17/08/2011

Belmonte


Portugal tem localidades com paisagens lindíssimas e um património histórico fascinante. Em Junho fui até à região da Serra da Estrela e fomos visitar Belmonte, fiquei encantada. Hoje levo-os comigo a visitar esta histórica Vila .




A vila de Belmonte situa-se no Distrito de Castelo Branco, no panorâmico Monte da Esperança (antigos Montes Crestados). A história da vila remonta ao século XII, quando o concelho municipal recebeu foral de D. Sancho I em 1199. Dado se tratar de uma zona de fronteira com o Reino de Leão, iniciou-se nessa altura a construção de um reduto fortificado que nos finais do século XIII, a pedido do Bispo de Coimbra, a cujo senhorio pertencia, é transformado em castelo. Aqui nasceu o filho de Fernão Cabral, alcaide-mor de Belmonte, Pedro Álvares Cabral que em 1500, comandou a 2ª. Armada à Índia e durante a sua missão descobriu o Brasil.




Cuidada, limpa e com ruas que nos fazem lembrar outros tempos, dá prazer passear pelo seu centro histórico e ir apreciando cada recanto.




Do Património edificado em Belmonte saliento:

■ Castelo de Belmonte
Em posição dominante sobre uma elevação à margem esquerda do rio Zêzere, este castelo medieval tem a sua história ligada à dos descobrimentos portugueses e à do Brasil, uma vez que os seus Alcaides pertenciam à família do navegador Pedro Álvares Cabral. É formado pela Torre de Menagem, vestígios da antiga alcaidaría (Paço dos Cabrais) e um moderno anfiteatro ao ar livre, rodeado por imponentes muralhas.




Da lindíssima janela Manuelina a vista é deslumbrante e pode-se contemplar a Serra da Estrela em toda a sua extensão.




■ Capelas de St. António e do Calvário de Belmonte
Na capela de Santo António que se pensa ser a mais antiga (séc. XI/XVII), encontra-se um brasão com as armas das famílias Queiroz, Gouveia e Cabral. A Capela do Calvário data do século XIX.




Á direita das capelas encontra-se a cruz de madeira de Pau Santo do Brasil (réplica da que foi mandada levantar por Cabral na 1ª missa celebrada no Brasil), oferecida nos anos 50 pelo presidente brasileiro Kubichek de Oliveira.




■ Igreja de S. Tiago
Templo românico do século XIII, foi sofrendo alterações ao longo dos tempos. No século XIV é construída a Capela de Nossa Senhora da Piedade. O altar lateral, também conhecido por capela de N.ª Sr.ª da Piedade, constitui uma preciosa peça gótica com capitéis finamente trabalhados, e onde se guarda o túmulo de Maria Gil Cabral, fundadora da capela nos finais do séc. XIV.




■ Panteão dos Cabrais e Torre Sineira
Em finais do século XV é anexada à Igreja de São Tiago o Panteão dos Cabrais. Restaurado no século XVII, encontra-se lá o túmulo com os restos mortais de Pedro Álvares Cabral, bem como de outros elementos desta ilustre família. No século XVIII, a sua fachada é remodelada e a torre sineira é erigida.




■ Museu Judaico de Belmonte
Foi inaugurado a 17 de Abril de 2005. Retrata a longa história da comunidade judaica na região, que resistiu a longos anos e séculos de perseguição religiosa. É o primeiro museu deste género em Portugal, localizado no último reduto da comunidade criptojudaica aí instalada por volta do século XV.

■ Ecomuseu do Zêzere
Museu também conhecido como "Tulha dos Cabrais", por se encontrar num edifício do século XVIII onde eram guardadas as rendas da família Cabral é dedicado à história do Rio Zêzere, à sua fauna e flora.




■ Igreja Matriz de Belmonte
Construção recente dos anos 40, alberga a imagem quatrocentista de Nossa Senhora da Esperança, que segundo a tradição acompanhou Pedro Álvares Cabral na viagem da descoberta do Brasil.

■ Museu dos Descobrimentos
O Museu dos Descobrimentos “À Descoberta do Novo Mundo”, é um espaço interactivo, com recurso às novas tecnologias multimédia, dedicado às descobertas marítimas e em especial à viagem de Pedro Álvares Cabral ao Brasil. Está espectacular!




■ Museu do Azeite
Instalado no antigo Lagar de Azeite, onde lhe é dado a conhecer o processo de fabricação do azeite.

■ Sinagoga de Belmonte
A Sinagoga Bet Eliahu, a Casa de Elias, foi projetada pelo arquiteto Neves Dias sendo inaugurada em 1997.

Onde pode Dormir:

■ HOTEL BELSOL – Tudo impecável, desde o quarto, à limpeza, comida e um atendimento profissional e acolhedor. Recomendo.




Gastronomia
Relativamente à Gastronomia é de referir Cabrito assado, ensopado de cabrito, bolo de canela, filhós e biscoitos.

Esta vila encantadora alia a sua beleza paisagística a toda a envolvente histórica, tornando este local uma visita obrigatória.

Vá visitar, Vale a pena.

Fontes: wikipedia; http://www.cm-belmonte.pt/; www.guiadacidade.pt/; http://www.igogo.pt/; http://www.igespar.pt/
Fotos: Pessoais



Poderá ver este post completo no meu blogue de viagens “Viajar é alargar os nossos Horizontes” em: Belmonte

18 comentários:

  1. Já aqui estou. Gostei do passeio, desnecessário será dizer.
    Aceitarei sempre o convite para ir passear.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. olá Maria, obrigada por me da essas lindas imagens de portugal. tão lindas como você, bju terê.

    ResponderEliminar
  3. Fotos que gratificam o olhar.Um abraço, Yayá.

    ResponderEliminar
  4. Oi Maria,
    Que belos lugares para se conhecer, pena que estou do outro lado do oceano.
    Ótima semana e bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá, Maria. Que maravilha passar por aqui e conhecer um pouco de Portugal. Belas imagens! Uma verdadeira aula de história. Obrigada amiga pelo seu carinho e visita. Fico muito feliz. Bjos no seu coração. Tenha uma linda quarta- feira!

    ResponderEliminar
  6. Prezada amiga,
    Como foi bom fazer esse tour, e conhecer um pouco mais sobre nossas origens!
    Uma verdadeira aula de história que ficará marcado em nossas memórias.
    As imagens são lindas, e toda a arquitetura do local, faz juz à grandeza da nação portuguesa e seus heróis.
    Beijos, um abraço afetuoso.

    ResponderEliminar
  7. Que lugares lindos, Maria...


    Beijo

    ResponderEliminar
  8. Que espetáculo de lugar.Lindas imagens!beijos,tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  9. Vivi 25 anos na Covilhã...,visitei Belmonte...mas
    confesso que só agora tomei conhecimento de tanta
    beleza que há por lá....Foi uma viagem muito
    proveitosa....
    Beijo

    ResponderEliminar
  10. Maria,suas postagens me fascinam cada vez mais!Como é lindo Belmonte!Adorei as imagens e o castelo...UAU!Que beleza de construção antiga!Parabéns,amiga!Bjs,

    ResponderEliminar
  11. oi querida Maria, venho te agradecer e ao mesmo te visitar, Portugal tem lugares lindos que vale a pena serem visitados.Um abraço carinhoso Celina

    ResponderEliminar
  12. Belíssimo acervo de fotos e texto que aguça nossa curiosidade em conhecer tão espetacular cidade. Parabéns pelo post e pelo blogue. JAIR.

    ResponderEliminar
  13. Olá Maria,
    Adorei este passeio. Não somente enriquecedor,
    mas altamente prazeroso.
    Fiquei encantada e com vontade de conhecer pessoalmente.
    Obrigada por partilhar.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  14. Maria, minha querida, estou aqui... maravilhada!
    Desnecessário - mas faço questão de dizer - que essas fotos acompanhadas do seu texto pormenorizado atraem demais a nossa atenção e, óbvio, a vontade de conhecer Belmonte.
    Obrigada pela visita e uma semana linda!!!

    ResponderEliminar
  15. Maria querida
    Perante estas imagens que posso eu dizer? que sinto saudades de lá voltar, pois a última vez que lá estive foi á uns 19 anos. Obrigado querida por me fazeres reviver algo que adorei.
    Lindas imagens.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  16. MARIA, esta cidade merece uma visita. Bastante histórica e bonita de se ver.

    Paloma

    ResponderEliminar
  17. Que maravilhas estes lugares... Belmonte, até o nome é lindo...dá uma vontade de visitar...fiquei encantada com as construções de pedras...adoro...
    Bom dia querida...beijos
    Valéria

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo