11/09/2022

Anoitecer - Poema de Florbela Espanca




A luz desmaia num fulgor d'aurora,
Diz-nos adeus religiosamente...
E eu, que não creio em nada, sou mais crente
Do que em menina, um dia, o fui... outrora...

Não sei o que em mim ri, o que em mim chora
Tenho bênçãos d'amor pra toda a gente!
Como eu sou pequenina e tão dolente
No amargo infinito desta hora!

Horas tristes que são o meu rosário...
Ó minha cruz de tão pesado lenho!
Meu áspero e intérmino Calvário!

E a esta hora tudo em mim revive:
Saudades de saudades que não tenho...
Sonhos que são os sonhos dos que eu tive...


Florbela Espanca
"Livro de Sóror Saudade"



17 comentários:

  1. É bom ler Florbela com todos os sentimentos à flor da pele de tudo que viveu.
    Bela escolha Maria.
    Bjo e feliz domingo de paz e alegria.

    ResponderEliminar
  2. Lovely. The poem reminded me of my great grandmother's rosary which is made of wood and of course a wooden cross which I inherited.

    ResponderEliminar
  3. LINDO!! A minha Poetisa preferida! 💖👏🙏
    -
    Um presente que viaja ao passado...

    Beijo. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Olá, Maria!

    Este soneto de Florbela é pouco conhecido, mas mostra bem as mágoas que ela sempre sentiu, e daí o título do poema, acho eu. A vida da poetisa foi, quase sempre um anoitecer, e soube transmiti-lo tão bem a quem a lê.

    Beijinhos e bom domingo.

    ResponderEliminar
  5. Adoro ler Florbela Espanca. Tenho vários livros dela
    .
    Abraço … feliz domingo
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  6. He querido copiar, sin conseguirlo, la última estrofa del soneto para incluirla en este comentario porque insistir en ella es mucho mejor que mis palabras. Lo siento, el soneto es perfecto y tiene un mensaje. Un abrazo de paz y amistad.

    ResponderEliminar
  7. Ler Florbela Espanca é sempre um grande momento de poesia.
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar
  8. Olá Maria!

    Lindo poema e imagens.
    Tenha uma semana repleta de luz
    Abraços Loiva

    ResponderEliminar
  9. A dor em verso.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
  10. Florbela Espanca, sempre tão excessivamente melancólica. Gosto muito de ler os sonetos e gostei de a encontrar aqui.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  11. A poesia da Florbela é soberba.
    E este soneto não foge à regra.
    Boa semana, amiga Maria.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  12. De nuevo compartes con nosotros un bello poema al que como siempre acompañas con una imagen igual de bella.

    Saludos.

    ResponderEliminar
  13. Hola María. Un hermoso poema y hermosas imágenes. Besos

    ResponderEliminar
  14. Un bello poema que me deja una huella verde en el corazón.
    Abrazo

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo