segunda-feira, 29 de março de 2010

Narcisos uma flor solitária




Os Narcisos são originários da Europa e da Ásia, possuem flores com diversas formas e variedades de cores. Têm majestosas flores, que se assemelham às flores das orquídeas.



Foto: Net

O Narciso é uma planta herbácea, bolbosa, vivaz, com uma grande variedade, podendo atingir alturas entre os 0,2-0,7m. É uma planta muito utilizada e apreciada pelas suas flores, com formas e cores vistosas. As suas folhas nascem do bolbo, são compridas e podem ser estreitas ou largas dependendo da variedade, de cor verde médio a verde-escuro. As folhas dos Narcisos despontam no Outono e persistem até á Primavera, ou seja, até á época de floração. As flores são suspensas por um longo pedúnculo carnudo podendo ser erectas ou pendentes, em grupo ou solitárias, de cor amarela, laranja, branco e creme. São em forma de taças ou tubos, algumas campanuladas, singelas ou dobradas com cerca de 2,5-5cm de comprimento.


Foto: Pessoal


O cultivo de narcisos não requer cuidados muito especiais, estão classificados entre as flores ornamentais mais cultivadas no mundo, quando plantados de forma natural no jardim, sem seguir desenhos muito rígidos, os narcisos dão um ar de naturalidade campestre.


Foto: http://www.wallcoo.net


Sendo considerada o símbolo tradicional da vaidade, o seu nome tem origem no personagem mitológico Narciso. Segundo a mitologia grega o nascimento destas flores relacionava-se com a morte de Narciso, um rapaz extraordinariamente bonito, filho do deus-rio Cephisus e da ninfa Liriope que morreu afogado num rio, no qual via a sua imagem reflectida, tendo-se apaixonado por si mesmo. Ali cresceu esta flor, que recebeu o seu nome.



Foto: Net

Plantação : Plantar os bolbos de Narcisos no Outono. Devem ser enterrados a uma profundidade entre os 6-15cm, dependendo do seu tamanho e a uma distância de 8-15cm entre eles. Plantar com a ponta virada para cima e até um pouco fora do substrato. Não regar em excesso pois pode provocar podridão dos bolbos.


Luz: Entre sol e sombra, em sítios amenos.

Temperatura: Suporta temperaturas baixas mas não extremas. O Narciso prefere climas suaves, com temperaturas entre os 16-20 ºC.


 Foto:Pessoal


Solos: Prefere solos húmidos excepto no Verão em que tolera a falta de água, férteis e bem drenados.

Rega: Regular durante a fase de crescimento e da floração, sem excessos. Suprimir a rega durante os meses mais quentes até que a planta seque por completo, para depois se retirar os bolbos para armazenar.

Adubação: Aplicar adubo líquido no início da floração. Após as flores de Narcisos murcharem deve-se adubar com adubo rico em potássio para alimentar a folhagem e obter uma boa floração no ano seguinte.

Floração: Primavera nos climas frios ou no Inverno e início da Primavera nos climas quentes.



Foto: Net


Poda: Cortar as inflorescências secas antes de formarem as cápsulas de semente.

Multiplicação: Divisão dos bolbos. Multiplicam-se também naturalmente por semente.

Armazenagem: Guardar os bolbos de Narcisos em turfa seca a 5-10 ºC. até à plantação.

Utilização: Canteiros, maciços, bordaduras, vasos e floreiras, jardins selvagens e rochosos e para corte.

Dicas : Tutorar algumas hastes mais longas. Os bolbos de Narcisos podem ser deixados no solo de um ano para o outro deixando também que se multipliquem naturalmente.


Foto:Pessoal


Fontes e Fotos: “Mundodeflores”, “Wikipedia”, PlantasdeInterior”, “JardimdeFlores”, “Jardicentro - Autor: André M. P. Vasconcelos”; Pessoais

7 comentários:

  1. *
    Narciso
    altivez, fidalguia,
    tradicional símbolo da
    vaidade exagerada.
    ,
    Grato
    pela erudita lição,
    ,
    Conchinhas deixo,
    .
    *

    ResponderEliminar
  2. Gosto dos narcisos e tenho alguns no meu jardim. Não cuido muito deles mas... em todas as Primaveras eles marcam a sua presença. A história de Narciso também é curiosa e interessante. O narciso é o símbolo do amor não correspondido.
    É triste mas... ao menos a flor, é lindissima. Beijocas e boa semana.
    Graça

    ResponderEliminar
  3. Boa noite amigaaaaaaaaaaaa.
    Amiga, eu amei a sua postagem,confesso a vc q ñ conhecia essa flor,linda demais.
    Ameiiiiiiiiiiiiiii.
    Parabéns.
    Beijokas.

    ResponderEliminar
  4. Bem interessante o significado dessa flor, é por isso que narcisismo é o ato de elogiar a si próprio...
    Boa postagem! Abraços!!!

    ResponderEliminar
  5. Maravilhosa essa página parabéns!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  6. EU AINDA NÃO CONHECIA A FLOR NEM A HISTÓRIA,VIM CONHECER SÓ AGORA E ACHEI LINDAS.AGORA ENTENDI O SIGNIFICADO(NARCISISTA).É REALMENTE UMA BELA FLOR.ADOREI!!!

    ResponderEliminar
  7. adoro essa flor,a minha preferida
    e recebo sempre essa flor de meu amado
    as flores mais lindas que eu adoro é o narciso e a tulipa
    e adorei a história que antes eu não conhecia mas queria ter o conhecimento dela
    e parabéns pelo blog linda :)

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.