25/04/2010

Comemoração da Revolução de 25 de Abril - a Revolução dos Cravos

Hoje comemoram-se os 36 anos da Revolução de 25 de Abril, lembro-me bem desse dia, pouco depois de ter chegado à escola os professores vieram avisar todos os alunos que devíamos voltar imediatamente para casa, pois tinha havido uma revolução. Grande novidade e excitação, primeiro porque não íamos ter aulas, o que nos deixou muitíssimo satisfeitos e segundo porque mesmo sem compreendermos bem o significado do que tinha acontecido, percebemos que era algo muito importante.



Nesse dia 25 de Abril de 1974, Portugal terminava definitivamente com quase meio século de opressão e medo, decretava-se o fim da ditadura do Estado Novo. Um golpe de estado militar derrubou, num só dia, o regime político que vigorava em Portugal desde 1926. Os militares responsáveis por esta revolução, na sua maioria capitães, tinham-se unido no chamado "Movimento das Forças Armadas" (MFA), e na madrugada desse dia ocuparam os principais pontos estratégicos da capital. De tarde, o presidente do Conselho, Marcelo Caetano, rendia-se no Quartel do Carmo, cercado pelos carros de combate do capitão Salgueiro Maia.

Este golpe desencadeado pelos militares teve de tal maneira o apoio da população, que os comandantes da operação não puderam conter a euforia que invadiu as ruas de Lisboa. As pessoas tomavam as praças, ofereciam apoio e alimentos aos revoltosos, e festejavam a perspectiva de liberdade, empunhando cravos ao invés de armas. Era a "Revolução dos Cravos".




Foi uma Revolução especial onde os cravos foram o símbolo e a música o código para uma nova era, chegava finalmente a liberdade.

3 comentários:

  1. Estive no meio de Revolução. Pouco antes
    de metralhar o Carmo, eu estive dentro do
    quartel, que já estava abandonado com
    fardas e armas abandonadas...
    Nunca esquecerei.
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Maria.Como diz Sophia!

    "Esta é a madrugada que eu esperava
    O dia inicial inteiro e limpo
    Onde emergimos da noite e do silêncio
    E livres habitamos a substância do tempo"

    Por tudo viva Abril sempre.
    Beijinho Lisa

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo