04/04/2023

Divagando pelas PONTES de Paris




Como diz a canção "Ribeira" do grupo Jafumega "A ponte é uma passagem para a outra margem". Em Paris atravessando o rio Sena, existem mais de 30 pontes ou passarelas. Hoje vamos passear por algumas que tive o prazer de percorrer ou observar.

Pontes de Paris





Pont Notre Dame

A Pont Notre-Dame (Ponte de Notre Dame) é uma das mais antigas de Paris. Atravessa o Sena, ligando o quai de Gesvres na Rive Droite com o quai de la Corse na Île de la Cité, a ilha situada no meio do rio.




Pont au Change

A Pont au Change liga a île de la Cité, a partir do Palácio da Justiça, a Conciergerie e o Tribunal de comércio, na margem direita ao nível do teatro do Châtelet. Está localizada no limite entre o Iº e IVº arrondissements de Paris. A atual Pont au Change foi construída a partir de 1858 a 1860, sob o reinado de Napoleão III tendo o seu monograma imperial.



Pont Neuf

A Pont Neuf (Ponte Nova) é a mais antiga das pontes que cruzam o rio Sena. É composta por duas partes distintas: uma com cinco arcos até atingir a Île de la Cité, outra com sete arcos que levam à margem direita, é a ponte mais comprida de Paris. Está decorada com candeeiros pretos e tem mais de 300 máscaras. A maior restauração da Pont Neuf começou em 1994 e foi concluída em 2007, ano do seu quarto centenário.




Pont des Arts

A Pont des Arts (Ponte das Artes) ou Passerelle des Arts é uma ponte pedonal que liga o Institut de France e o Pátio central (Cour carrée) do Palácio do Louvre. Foi construída em 1804, durante o regime de Napoleão Bonaparte, e reconstruída no início dos anos 1980.




Pont Royal

A Pont Royal é a terceira ponte mais antiga de Paris. Liga a Margem Direita pelo Pavillon de Flore com a Margem Esquerda de Paris entre a rue du Bac e a rue de Beaune. É constituída por cinco arcos elípticos. Sofreu uma última reconstrução em 1850. Em 1939, foi classificada como monumento histórico.




Pont de la Concorde

A Pont de la Concorde liga a Praça da Concórdia (margem direita) e o Quai d'Orsay (margem esquerda). Foi reformada pela última vez em 1983.




Pont Alexander III

A Ponte de Alexandre III liga o bairro dos Campos Elísios ao dos Invalides e à Torre Eiffel. Recebeu o seu nome em homenagem ao czar Alexandre III que tinha concluído a aliança Franco-Russa em 1892. Foi inaugurada para a Exposição Mundial de 1900. Está classificada como um Monumento histórico francês. Para mim é a mais bonita das pontes parisienses.





Pont Invalides

A Pont des Invalides é a ponte mais baixa que atravessa o Sena em Paris. A ponte tem 152 metros de comprimento e 18 metros de largura. É composta por vários arcos separados entre si por baixos-relevos: de um lado, o tema é o da Vitória Terrestre, de Victor Vilain, e, do outro, da Vitória Marítima, obra de Georges Diebolt. A ponte liga o Boulevard de la Tour Maubourg e a Avenue Franklin D. Roosevelt, esta última levando diretamente à Champs-Élysées.




Pont Iéna

A Pont d'Iéna liga a Torre Eiffel ao Trocadero. Na margem direita, dá acesso à avenue de New-York. Na margem esquerda, separa o porto de La Bourdonnais do porto de Suffren e atravessa o Quai Jacques-Chirac, ao nível da Esplanade des Ouvriers-de-la-Tour-Eiffel. Esta ponte foi nomeada em homenagem à vitória em Iéna em 14 de outubro de 1806, que opôs os exércitos napoleônicos às forças prussianas. Está inscrita como monumento histórico desde 12 de junho de 1975.




Pont Bir Hakeim

A Ponte de Bir-Hakeim, cruza o Rio Sena ligando o 15º e o 16º arrondissement de Paris, passando pela île aux Cygnes. Foi registrada como monumento histórico em 10 de Julho de 1986. A ponte é feita em aço em forma de arco, medindo 237 metros de comprimento e 24,7 metros de largura. Possui dois níveis, o nível inferior para automóveis e pedestres e o superior onde passa a linha 6 do Metropolitano de Paris. A linha férrea é suportada por colunatas de metal, com exceção sobre a île aux Cygnes, onde permanece um arco em alvenaria.




Texto explicativo: Wikipedia
Fotos: Pessoais

25 comentários:

  1. Hermoso y romántico paseo . Te mando un beso.

    ResponderEliminar
  2. Já está a pedir nova visita.
    Cidade eterna, sem dúvida.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. So beautiful, thanks for your sharing...

    ResponderEliminar
  4. Imagens fascinantes. Obrigada por partilhar!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  5. Que lindas as pontes! Gosto muito de vê-las e tu as detalhaste muito bem! beijos, chica

    ResponderEliminar
  6. Those old bridges really are beautiful, much more so than modern monstrosities of steel and cables. It is a long time since I visited Paris, and when I see the riots on TV it hardly makes me wish to return.

    ResponderEliminar
  7. Hello Maria
    As you can see, some bridges are real works of art, monumental, historic and full of hidden history from the past years. They are extremely, after all, the Seine is a great river and obliges to make these great bridges.
    You gave me an idea for a post, Maybe someday I will be able to tell you about bridges in a similar way, e.g. in Krakow,
    Regards.

    ResponderEliminar
  8. Unos puentes que entonan en belleza con el entorno, como vemos en alguna de las fotos.

    Saludos.

    ResponderEliminar
  9. Son preciosos, me encantan. Besos.

    ResponderEliminar
  10. Мария, спасибо за познавательную экскурсию. Удачи!

    ResponderEliminar
  11. Those bridges are really amazing. Greetings.

    ResponderEliminar
  12. Uma beleza inenarrável! Tive a oportunidade de fazer um passeio pelo Rio Sena. Inesquecível! Beijo, menina.

    ResponderEliminar
  13. Beautiful bridges, Maria. I love seeing the different bridges from around the world. Thanks so much for sharing these.

    ResponderEliminar
  14. Muito obrigada pela fantástica partilha !!
    .
    Soltam-se as gotas, como sorrisos do rosto...
    .
    Beijo e uma excelente tarde.

    ResponderEliminar
  15. “We will always have Paris!”
    This sentence from the movie Casablanca, said by Rick [Humphrey Bogart] to Ilsa [Ingrid Bergman] fit like a glove to comment on his post.
    💋 Kisses 💋

    ResponderEliminar
  16. Preciosos puentes Me encanta pasearlos Maria. Gracias por las fotos.
    Buen miércoles.
    Un abrazo

    ResponderEliminar
  17. Paisagens encantadoras... Tive a oportunidade de contemplá-las. Belo post.

    ResponderEliminar
  18. Boa tarde Maria,
    Tão belas as fotos dos seus olhares sobre as Pontes de Paris!
    A cidade que tive o prazer de conhecer nos meus vinte e poucos anos e que me deixou deslumbrada!
    Muito obrigada por me ajudar a recordar.
    Beijinhos e continuação de santa Semana Santa.
    Ailime

    ResponderEliminar
  19. boa tarde Maria
    Imagens espectaculares.
    gostei bastante de ver.
    boa Páscoa com paz e saúde,
    beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
  20. Linda a sua postagem e muito interessante.
    Obrigada por compartilhar.
    Uma doce Páscoa para você.
    Beijinhos
    Verena

    ResponderEliminar
  21. Que beleza, amiga! Grata pela mostra.

    Feliz Páscoa, repleta de bênçãos!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  22. Já andei sobre elas virtualmente... E, sempre que desejo, repito os passeios... (Sorrisos...)
    Beijinho, estimada Maria.
    ~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  23. Postagem fantástica!
    Feliz e docinha Páscoa
    Beijinhos

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo