terça-feira, 16 de agosto de 2011

Entre Março e Abril - Eugénio de Andrade




Que cheiro doce e fresco,
por entre a chuva
me traz o sol,
me traz o rosto,
entre março e abril
o rosto que foi meu,
o único
que foi afago e festa e primavera?

O cheiro puro de só da terra!
não das mimosas,
que já tinham florido
no meio dos pinheiros;
não dos lilases,
pois era cedo ainda
para mostrarem
o coração às rosas;
mas das tímidas, doces flores
de cor difícil,
entre limão e vinho,
entre marfim e mel
abertas no canteiro junto ao tanque

Frésias,
ó pura memória
de ter cantado –
pálidas, fragrantes,
entre chuva e sol
e chuva
- que mãos vos colhem,
agora que estão mortas
as mãos que foram minhas?

Eugénio de Andrade


22 comentários:

  1. Colher flores é uma arte difícil e delicada. Um abraço, Yayá.

    ResponderEliminar
  2. Olá, boa noite!

    O resto das estrofes com que abre Algarve Ontem foi lido na noite de Lua Cheia, debaixo duma figueira, a que entenderam dar o meu nome.

    E fizeram um vídeo!


    Bjssss

    ResponderEliminar
  3. Preciosos versos.
    Llego un dia tarde , felicidades en el dia de tu santo

    ResponderEliminar
  4. Olá bom dia
    Acordar para este lado do jardim é uma experiência que devemos prolongar.
    O seu jardim continua bonito e as cores encantam

    O poema é a continuação de tanta beleza silenciosa

    ResponderEliminar
  5. Belo poema,do livro 'Coração do Dia.' E como sempre
    imagem bonita a acompanhar...
    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. OI Maria!
    Sumi um pouquinho daqui pq a vida me entregou um pepininho meio amargo rssr Admiro essas coisa tão lindas. Dá vontade de ficar o dia todo lendo aqui. Estimula a gente. Parabéns. Passa no meu blog e deixe um recadinho lindo para meu amigo querido. Grata.
    Bj

    ResponderEliminar
  8. Olá,Maria!!

    Que espetáculo!!!
    Uma imagem deslumbrante para acompanhar uma belíssima poesia!!! Gosto muito das tuas escolhas de imagens!!!
    **Obrigada por ter visitado meu outro cantinho!!
    Beijos!!
    Tenha um lindo dia!!

    ResponderEliminar
  9. Maria
    Lindo demais!!!
    Excelente escolha, como sempre minha amiga.
    beijinho

    ResponderEliminar
  10. Maria, minha querida amiga!
    Aqui vim para te ler e vesitar. Mais um escrito e foto teu que me entra na alma! Adoro te ler!!!
    Perdão pelo afastamento, mas é que estamos em epoca de verão onde trabalho muito na produção e organização de festas populares. O tempo é escaso mas, no final de Agosto, tudo voltará ao normal.

    Um grande abraço e um beijão.

    ResponderEliminar
  11. Um belíssimo poema cheio de imagens sensoriais!

    Beijo

    ResponderEliminar
  12. Sublime este poema de Eugénio de Andrade!
    Adoro frésias, o seu perfume suave a sua delicadeza...É preciso amá-las, para as poder colher!
    Mil beijos.
    Graça

    ResponderEliminar
  13. Que lindo jardim!Ilustrou divinamente o poema de Eugênio de Andrade.Me vi dentro daquela paisagem colhendo as flores de muitas cores descritas pelo poeta.Valeu! Foi lindo.Um forte abraço e um dia iluminado.Eloah

    ResponderEliminar
  14. Maria, o poema é lindo e a imagem me fez lembrar uma cidade de flores - observe - as espigas de flores parecem edifícios soltos pelas casa mais baixas que são as flores mais rasteiras.
    Lindo isso!!! Abraços

    ResponderEliminar
  15. Belas. Um encanto as belas flores da estação. Obrigado Maria, por possuir esta sensibilidade para contemplar poemas e Flores. É cada segundo da vida a ser valorizado!
    Um Abraço, nobre Maria!
    Beijos!...

    ResponderEliminar
  16. tão bom chegar aqui nesse jardim colorido por tua sensibilidade e perfumado por Eugénio A. e que tão oportunamente postastes.

    beijo e kandandos meus...
    Ubunto para todos vós.

    ResponderEliminar
  17. Maria
    Adoro Eugénio de Andrade..

    Obrigada pelo Momento.


    Estive uns dias fora... Andai por este Portugal.
    Visitei Amigos ,Matei saudades.
    espreitei sempre o blog mas...não escrevi.
    Hoje...
    Voltei.
    E vim deixar beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Basta-me um pequeno gesto,
    feito de longe e de leve,
    para que venhas comigo
    e eu para sempre te leve...

    Cecília Meireles

    Beijos poéticos......M@ria

    ResponderEliminar
  19. Boa noite Maria!
    Segui seu link lá da página da (Flor da vida).
    Não é a primeira vez que vejo um comentário seu por lá, e como já conheço a maioria dos demais, então tomei a liberdade de entrar aqui para fazer conhecimento com seu espaço.
    E olha só que surpresa agradável! uma página com a qual eu muito me indentifico.
    Eu também adoro viajar, a natureza, fotografia e poesia.
    Sempre que posso dedico tempo a rabiscar minhas poesias e fotografar a natureza.
    Realmente gostei muito do bom gosto e clareza do seu blog.
    Claro, limpo aconchegante e bem visual.
    Sem duvidas eu gostaria de passear frequentemente por aqui se assim desejar...

    Uma linda noite para você!
    Ange.

    ResponderEliminar
  20. Que feliz fiquei por encontrar e recordar este poeta que me acompanhou em minha mocidade com tantas poesias lindas, obrigada Maria!
    Gostei muito de sua visita e comentário amiga!
    Bjão da Gena

    ResponderEliminar
  21. Oi Maria! Passando para agradecer a visita e o comentário, e apreciar este lindo poema do Eugênio de Andrade, ilustrado com este jardim maravilhoso.

    beijos,

    Furtado.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.