sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Divagar pelo UNIVERSO


Hoje vamos divagar pelo universo através dos olhos do Telescópio Hubble.


O Hubble é um satélite artificial não tripulado que transporta um grande telescópio. Foi lançado pela agência espacial NASA em 24 de Abril de 1990, a bordo do Vaivém Espacial Discovery.

Imaginado nos anos 40, projectado e construído nos anos 70 e 80 e em funcionamento desde 1990, o Telescópio Espacial Hubble, foi batizado em homenagem a Edwin Powell Hubble, que revolucionou a Astronomia, ao constatar que o Universo estava a expandir-se.

Pela primeira vez, era possível ver mais longe do que as estrelas da nossa própria galáxia e estudar estruturas do universo, até então desconhecidas ou pouco observadas.

Deixemo-nos levar através das fotografias, numa viagem virtual pelo Universo, nessa imensidão maravilhosa da qual nós fazemos parte.

Nebulosa Carina

"O universo é uma harmonia de contrários." Pitágoras

Nebulosa de Crabe

"A Evolução é a Lei da Vida, o Número é a Lei do Universo, a Unidade é a Lei de Deus." (Pitágoras)

Galáxia do olho Negro

"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor." Goethe

Estrela Supergigante V838

"A unidade é a variedade,e a variedade na unidade é a lei suprema do universo." Isaac Newton

Nebulosa olho de gato

"Quem não sonha com os olhos abertos, não vê as belezas do universo."  Hugo Schlesinger

Nebulosa planetária NGC 2818

"Anos-luz não separam o homem do brilho das estrelas assim como todo o universo não separa o homem de Deus." David Saleeby

Nebulosa NGC 2392 ou o esquimó

 " Meditar é desligar-se do mundo e ligar-se ao universo." Pedro Junior

Nebulosa de Orion ou M42 ou NGC 1976

"O pensamento lógico pode levar você de A a B, mas a imaginação leva-te a qualquer parte do Universo." Albert Einstein

Nebulosa da Águia 

"Há um único recanto do universo que podemos ter certeza de melhorar: o nosso próprio eu." Aldous Huxley

Galáxia Andrômeda

"A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isso fica sendo a minha última e mais elevada descoberta." (Isaac Newton)

Se gosta de ver fotogarfias sobre esta tema visite o site: HubbleSite

Vamos viajar até aos confins do Universo,





Como nós somos pequeninos perante esta imensidão!

Galaxies NGC 2207 e IC 2163
 
"Nada no universo é insignificante." ( Friedrich Schiller )

20 comentários:

  1. Olá minha amiga! Obrigada por esse texto informativo que só vem a aumentar nossos conhecimentos! Ilustração perfeita! Lindas imagens! Querida, receba meu carinho... Bjsss

    ResponderEliminar
  2. Oi querida Maria, passei aqui para dejar um final de semana de muita paz para todos , e me deparei com estas maravilhas, post encantador vc rstá de parabens mais uma vez. Um abraço carinhoso Celina.

    ResponderEliminar
  3. Querida amiga, lindas imagens, fico imaginando tudo o que existe além desse pequeno mundinho que vivemos, quantas maravilhas estão invisíveis a nós meros mortais. Muito lindo. Tenha um excelente final de semana. Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Querida que viagem maravilhosa...absolutamente deslumbrante... tenha um final de semana de serenidade...e muitas alegrias...beijinhos...
    Valéria

    ResponderEliminar
  5. Olá,amiga
    Passo pra lhe desejar excelente fim de semana com paz e alegria.
    Bjs e o meu carinho de sempre.

    ResponderEliminar
  6. Maria queriiiiida!
    Que viagem maravilhosa nos proporcionaste!!!
    Beijos, muitos!

    ResponderEliminar
  7. Olá, Maria!

    Bonita, esta viagem pelo universo distante, e aqui tão próximo. Lindas as imagens; sábias as citações de gente que muito contribuiu para que chegássemos aonde hoje nos encontramos.
    Muito bonito, este post!

    beijinhos, bom fim de semana.
    Vitor

    ResponderEliminar
  8. Que satisfação pode tê-la como amiga, seu blog é lindo, com toda sinceridade, sou apaixonada por estrelas, nebulosas, parece que tudo que esta fora do meu alcance. Beijos amiga, tbm estou a seguir.

    ResponderEliminar
  9. Olá, Maria

    Magnífico passeio pelo Universo.
    Obrigado pelas suas amáveis palavras deixadas no meu humilde cantinho, gostei muito

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  10. Olá querida

    Um belo texto e belas fotos, o universo nos enfeitiça.

    Com muito carinho BJS.
    Lindo fim de semana.

    ResponderEliminar
  11. Maria,

    Se conseguirmos enxergar o infinitamente grande, imagine o infinitamente pequeno até chegarmos ao átomo e suas divisões, que também são divididas! Incrível! Quem será é o dono disso tudo?

    Obrigado sempre pelas suas visitas que são importantes para mim!

    Grande Abraço!

    ResponderEliminar
  12. *
    um tema que me interessa,
    parabens e obrigado !
    ,
    conchinhas,
    ,
    *

    ResponderEliminar
  13. Olá Maria, uma bela viagem pelo Universo, repleto de imagens grandiosas numa imensidão que atesta a limitação do nosso planeta e indicia que não estamos sós, eu acredito que existe mais vida inteligente para além do nosso planeta.

    Tem um bom fim de semana.

    Sãozita

    ResponderEliminar
  14. Olá minha amiga! Belíssimas imagens. Dificilmente iríamos imaginar a existência de tais maravilhas. E tem muita gente que duvida da existência "DELE".

    Beijos e ótimo domingo pra ti e para os teus.

    Furtado.

    ResponderEliminar
  15. MARIA´

    São sempre agradáveis os teus post's, com as ilustrações e os pensamentos a condizer.Passar por aqui é muitp interessante.

    Nomeite-se em ESPERIMENTAÇÃO, para receberes o selo Dardos, queres opor lá passar a buscar e tomar nota do texto?
    Beijos

    ResponderEliminar
  16. Seu blog é um divulgador da arte, da poesia, da natureza e nos leva a uma comparação do que realmente somos diante de tantas maravilhas e as palavras faltam diante de tanta grandiosidade e em verdade só me resta agradecer a oportunidade de lembrar que a vida é menos de um segundo do tempo de seu próprio existir...
    Fabuloso, magistral. Fiz a postagem em meu blog:http://pensargrandeilheus.blogspoto.com

    ResponderEliminar
  17. Voltei...talvez nunca tivesse de fato me afastado.
    Meu perfil é comentar, postar sobre politica, esporte, sonhos de um mundo melhor, com saúde, educação, trabalho, paz, bom convivio com a natureza e com alegria de viver, buscando sempre os caminhos da felicidade e da realização pessoal que é principalmente respeitar os direitos dos outros, embora sempre defendendo os meus.
    E como encontrei aqui muita coisa que se afina com as minhas buscas, estou fazendo mais esta visita e declarando postei hoje, novamente seu link para que meus leitores se transformem também em seus companheiros amados.
    Tudo de bom para você.

    ResponderEliminar
  18. As vezes ainda moço, ousei tentar fazer poemas e me lembro bem que dia qua a chuva caía forte olhei através da janela e observei nas vidraças de minh´alma as pequeninas gotas de lágrimas que seu dono (eu) ainda não chorou e fiz o seguinte poema:
    Sinto em mim a palpitar no peito
    Iincrivel ânsia de falar-te a sós
    Levo comigo um sonho contrafeito
    E tu não ouves minha triste voz
    Na vida busco um ideal perfeito:
    E te ver rindo a pensar em nós...

    Faz tanto tempo...hoje me dedico a escrever sobre educação, saúde, segurança, infraestrutura, esportes, sonhos, realizações e em verdade por perfil continuarei a apreciar o belo, a tentar desfrutar do tempo e com certeza viver...
    Até outra vez...voltarei breve.

    ResponderEliminar
  19. Reparos de grafia: "e me lembro bem que um dia em que a chuva caía forte" é o correto(primeira linha do escrito).
    A palavra Incrivel foi postada com erro Iincrivel.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.