domingo, 20 de janeiro de 2019

Animais das lhas da Indonésia




As ilhas da Indonésia são conhecidas por altos níveis de biodiversidade e endemismo de animais e aves silvestres. As ilhas da Plataforma Sunda (Sumatra, Java, Bornéu e Bali) são o lar de alguns dos animais selvagens mais raros e únicos.

Hoje vamos apreciar alguns dos seus magníficos animais.

Animais das Ilhas da Indonésia


Babirusa
É um género de mamíferos da família Suidae que inclui os animais chamados babirussas. Os babirussas (Babyrousa babyrussa) são endémicos da Indonésia, onde podem ser encontrados nas ilhas Sula (Mangole e Taliabu) e em Buru. A espécie foi classificada como "vulnerável" pelo IUCN e listada pela agência de conservação ambiental dos EUA como "em perigo de extinção". Mede entre 85 cm e 105 cm de comprimento mais longa cauda de 27 cm a 32 cm, pesa cerca de 90 quilos e é onívoro. Os caninos superiores do macho emergem na vertical dos alvéolos do maxilar, penetra pela pele do nariz e então sai em curva para cima e na frente da face. Os caninos da mandíbula do macho também crescem por sobre a da face. Esta particularidade aparece no macho adulto (os caninos inferiores da fêmea ou estão ausentes ou muito reduzidos). Este tipo de dente levou as pessoas acharem que ele era parecido com um antílope por isso o seu nome (i.e. babi = porco e rusa = cervo). A função destes dentes é desconhecida. Eles são bastante frágeis, e facilmente se quebram, mas são raramente usados em combate entre machos.

Foto: Wikipedia_Author: Masteraah

Tigre da Sumatra
O tigre-de-sumatra (Panthera tigris sumatrae) é uma população de tigres que vive na ilha indonésia de Sumatra. Foi listado como Criticamente Ameaçado na Lista Vermelha da IUCN em 2008. O tigre da Sumatra é a única população sobrevivente do grupo de tigres das Ilhas da Sonda que incluía os agora extintos tigres de Bali e Javan. É a menor subespécie de tigre da actualidade. Os machos pesam entre 100 e 140 kg e medem entre 2,2 a 2,55 m de comprimento total da ponta do nariz até ponta da cauda, as fêmeas são relativamente menores e pesam entre 75 a 110 kg e medem de 2,15 a 2,30 m de comprimento total. Visualmente, além do tamanho, esta subespécie de tigre difere das outras por suas listras negras mais escuras e largas e seu corpo alaranjado em tom mais forte, quase marrom, para se camuflar melhor na floresta tropical densa, e possui um grande crescimento de pêlos longos nas bochechas.


Foto: Wikipedia_Author: Bernard Spragg. NZ


Dragão de Komodo
Dragão-de-komodo ou crocodilo-da-terra (Varanus komodoensis) é uma espécie de lagarto que vive nas ilhas de Komodo, Rinca, Gili Motang e Flores, na Indonésia. Pertence à família de lagartos-monitores Varanidae, e é a maior espécie de lagarto conhecida, chegando a atingir 40 cm de altura e 2–3 m de comprimento e até 166 kg de peso no caso dos maiores indivíduos. Foram descobertos por cientistas ocidentais em 1910. Na natureza, a sua área de distribuição contraiu devida a actividades humanas e estão listadas como espécie vulnerável pela UICN. Estão protegidos pela lei da Indonésia, e um parque nacional, o Parque Nacional de Komodo, foi fundado para ajudar os esforços de protecção. O dragão-de-komodo é conhecido, pelos nativos da ilha de Komodo, como ora, buaya darat (crocodilo da terra).


Foto: rangerrick.org

Maleo
O Macrocephalon maleo, Maleo é um megapodiídeo de tamanho médio (aproximadamente 55 cm), negro com pele facial amarela sem penas, íris castanho-avermelhada e abdômen rosa-salmão. A cabeça é ornamentada com um xoque negro. Os pés azul-acinzentados tem quatro longas garras afiadas, separadas por uma pele membranosa. Os sexos são quase idênticos com fêmeas ligeiramente menores e menos vistosas. É endémico das ilhas de Sulawesi e Buton, na Indonésia. É encontrado nas terras baixas tropicais e florestas nas colinas, mas tem ninhos nas áreas arenosas abertas, solos vulcânicos e praias que são aquecidas pelo sol ou energia geotérmica para incubação. Os ovos do Maleo são grandes, cerca de 5 vezes o tamanho daqueles de uma galinha doméstica. A fêmea coloca e cobre cada ovo em um buraco fundo na areia e permite a incubação ocorrer por aquecimento solar ou vulcânico. Depois que eles chocam, as jovens aves abrem seu caminho pela areia e se escondem na floresta, sendo capazes de voar e totalmente independentes. Desde 1972, esta espécie tem sido protegida pelo governo Indonésio. Devido à perda de habitat, alcance limitado, alta mortalidade das crias e sobre-caça em certas áreas, o Maleo está considerado como em Perigo na Lista Vermelha da UICN de Espécies Ameaçadas.


Foto: Kevin Shafer


Lóris-arlequin - Red-and-blue lory (Eos histrio)
É um papagaio pequeno, de cores impressionantes e endémico na Indonésia. A espécie habita uma única ilha, Karakelang, no arquipélago indonésio. Devido à perda de habitat e à sua captura para comércio, sofreu um imenso declínio da sua população. Está classificado como em perigo na Lista da UICN.

Foto: Wikipedia_ Author: Ecos-histrio


Calau-rugoso - knobbed hornbill (Rhyticeros cassidix)
O Calau-rugoso é uma ave endémica da Indonésia, sendo também conhecido como Calau-Sulawesi-enrugado. É o símbolo da fauna da província de Sulawesi do Sul. O macho tem face ruiva com lustre e pescoço ruivos, os olhos são laranja-vermelho, e possui um capacete avermelhado na parte superior do seu grande bico. A fêmea tem uma face negra e pescoço também negro, com um capacete amarelo e seus olhos são castanhos. Está considerado como vulnerável na Lista Vermelha da IUCN de espécies ameaçadas.


Foto: Wikipedia_Author. T. R. Shankar Raman


Siau Island tarsier (Tarsius tumpara)
Os Társios são um género de macacos primatas, pertencentes à família Tarsiidae, são os menor primatas do mundo. Os Társius Tumpara são uma espécie de társios da pequena ilha vulcânica de Siau. Tal como os outros társios, são animais pequenos, com olhos muito enormes, cada globo ocular tem aproximadamente 16 mm de diâmetro e é tão largo quanto seu cérebro inteiro, possuem membros posteriores bastante alongados, de fato, os seus pés possuem tarsos extremamente alongados, os quais emprestam o nome ao animal. A cabeça e o corpo medem juntos entre 10 e 15 cm de comprimento, porém os membros posteriores medem o dobro (incluindo os pés). Apresentam uma longa cauda nua e fina, com um tufo de pelos na ponta. O Tarsius tumpara, é considerado como "criticamente ameaçado" e está listado entre os 25 primatas mais ameaçados pela Conservação Internacional e pela IUCN/SCC Primate Specialist Group.


Foto: Wikipedia_Author:Sakurai Midori


Fontes e Fotos: Wikipedia


25 comentários:

  1. Sempre a aprender...
    Obrigada Maria por procurares e partilhares tanta beleza.
    Beijo e bom domingo.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia. Aprecio este seu interesse pela natureza e afins :))

    Hoje:- Na incerteza da minha alma abandonada

    Bjos
    Votos de um óptimo Domingo (:

    ResponderEliminar
  3. Que lindas imagens deste animais tão magníficos e raros com informações fabulosas
    Um feliz domingo
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Bonito pots, muy didáctico y bien ilustrado con fotos de animales.

    Saludos.

    ResponderEliminar
  5. Hola amiga que hermosa entrada todos los animales son muy bellos, una hermosa entrada. Abrazos feliz domingo.

    ResponderEliminar
  6. As tuas fotos sao sempre lindas e as tuas explicaçoes mt bem escritas obrigada pela partilha bjs

    ResponderEliminar
  7. Great animals. In Bali, I only saw butterflies, birds, monkeys and dolphins. Fortunately, I didn't see tigers. Everything nice for the coming week.
    Hugs!

    ResponderEliminar
  8. Um artigo excelente. Não conhecia muitos dos factos aqui relatados sobre estes animais tão estranhos. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Beautiful animals and birds. Greetings.

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde Maria,
    Animais lindos onde impera a beleza e a diversidade.
    O tigre da Sumarta é o meu preferido.
    Beijinhos e bom domingo.
    Ailime

    ResponderEliminar
  11. Excelente postagem!
    Eu adoro animais, gosto imenso de os ver e ler a respeito.
    Acredita que não me cano de ir ao Jardim Zoológico? Pode até parecer infantil... mas sou assim... 😊

    Bom final de Domingo e boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
  12. Menuda tropa, Maria!!! El Dragon da un poco de yuyu.
    Saludos.

    ResponderEliminar
  13. Interesantes y bonitos animales. Una pena que estén en extinción. Besitos.

    ResponderEliminar
  14. Aprecio muito este seu gosto, mas tem animais que tem muito medo deles!:)

    Beijos e uma boa noite!

    ResponderEliminar
  15. Unos animales bellos aunque algunos con una belleza un tanto peculiar.


    Saludos.

    ResponderEliminar
  16. OI MARIA!
    INFORMAÇÕES PRECIOSAS NOS PASSAS ALÉM DA PREOCUPAÇÃO EM SABER QUE ESTAS MARAVILHAS DA NATUREZA ESTÃO SUJEITAS A EXTINÇÃO.
    ABRÇS https://zilanicelia.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  17. A diversidade natural das muitas ilhas na Indonésia é extraordinária.
    Bjs, boa semana

    ResponderEliminar
  18. O tigre e os "passarinhos" são os que gosto mais.
    Bjs e boa semana!

    ResponderEliminar
  19. Muito interessante e didáctico este seu post.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  20. Many thanks for this informative post.
    They are all wonderful, but the tiger is my favourite - magnificent animal.

    All the best Jan

    ResponderEliminar
  21. Hello, Maria! I like your post very much! All the animals are very interesting and the birds are very beautiful :-)Have a lovely new week!

    ResponderEliminar
  22. Essa variedade de tigre é linda. Os pássaros também me encantam.
    O dragão de Komodo, quando vi pela primeira vez, me espantou pelo perigo da mordida (acho que não era veneno, mas a quantidade de bactérias que ele tem na boca).

    ResponderEliminar
  23. Hello Maria,
    really gorgeous to see these beautiful animals.
    The birds are very nice, but the tiger is really fantastic! I love these wild cats and they are so beautiful in coat. Awesome.
    A very nice post.
    Greetings and a hug,
    Helma

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo