19/09/2022

Passei o dia ouvindo o que o mar dizia - Poema de António Botto




Eu ontem passei o dia
Ouvindo o que o mar dizia.

Chorámos, rimos, cantámos.

Falou-me do seu destino,
Do seu fado...

Depois, para se alegrar,
Ergueu-se, e bailando, e rindo,
Pôs-se a cantar
Um canto molhado e lindo.

O seu hálito perfuma,
E o seu perfume faz mal!

Deserto de águas sem fim.

Ó sepultura da minha raça
Quando me guardas a mim?...

Ele afastou-se calado;
Eu afastei-me mais triste,
Mais doente, mais cansado...

Ao longe o Sol na agonia
De roxo as águas tingia.

«Voz do mar, misteriosa;
Voz do amor e da verdade!
- Ó voz moribunda e doce
Da minha grande Saudade!
Voz amarga de quem fica,
Trémula voz de quem parte...»

E os poetas a cantar
São ecos da voz do mar!


António Botto in “Canções”



17 comentários:

  1. Feliz quem pode passar o dia a ouvir o mar

    ResponderEliminar
  2. A magical picture--- and magical words.

    ResponderEliminar
  3. Foi bom encontrar aqui este poema tão belo de António Botto.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  4. Linda poesia e foto! E o mar tem tanto a nos falar..beijos, linda semana,chica

    ResponderEliminar
  5. Gostei deste belo poema.
    A fotografia está espectacular.
    Um abraço e tenha uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
  6. Excelente escolha, a do magnífico poema do António Botto.
    A foto, belíssima, faz um casamento perfeito como o poema.
    Boa semana, amiga Maria.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  7. Maria um lindo poema, é muito bom ouvir o mar, bjs.

    ResponderEliminar
  8. Me parece precioso. Feliz semana.

    ResponderEliminar
  9. Excelente poema!:))
    -
    NÃO ADIANTA...

    Beijo, e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
  10. ¡Ay, quién pudiera estar cerca de las orillas del mar! El mar es mi dulce amor. Nunca lo puedo olvidar.
    Me ha encantado este post. Un abrazo

    ResponderEliminar
  11. Olá Maria
    Lindo poema e imagem, o mar é singular. Bjs querida.

    ResponderEliminar
  12. Mais um belo poema que não conhecia, e que adorei descobrir e apreciar por aqui...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo