23/11/2011

Alsácia - Beleza e Tradição


Ruas cheias de flores, casas tradicionais de cores vivas e que nos transportam até ao tempo medieval e paisagens de encanto. Hoje vamos divagar pelos caminhos da Alsácia.




A Alsácia situa-se no nordeste da França, sendo delimitada pelas Montanhas de Vosges a oeste e pelo rio Reno e pela Floresta Negra da Alemanha a leste. O seu encanto para além da beleza natural, está em grande parte também ligado à riqueza do seu património cultural: castelos, fortes, igrejas, museus, belas casas de madeira e aldeias pitorescas.

O símbolo da Alsácia é a cegonha, pássaro que, segundo as histórias contadas às crianças, trazia os bebés às famílias. Quase extinta na região há vinte anos, ela foi reintroduzida e começa a repovoar os telhados das igrejas e o céu da Alsácia.




Ao pé das vertentes arborizadas dos Vosges dominadas por misteriosos castelos, a Alsácia mostra as suas mais belas aldeias vitícolas. Um traço comum a todos os povoados é uma arquitectura com muitos pormenores marcados pela cultura do vinho, com pátios interiores e outras estruturas funcionais requeridas por habitações rurais para apoiar os trabalhos vitivinícolas. Possui diversas florestas, principalmente nos Vosges e no Bas-Rhin (floresta de Haguenau).




As cidades da alsácia, pequenas ou grandes são, possuem um charme muito especial. Cercadas com recintos de muralhas, que abrigam acolhedoras pousadas históricas, ruas encantadores e muitas casas que ainda conservam a traça e estruturas medievais ou renascentistas e que se encontram impecavelmente preservadas.




A cultura do vinho na Alsácia remonta a uma época anterior à conquista romana. Com mais de 170 quilómetros, a Rota dos Vinhos de Alsácia serpenteia de Norte a Sul a través das colinas do vinhedo, por paisagens deslumbrantes, vilas medievais, igrejas românicas e da Renascença.




RIBEAUVILLÉ
Ribeauvillé é parcialmente cercado por muralhas antigas. Tem várias casas medievais e duas igrejas antigas, São Gregório e Santo Agostinho. A cidade contém uma valiosa colecção de antiguidades.




Perto da cidade encontram-se as ruínas de três castelos famosos, Ulrichsburg, Girsberger e Hohrappoltstein, que pertenciam aos senhores de Rappoltstein.

EGUISHEIM
Eguisheim é ocupada de maneira permanente desde a pré-história, sendo a sua arquitectura um exemplo de preservação. O nome da cidade "Egenesheim", no século X, significa "habitação de Egino", nome germânico. A povoação dispõe-se de forma concêntrica em torno do castelo do século XIII, restaurado no final do século XIX. Ruas estreitas em paralelepípedos, recantos simpáticos, fileiras de casas medievais com os seus telhados em bico ou lindos pátios interiores, deslumbram quem a visita.




COLMAR
Colmar cognominada a Pequena Veneza do leste, situa-se numa paisagem relativamente plana, banhada pelo rio Lauch, a aproximadamente 20 km a leste do Reno. É a terceira maior cidade da Alsácia, após Estrasburgo e Mulhouse. A cidade de Colmar foi fundada no século IX, sendo-lhe outorgado o status de Cidade Imperial Livre do Sacro Império Romano-Germânico em 1226. Em 1834, nasceu em Colmar Frédéric Auguste Bartholdi, criador da famosa Estátua da Liberdade, localizada na cidade de Nova York. O Centro histórico de Colmar com as suas casas e edifícios de estilo gótico e renascentista alemão, extremamente bem preservados, é de grande beleza e charme.




RIQUEWIHT
Riquewihr situa-se perto de Colmar. Cidade desde 1320 é protegida por muralhas, das quais faz parte o dolder, uma torre erigida em 1291 que vigia as muralhas da extremidade superior da cidade.




STRASBOURG
A cidade foi fundada pelos romanos em 12 a.C. No século 17, foi conquistada por Luís XIV. Em 1870, foi ocupada pela Alemanha que manteve o controle da cidade até a Primeira Guerra Mundial. O seu centro histórico foi considerado património mundial da humanidade pela UNESCO em 1988.
A cidade é também conhecida como uma das capitais da Europa, devido às inúmeras instituições europeias que ela abriga, entre as quais o Conselho da Europa, o Parlamento europeu (dividido com Bruxelas) e a Corte Europeia dos Direitos Humanos, sem esquecer a cadeia de televisão binacional franco-germânica Arte.




Fontes: Wikipedia; pt.franceguide.com/; http://www.almadeviajante.com/; http://www.visit-alsace.com/; http://www.photos-alsace-lorraine.com/; outros

* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.

Poderá ver este post completo no meu blogue de viagens “Viajar é alargar os nossos Horizontes” em: Alsacia - Beleza e Tradição 

12 comentários:

  1. Que paisagens fabulosas!
    Como gostaria de conhecer! As ruas são tão pitorescas! Talvez um dia...
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Que sonho e encanto de lugar!Adorei!!!beijos,tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  3. Maria, obrigada pela partilha, cidades lindas de facto, onde a beleza natural, os castelos, as flores, todo um conjunto que nos faz sonhar...

    beijinhos
    oa.s

    ResponderEliminar
  4. Como está, minha boa amiga! Saudades.

    Encantei-me com esta viagem. Maravilhosas paisagens... Um sonho lindo!

    Beijinhos e obrigada pela oportunidade.

    ResponderEliminar
  5. Lindas fotos Maria!!!

    Como é bom viajar aqui no seu blog....pelas fotos ficamos encantados!!!

    1 beijo Maria

    Lídia

    ResponderEliminar
  6. Querida amiga.O que eu faço sempre que aqui venho é "Divagar" cada momento e olhar todo o trabalho de pesquisa feito para nos encantar,em palavras e fotos,e para além do conhecimento.
    Beijinho fique bem

    ResponderEliminar
  7. Ui Maria que viagem maravilhosa, como eu gostava de conhecer!!! Como é bom ver tudo tão bem cuidado.
    Obrigada amiga por esta belissima viagem.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Mais uma lição de história, em jeito de viagem
    por França....Fotos lindissimas...locais que
    dá vontade de conhecer,,,...
    Beijo

    ResponderEliminar
  9. Querida Maria, gratidão pela viagem maravilhosa que acabo de fazer e conhecer um pouco da historia dessas lindas cidades!
    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  10. Querida que maravilha! que lição de história.Através da narrativa e das lindas fotos fiz uma viagem fantástica.Amei.
    Adoro ,cultura,arte e história.Parabéns amiga.Te superastes.Saio daqui fascinada.
    Bjs no coração. Eloah

    ResponderEliminar
  11. Maravilhosa viagem...beijo Lisette.

    ResponderEliminar
  12. Querida Maria:
    Magnífica esta viagem na sua companhia. Visitei lugares lindos!
    Um abraço grande.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo