13/11/2010

Flores Maravilhosas para TODOS


Adoro flores, por mais simples que sejam são todas de um encanto e pureza divinais. Hoje decidi florir o meu cantinho e oferecer assim a  todos os que me visitem, estas flores deslumbrantes cheias de cor e beleza, maravilhas da natureza para deleitar o nosso olhar.




Orquídea Dendrobium
Orquídea dendrobium de origem Chinesa, é uma planta duradoura e com uma flor de uma beleza iniqualável! Floresce em toda a Primavera. O nome Dendrobium do grego significa planta que vive nas árvores.  As flores são muito variáveis em forma, textura, duração e em grande parte são grandes e coloridas. Há flores que duram menos que um dia e outras que duram muitos meses, como é o caso do Dendrobium cuthbertsonii, que chegam a durar 9 meses. A maior parte tem flores que duram de 2 a 3 semanas.


Aquilegias (Aquilegia caerulea – Columbine)
Originária do Mexico, a Aquilégia é uma planta herbácea perene, erecta e vigorosa, de caules finos, com maciços de folhas ordenadas. As flores são em forma de sino com pétalas em forma de esporão, nascem solitárias ou em pequenos cachos implantadas nos longos caules e são encontradas em várias cores. Floresce de Junho a Setembro.


Rosa (Rose – Rosaceae)
A rosa é uma das flores mais populares no mundo, cultivada desde a Antiguidade. A primeira rosa cresceu nos jardins asiáticos há 5 000 anos. Na sua forma selvagem, a flor é ainda mais antiga. Para florescer bem e praticamente durante todo o ano, a roseira precisa de sol pleno, ou seja, pelo menos de 6 a 7 horas diárias de luz solar directa.


Flôr de Maracujá - Flor da Paixão
O maracujá é originário da América Tropical, com mais de 150 espécies nativas do Brasil. É considerada como a flor da paixão devido à sua forma: coroa de espinhos, cinco chagas, três pregos com que Jesus Cristo foi crucificado. Trepadeira vigorosa de caule frequentemente sulcado. As flores são grandes, vistosas, de coloração que pode variar de branco-esverdeada, alaranjada, vermelho ou arroxeada, de acordo com a espécie. Floresce de Dezembro a Abril. O fruto é utilizado especialmente para produzir suco ou polpa de maracujá, às vezes misturado com o suco de outros frutos, como a laranja.


Ixora coccínea
Originária da Malásia, Ixora coccínea “Compacta” é um arbusto de folhas perenes, opostas, ovais, coriáceas e brilhantes pode atingir cerca de 2,50 metros de altura pouco ramificada, de forma colunar e muito ornamental. As suas flores são tubulares, pequenas e sem perfume, de pétalas arredondadas, reunidas em corimbo globoso, nas cores creme, rosa, laranja e vermelha nas pontas dos ramos. Floresce praticamente o ano todo.


Tulipa
Originária da Europa e da Ásia, o seu nome tem origem turco-otomana tülbend que significa turbante, uma alusão ao formato da flor. As folhas da tulipa podem ser oblongas, ovais ou lanceoladas (em forma de lança). A flor solitária surge do centro da folhagem em uma haste erecta. Podem ser simples, com seis pétalas, ou dobradas e apresentam cores, formas e bordas muito variadas e em diferentes combinações. Florescem de Fevereiro a Maio dependendo da variedade da tulipa.


Coração-sangrento (Dicentra spectabilis – Bleeding Heart)
O coração-sangrento é uma planta com a sua origem na Ásia, perene, ramificada desde a base, com ramos erectos, de textura herbácea e altura de cerca de 50 cm. Apresenta rizoma carnoso e horizontal, de onde emite os ramos. As delicadas flores são pêndulas, em formato de coração, hermafroditas, dispostas lado a lado em rácemos de 3 a 15 flores individuais. A floração ocorre na Primavera e Verão.


Hortênsias (Hydrangea macrophylla)
Tendo a sua origem na China e no Japão a hortênsia é um arbusto muito florífero e rústico. Produz inflorescências compostas de muitas flores, que podem ter a cor azul, lilás, rósea, vermelha e branca, dependendo muito a cor das flores do pH do solo: solos ácidos produzem flores azuis, solos alcalinos dão origem a variedades rosa. Produzem flores desde o inicio da Primavera até finais do Outono.


Lírio do Vale ou Lírio-do-brejo (Convallaria majalis)
O lírio-do-Vale tem a sua origem na Europa e Ásia, é uma planta herbácea, rizomatosa e de pequeno porte. As folhas crescem aos pares, elas são muito largas, lisas, brilhantes e apresentam forma oval. As florzinhas brancas, delicadas e perfumadas despontam pendentes em inflorescências erectas. Estas flores são cerosas, em forma de sino e formam-se na Primavera.


"Me perguntas por que compro arroz e flores? Compro arroz para viver e flores para ter algo pelo que viver." (Confúcio)

19 comentários:

  1. Eu vou ficar com elas todas.
    Então as passifloras, não me digas que vão desaparecer!!! Vou levá-las, são flores que me encantam.

    ResponderEliminar
  2. Que divinas querida... alegrias e flores pra voce também:
    Beijos...
    Valéria

    ResponderEliminar
  3. Lindissima e perfumada postagem, de encher os olhos e acalentar a alma.
    Obrigada e um lindo final de semana para você.

    ResponderEliminar
  4. Sabe, Maria? A flor "coração sangrento" tem aqui o nome de "brinco de princesa".
    A foto da rosa, quase pode-se sentir o seu perfume.

    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  5. Obrigado! Um beijinho e uma flor para si.
    Bom Domingo

    ResponderEliminar
  6. olá minha querida, suas palavras que são generosas,só tenho vontade de servir o meu próximo com amor. fique bem,bjus tere.

    ResponderEliminar
  7. MARIA, obrigada por nos presentear com tantas
    flores. Esta postagem está,simplesmente, divina!
    Adorei!!!
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Olá amiga,que lindas flores,obrigada,amei todas são lindas.ótimo domingo pra ti também,bjos.

    ResponderEliminar
  9. Querida amiga,depois de me fascinar com tão belas flores,só tenho a agradecer e desejar-te um bom Domingo em família,com um beijão...Miuíka

    ResponderEliminar
  10. És uma flor cheia de sensibilidade Maria.Obrigado por nos presenteares desta forma.Uma flor para ti.Um abraço florido.

    ResponderEliminar
  11. Maria, pelo que falas no blog da Dulce temos uma história parecida, ou seja, dois filhos com uma boa diferença de idade entre eles. Quando o mais velho estava entrando no ensino médio, o mais novo entrava para o Jardim de Infância.

    Bom domingo apesar da chuva.

    ResponderEliminar
  12. Oi Maria ! Eu tb adoro flores ! Que linda postagem...

    Bom Domingo

    ResponderEliminar
  13. Maria

    Bom gosto e muita informação sobre bonitas flores. um post que reflete alegria de alma, por sua vez transmissivel.
    Beijos

    ResponderEliminar
  14. ao jardim teu,cheguei em sonho e ternura,como homem,saí como zangão,diante da abelha rainha tua!
    te abraço respeitosamente !

    bzu no cuore

    viva la vie

    ResponderEliminar
  15. Olá Maria,

    Bonito post o seu,com lindas e coloridas Flores.
    Obrigado pelas flores que me couberam em sorte

    Beijo amigo

    ResponderEliminar
  16. Oi Maria, maravilhosas todas elas, eu vivo colhendo pra colocar em meu blog rsss
    Adorei tudo por aqui, obrigada pela visita
    Beijos no coração e abençoado domingo!

    ResponderEliminar
  17. Olá Maria! Maravilhoso esse post sobre as flores, inclusive, com a história de cada uma. Adoro flores!

    Beijos,

    Furtado.

    ResponderEliminar
  18. Correndo siempre,para nada da vida perder,eis-me aqui,girassois te ofertando em braçadas para esse jardin teu

    viva la vie

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo