08/07/2013

Natureza - Plantas diferentes, Raras e belas




A natureza sempre tem algo para nos encantar e surpreender. Hoje vamos conhecer algumas das plantas mais estranhas e bizarras do Mundo.

Dracunculus vulgaris
É nativa da região dos Balcãs, estendendo-se até a Grécia, Creta e as ilhas do Egeu, e também para as partes do sudoeste da Anatólia. É conhecida também por Dragão Arum, o Arum Preto, o Voodoo Lily, a Cobra Lily, a Lily Stink, o Dragão Negro, o Lily Preto, e na Grécia como Drakondia. A espécie é caracterizada por uma grande espigão roxo e tem um cheiro muito desagradável.



Buddha's hand, Citrus medica
Buddha's hand, (Mão de Buda), pensasse ser originária do Nordeste da Índia ou China. A variedade Citrus medica, é um arbusto ou pequena árvore com galhos longos e irregulares cobertas de espinhos. As suas folhas grandes, oblongas são verde pálido e crescem cerca de quatro a seis centímetros. As flores são brancas tingidas com púrpura e crescem em cachos perfumados, o fruto é dividido por secções.




Strongylodon macrobotrys
Strongylodon macrobotrys, (trepadeira-jade) é uma trepadeira vigorosa, perene, de ramos lenhosos, que pode alcançar muitos metros de altura. Nativa das florestas tropicais das Filipinas, é uma a espécie de leguminosa com hastes que podem atingir até 18 m de comprimento. 
 




Clathrus ruber
Clathrus ruber, é uma espécie de fungo na família stinkhorn. É comumente conhecido como o stinkhorn treliça, a cesta stinkhorn, ou a gaiola vermelha, aludindo aos corpos de fruto marcantes que são em forma um pouco como uma esfera oca redonda ou oval com ramos entrelaçados ou entrelaçado. Apesar de ser considerado principalmente uma espécie da Europa, C. ruber foi introduzido para outras áreas, e agora tem uma grande distribuição, que inclui o norte da África, Ásia, Austrália e América do Norte e do Sul.
 



Amorphophallus titanum O jarro-titã, flor-cadáver ou titan arum é a maior e mais malcheirosa "flor" do mundo. Trata-se de fato, não de uma flor, mas de uma inflorescência apelidada de espádice. Quando desabrocha, ela chega a atingir três metros de altura e pode pesar até 75 quilogramas. Exala um forte odor que atrai insetos carniceiros (principalmente besouros), por isso a fama de maior planta carnívora do mundo. Pode viver até 40 anos, mas só floresce duas ou três vezes. 




Hericium
Hericium é um género de cogumelos comestíveis na família Hericiaceae. Espécies deste gênero são brancas e carnudas e crescer em madeira morta ou que está a morrer. Na China e no Japão, as espécie de Hericium são altamente valorizadas peçlas suas propriedades medicinais, em particular, H. erinaceus que é usada na medicina tradicional chinesa.




Welwitschia mirabilis
Esteticamente esta planta não é das mais bonitas, esta tem a particularidade de ter uma longevidade estimada entre 1000 e 2000 anos e poder sobreviver até cinco anos sem chuva. É considerada um fóssil vivo.




Hydnora africana
Esta rara planta que habita os desertos áridos da África do Sul, não produz clorofila, é uma planta parasita alimentando-se das raízes de outras espécies de plantas. Cresce totalmente por baixo do solo, como uma rede de raízes, emergindo apenas à superfície uma flor suculenta e com odor fétido, que cresce de 10 a 15cm, e que serve para atrair seus principais polinizadores: besouros. Uma vez dentro das flores, os besouros são aprisionados por um curto perido de tempo e então liberados.




Nepenthes attenboroughii
É uma espécie de planta carnívora que mede até 1,5 m de altura, e que foi descoberta na região central das Filipinas. Está entre as maiores plantas carnívoras conhecidas e produz armadilhas espetaculares, capazes de aprisionar não apenas insetos, mas também roedores do tamanho de ratos. 




L.Rafflesia arnoldii
Nativa das ilhas de Sumatra e Bornéu, na Indonésia, é famosa por produzir a maior flor do mundo, que pode atingir 106 cm de diâmetro e pesar até 11 kg. A flor da Rafflesia arnoldii produz uma substância que atrai insetos, que ficam presos no liquido pegajoso permitindo que a planta se alimente deles. É popularmente conhecida como "flor-monstro", devido ao seu tamanho. O vegetal é um parasita, não possui folhas, caule, raiz, e nem realiza fotossíntese, que sobrevive sugando nutrientes das raízes de uma árvore chamada Tetrastigma. Exala um odor semelhante a de carne podre, que atrai moscas, sendo este o inseto responsável por sua polinização.




Ceropegia
Natural de Província do Cabo na África do Sul, Ceropegia haygarthii é uma trepadeira com folhas ovais e uma profusão de flores pequenas brancos e rosada. Cada flor tem um tubo roxo-manchado que se alarga em direção ao topo e termina em 5 segmentos abruptamente estreitados cujas pontas finas são torcidos juntos numa longa estrutura com um botão peludo no final.




Fontes e Fotos: Wikipedia; 3.bp.blogspot.com; www.bubblews.com; www.sprig.co.za; outros net

"A natureza é grande nas coisas grandes e grandíssima nas pequeninas." (Saint-Pierre)

16 comentários:

  1. Bom dia e boa semana
    Mais uma viagem no mundo das flores. Quanta beleza diferente da que estamos habituados.
    Deus vai oferecendo quadros de grande beleza e variedade.
    Felizes todos os que sabem admirar e amar estas maravilhas.

    ResponderEliminar
  2. Que beleza de flores e plantas eu encontrei nesta tua postagem!! Gostei imenso!! Beijinhos e uma excelente semana para ti!! http://mafaldinhaarte.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Um verdadeiro espetáculo e show! A natureza é isso! beijos,chica

    ResponderEliminar
  4. Olá Maria como vai minha amiga? Grata por mais uma deslumbrante partilha! Lindas, extraordinárias flores! E ainda há quem não acredito no nosso Supremo Criador! Beijinhos desejando-lhe uma semana bem tranquila. Ailime

    ResponderEliminar
  5. oi minha amiga,

    são bem exóticas,
    prefiro as mais singelas e delicadas...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Minha querida adorei as fotos, mas adorei a flor da segunda foto.
    eu tenho a foto de um fungo igual ao da 5ª foto só não tem é a mosca, heheh, encontrei aqui na floresta junto de minha casa, um destes dias envio-te por mail para veres.

    boa semana querida

    beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  7. Ola amiga:
    Cada uma mais bizarra que a outra, mas a Hericium, me pareceu uma macarronada, kkkkkk
    Surpreendente, adorei.
    beijos,
    Léah

    ResponderEliminar
  8. Apesar de diferentes daquilo que nos estamos habituados/das eu achei fantástico, qualquer uma delas tem uma beleza muito própria....!!!
    bj
    anacosta

    ResponderEliminar
  9. Maria, Querida

    Um trabalho que é um Tratado Botânico, além de ser delicioso ao olhar.
    Ganhar-se-ia imenso na contemplação destes Espécimes; alguns, nunca os havia visto (confesso).
    Parabéns pelo contributo.

    Beijos


    SOL

    ResponderEliminar
  10. Minha querida Maria

    Mais uma viagem encantadora com imagens maravilhosas.


    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar


  11. Todos os dias Deus nos dá um momento em que
    é possível mudar tudo que nos deixa infeliz
    e tristes.
    Para isso precismos ter esperança e acima de
    tudo muita fé .
    Com esperança e fé tudo pode mudar dentro de nos
    as coisas boas começa acontecer mudando toda nossa existência.
    Esse é um instante mágico quando passamos a ter fé porque Deus
    vem habitar dentro do nosso coração.
    Beijos no coração,Evanir.

    ResponderEliminar
  12. Oi amiga, que encantador, adorei!
    Tenha uma ótima semana, beijos!

    ResponderEliminar
  13. Olá Maria!
    Que bela viagem eu fiz...fiquei fascinada com essas estranhas criaturas! Um bom trabalho, parabéns!
    Abraços.
    M. Emília

    ResponderEliminar
  14. Aquele fóssil vivo é uma maravilha!
    Gostei muito desta postagem. Adorei!
    Beijinho, Maria.

    ResponderEliminar
  15. Oi amiga, vim lhe desejar uma ótima semana, beijos!!

    ResponderEliminar
  16. Belas flores...Espectacular....
    Cumprimentos

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo