preservarmos a natureza.

    "É triste pensar que a natureza fala e que o género humano não a ouve." Víctor Hugo

    È fundamental todos ouvirmos a natureza, se queremos deixar como herança aos nossos filhos um Mundo melhor, um Planeta mais saudavel.

    bjs
    Maria

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.