03/11/2010

Paisagem Cultural de Sintra - Património da Humanidade




O nosso país tem belíssimos monumentos, cidades maravilhosas e paisagens sublimes que merecem ser visitadas e admiradas, mas como nem sempre é possível viajar, pelo menos podemos apreciar em fotografia, alguns desses locais espectaculares e que foram considerados pela "Unesco" como “Património da Humanidade”.

Património português classificado pela UNESCO como Património da Humanidade:

Hoje vou apresentar: Sintra, que foi classificada Património Mundial, no âmbito da categoria “Paisagem Cultural”, no dia 6 de Dezembro de 1995

Foto: Pessoal

Lindíssima vila no sopé da Serra do mesmo nome, as suas características únicas fizeram com que a UNESCO ao classificá-la como património mundial fosse obrigada a criar uma categoria específica para o efeito – a de “paisagem cultural” – que desta forma considera tanto a riqueza natural como o património construído na vila e na serra.


 Foto: Pessoal


Sintra, cuja mais antiga forma medieval conhecida "Suntria" apontará para o indo-europeu “astro luminoso” ou “sol”, terá sido designada por Varrão e Columela como Monte Sagrado. Ptolomeu registou-a como a "Serra da Lua" e o geógrafo árabe Al-Bacr, no século X, caracterizou Sintra como «permanentemente mergulhada numa bruma que se não dissipa».


Foto: Pessoal

Desde tempos remotos, que a atmosfera poética e romântica de Sintra atrai numerosos artistas humanistas. O seu prestígio ficou registado nas quintas de recreio em redor da Vila e nos ideais românticos que se traduzem na remodelação ou construção de quintas e palacetes.



 Fotos: Pessoais

Na segunda metade do século XIX, Sintra adquiriu um estatuto de vila burguesa essencialmente consagrada ao prazer e ao ócio, constituindo-se então vários hotéis e pensões imortalizados através da pena de afamados escritores da época. Simultaneamente, na sua periferia instala-se gente de grandes recursos económicos, trazendo novidades arquitectónicas.

Em Sintra é imprescindível visitar:

O Castelo dos Mouros
Construído durante o período de dominação árabe. Erguido sobre um maciço rochoso, isolado num dos cumes da serra de Sintra, na Estremadura, do alto das suas muralhas descortina-se uma vista privilegiada de toda a sua envolvência rural que se estende até ao oceano Atlântico.


Foto: Pessoal


Palácio Nacional da Pena
Representa uma das melhores expressões do Romantismo arquitectónico do século XIX no mundo. Em 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal, sendo aliás o primeiro palácio romântico da Europa.


 Foto: Pessoal

O Palácio remonta a 1839, quando o rei consorte D. Fernando II de Saxe Coburgo-Gotha (1816-1885) adquiriu as ruínas do Mosteiro Jerónimo de Nossa Senhora da Pena e iniciou a sua adaptação a palacete, segundo a sua apurada sensibilidade de romântico.


 Foto: Pessoal

Chamado a dirigir as obras, o Barão de Eschewege levou à pratica as intenções revivalistas do soberano, erguendo em torno das ruínas entretanto restauradas um magestoso «pastiche» inspirado nos palácios e castelos da Baviera. Quase todo o Palácio assenta em enormes rochedos, e a mistura de estilos que ostenta (neogótico, neomanuelino, neo-islâmico, neo-renascentista, com outras sugestões artísticas como a indiana) é verdadeiramente intencional, na medida em que a mentalidade romântica do século XIX dedicava um fascínio invulgar ao exotismo.


Foto: www.ezimut.com

O Palácio e o Parque foram idealizados e concretizados como um todo. Do Palácio, o visitante avista um manto de arvoredo que ocupa mais de 200 hectares, constituindo assim o Parque da Pena. Este parque tem percursos e passeios lindíssimos, com inúmeras construções de jardins lá existentes.


 Foto:Pessoal


Palácio da Regaleira
O Palácio da Regaleira é o edifício principal e o nome mais comum da Quinta da Regaleira. Também é designado Palácio do Monteiro dos Milhões, denominação esta associada à alcunha do seu primeiro proprietário, António Augusto Carvalho Monteiro.

 Foto: Pessoal

O palácio está situado na encosta da serra e a escassa distância do Centro Histórico de Sintra estando classificado como Imóvel de Interesse Público desde 2002.

Foto: Pessoal

É um dos mais marcantes exemplos de arquitectura revivalista no país, privilegiando o neomanuelino e com influências camonianas. É célebre por em muitos dos seus elementos arquitectónicos, ter sinais de ritos e concepções maçónicas. Um dos locais mais emblemátiocs da quinta é sem sombra de dúvida o Poço Iniciático, invocando a aventura dos Cavaleiros Templários, ou os ideais dos mestres da Maçonaria. Trata-se de uma galeria subterrânea em espiral, de 27 metros, por onde se descem nove patamares até às profundezas da terra.



A Quinta da Regaleira é um lugar de mistério, com alma própria, ela encerra muitos segredos, pois está repleta de símbolos mitológicos e esotéricos, estátuas de deuses, poços iniciáticos, jardins e grutas. É uma incrível viagem no tempo. Se quiser conhecer um pouco mais sobre esta maravilhosa quinta, dê uma visitinha por:  Quinta da Regaleira - Sintra


Foto: Pessoal

Palácio e Jardins de Monserrate
Palacete romântico cujo projecto se deve ao arquitecto James Knowles Jr., 1858. construído no terceiro quartel do século XIX, por iniciativa de Francis Cook, visconde de Monserrate.

Foto: www.trekearth.com_Copyright_Aires dos Santos

O projecto do Palácio de Monserrate incluiu ainda a criação do rico Parque de Monserrate, em que a flora natural da serra de Sintra se uniu às plantas exóticas, aí plantadas para recriar na perfeição o ambiente romântico. A elaboração dos jardins foi entregue ao pintor William Stockdale, ao botânico William Nevill, e a James Burt, mestre jardineiro.


Palácio Nacional de Sintra
Também conhecido por Paço Real ou Palácio da Vila, fica situado no Centro histórico de Sintra e foi provavelmente construído pelos mulçumanos, mas desde o inicio que a monarquia portuguesa, fez do Palácio Nacional de Sintra a sua morada. Foram várias as mudanças efectuadas no Palácio, mas a mais marcante foi a de D. João I que o reconstruiu por inteiro e a de D. Manuel I que acrescentou a ala manuelina. As suas principais salas são: Sala dos Archeiros; Sala dos Cisnes, Quarto de Hóspedes, Sala Árabe; Sala Chinesa; Quarto de Afonso VI; Sala das Armas ou dos Brasões; Sala das Pegas e a Capela. Um Ex-libris deste Paço é sem dúvida a sua Cozinha, com enormes chaminés cónicas (33 metros de altura), fornos e toda a equipagem de cozinha.


Foto: Net

A “Vila Velha”, construída numa zona de maior declive, no sopé da Serra, ” desenvolve-se entre o Palácio Nacional, antigo Paço Real, e a própria Serra. No Centro Histórico, permanecem muitos edifícios e vestígios de várias épocas e movimentos culturais. Circunscreve uma área abrangente de património diverso, desde igrejas, capelas e ermidas, bosques e fontes multiplicando-se os palacetes, casas senhoriais e chalets isolados por uma exuberante vegetação e por muros cobertos de musgo e fetos, que a sombra e o clima húmido ajudam a crescer. Esta vegetação faz parte integrante da imagem e da especificidade do Centro Histórico de Sintra.


 Foto: Pessoal


Sintra é um lugar de magia e mistério, com os seus palácios e casas senhoriais, magnificas igrejas e monumentos, encostas de um verde luxuriante, jardins e parques exóticos, um lugar maravilhoso, que merece sem sombra de dúvida uma visita.



Fontes e Fotos : http://www.destinosdeviagem.com/; http://www.igespar.pt/; http://pt.wikipedia.org/; http://www.cm-sintra.pt/; http://www.culturaonline.pt/; www.trekearth.com; www.Flickr.com; www.Panoramio.com; http://olhares.aeiou.pt/; outros net; pessoais

Poderá ver este post completo no meu blogue de viagens “Viajar é alargar os nossos Horizontes” em: Paisagem Cultural de Sintra - Património da Humanidade

13 comentários:

  1. Sem, dúvida um lugar que é pura poesia, onde a arquitetura se integra à natureza e nos maravilha! Que seja sempre preservado.

    ResponderEliminar
  2. Maria minha querida... que lugar magnífico... amei conhecer junto com voce estes lugares tão lindos de Sintra...
    Doce dia amiga... beijos...
    Valéria

    ResponderEliminar
  3. Conheço bem Sintra , é um local mágico!
    Adorei as belíssimas fotografias, hoje a minha amiga que sempre tem aqui imagens espectaculares, excedeu-se , parabéns um post muito bem feito!


    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Neste exato momento, acabo de fazer um belíssimo passeio por um lugar maravilhoso chamado SINTRA, considerado Patrimônio Mundial da Humanidade, localizado em Portugal. Tudo isso, graças a amabilidade da nossa querida amiga Maria. Muito obrigado e que DEUS te abençoe.

    Beijos,

    Furtado.

    ResponderEliminar
  5. Documentação fantástica....Só conheço bem
    a Quinta da Regaleira, mas tem aqui locais
    maravilhosos, que apetece ir já visitar...
    Foi uma viagem maravilhosa...
    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Querida amiga, para mim que vivo em São Paulo, essa paisagem é quase surreal. Aqui olhamos para cima e para os lados e só se vêem prédios, é uma cidade feita de concreto, sem vida. Sintra merece realmente ser Patrimonio da Humanidade é linda demais..Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Fantástico! bela repoetagem! tantos ecantos aqui tão perto.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Oi Maria muita Paz. realmente é uma beleza esta cidade, eu não tive o prazer de conhecla o meu passeio a Portugal ficou somente em Lisbõa e em Fátima,Mais da proxima vez conhecerei melhor, estou mais informada. UM abraço carinhoso Celina.

    ResponderEliminar
  9. Minha querida

    Desta vez vieste para a linda Sintra, onde eu moro, realmente quem cá mora nem dá tanto valor, mas vendo as fotos...sabe melhor viver aqui.

    Beijinhos
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  10. Tudo muito lindo, seu bom gosto é incrível, gosto muit do seu blog.Beijos

    ResponderEliminar
  11. Olá!

    Puxa, é muito bom passear por aqui e perceber que Deus é caprichoso!

    Será que um dia eu sairei do virtual para o real?

    Bom, se esse dia chegar, eu já poderei fazer boas escolhas, basta pesquisar aqui no seu blog.

    Bjs
    Chris

    ResponderEliminar
  12. Olá.
    Esse post ficou muito lindo,com imagens belíssimas e informações interessantes!
    Obrigada pela visita e o comentário tão gentil!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  13. Oi,
    que lugar lindo. Já anotei no meu caderninho de desejos de viagens .
    Boa semana.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo