quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Feliz Ano Novo


PARA TODOS EU DESEJO ....

Que o Novo Ano que começa possa tornar o nosso mundo,
um MUNDO melhor cheio de PAZ,
SAUDE, COMPREENSÃO e MUITO AMOR.
Que DEUS consiga chegar ao corações de TODOS
e que os homens estejam dispostos o ouvir
e seguir o caminho da PAZ.

Que neste ano todas crianças tenham uma vida digna
em que não falte a comida, uma casa e um lar cheio de Amor.
Que os seus pais não necessitem de falar das tristezas de Hoje
mas falem sim dos sonhos de um futuro feliz.

Que neste ano todas as nações se unam,
com um objectivo único, trazer a Paz ao Mundo.

Que neste ano TODOS compreendam finalmente
como é importante e fundamental
Preservar, proteger e amar a NATUREZA.

Que neste ano possamos sonhar,
E acreditar, de coração,
que podemos realizar cada um dos nossos sonhos.

Que neste ano possamos agradecer,
E expressar a Deus o nosso “Muito Obrigado!”,
pelo dom maravilhoso que é a VIDA.

FELIZ ANO NOVO!
HAPPY NEW YEAR!
BONNE ANNÉE!

Desejo que este ano seja um ano de realizações e que TODOS consigam atingir as suas metas. Que 2010 seja um ano de muita paz, saúde e alegria.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Preservar as Florestas é proteger o Futuro




A floresta é parte integrante do nosso ecossistema, tendo uma importância vital para o equilíbrio ambiental e ecológico do nosso planeta. Preservar as florestas é sinônimo de proteger e a garantir a qualidade de vida, é preservar o futuro.




Além da beleza paisagística as florestas constituem habitats únicos para variadíssimas espécies de seres vivos, incluído comunidades humanas.




As florestas ocupam cerca de 30% da área terrestre do nosso planeta e contêm cerca de 70 % do carbono presente nos seres vivos. O desenvolvimento da floresta é um processo que decorre muito lentamente, sendo necessário muito tempo para que se estabeleçam os equilíbrios fundamentais entre as diferentes espécies e o meio físico envolvente.




O acelerado ritmo das actividades humanas e as agressões frequentes aos espaços florestais não são compatíveis com a lenta capacidade de resposta dos ecossistemas florestais, conduzindo à sua progressiva degradação e destruição.




Podemos ajudar a preservar as florestas e matas de muitas formas, porém, a maior contribuição que devemos dar à natureza é estudá-la para compreendê-la, tomarmos consciência de sua importância no equilíbrio ecológico do planeta e socializar esta compreensão com os nossos semelhantes na forma de ensinamentos, de sensibilização e nas atitudes correctas em prol das árvores, dos arbustos, das herbáceas, etc. Devemos aprender e ensinar, enquanto aprendemos, que as plantas são extremamente necessárias à nossa sobrevivência, além de trazerem muitos benefícios para nós, para uma imensa multidão de animais e para o ambiente em geral.



Existe uma variação ambiental gradual no tipo de florestas que existem no nosso planeta, mesmo assim, podemos considerar três tipos principais de floresta, classificados de acordo com a latitude: As florestas tropicais, temperadas e boreais.




Floresta tropical
As florestas tropicais caracterizam-se por possuírem a maior diversidade de espécies. Um quilómetro quadrado pode conter mais de 100 espécies diferentes de árvores. As florestas tropicais são assim denominadas por se localizarem entre os trópicos de Câncer e Capricórnio, sendo encontradas na região amazónica, na América Central, na Indonésia, Austrália e na bacia do rio Congo e em África. A maior floresta tropical húmida do mundo é a Floresta Amazónica.




A sazonalidade nestas florestas consiste em apenas duas estações: a estação húmida e a estação seca e a duração do período de dia e noite varia pouco ao longo do ano, sendo sempre próxima de 12 horas. A temperatura é elevada e também varia pouco ao longo do ano, sendo a diferença entre a temperatura média dos meses mais quentes e dos meses mais frios à volta de 5º C. A precipitação anual é elevada (geralmente superior a 2000 mm) e distribuída equitativamente ao longo do ano. A fauna é muito rica, sendo constituída por inúmeras espécies de mamíferos, aves, répteis, anfíbios, etc.




Os solos são, em geral, pobres em nutrientes. A decomposição da matéria orgânica é rápida. Nestas florestas existem várias camadas de copas, existindo um gradiente de espécies em altura. As copas são contínuas, permitindo a penetração de muito pouca luz para o solo.




Floresta temperada
Trata-se de florestas típicas do hemisfério norte, características das zonas temperadas húmidas e abrangem o oeste e centro da Europa, leste da Ásia (Coreia, Japão, e partes da China) e o leste dos Estados Unidos. Situa-se, pois, abaixo da Taiga. Ao contrário das florestas tropicais, que são "sempre verdes", as árvores da floresta temperada perdem as suas folhas no Outono. As temperaturas médias anuais são moderadas, embora a temperatura média vá cariando ao longo do ano. As quatro estações do ano encontram-se bem definidas.
O solo destas florestas é muito rico em nutrientes devido, sobretudo, ao processo natural de decomposição das folhas que vai enriquecendo o solo em nutrientes. A acumulação de matéria orgânica dá-se, sobretudo nos primeiros horizontes do solo, que possuem, por isso, uma cor mais escura.




A vegetação das florestas temperadas é variada, desde as coníferas e árvores com folhas largas caducas, como as das florestas da Europa e da América do Norte, às árvores de folhas largas que se mantêm verdes todo o ano, típicas da Florida e Sul da Nova Zelândia. Há vários tipos de florestas temperadas, mas as árvores de folha caduca são predominantes, embora apresentem também árvores de folha persistente, cujas folhas se encontram transformadas em agulhas.
A vegetação apresenta variações sazonais e o seu crescimento ocorre, sobretudo, na Primavera e no Verão.
Essa florestas apresentam vegetação predominantemente arbórea (carvalhos, bordos, faias, nogueiras) e uma fauna muito rica representada por urso, veados, esquilos, lobos, raposas, lebres, répteis, anfíbios insectos e aves.




Floresta boreal (taiga)
A Taiga, também conhecida como floresta boreal, localiza-se exclusivamente no Hemisfério Norte, encontra-se em regiões de clima frio e com pouca humidade. Dois terços da Taiga estão na Sibéria, estando o resto na Escandinávia, Alasca e Canadá. As estações do ano dividem-se entre um Verão curto, húmido e pouco quente, e um Inverno longo, seco e muito frio. O clima é subártico, com ventos fortes e gelados durante o ano todo.



A floresta boreal é uma mistura de betuláceas e de resinosas. Estas árvores resistem a condições climatéricas difíceis: temperaturas muito baixas, solo gelado durante uma grande parte do ano.
As árvores demonstram a existência de adaptações ao meio. Sendo de folha persistente, conservam, quando a temperatura baixa, a energia necessária à produção de novas folhas e assim que a luz solar aumenta, podem começar de imediato a realizar a fotossíntese.



As folhas possuem formato de agulhas, com cutícula grossa e resistente ao frio. O tronco é recoberto por casca espessa e suberosa, garantindo isolamento contra o frio. As árvores características são coníferas, como pinheiros e abetos. Também estão presentes plantas arbustivas e herbáceas, além de musgos e líquens. A diversidade vegetal é baixa, frequentemente formada por uma ou duas espécies de árvores, em estratos uniformes. A fauna é constituída de alces, ursos pardos, lobos, martas, linces, esquilos, raposas e diversas aves migratórias.



As florestas possuem uma enorme importância, tanto ecológica, como económica e mesmo social.

• Nas florestas está concentrada a maior parte da biodiversidade terrestre, sobretudo nas florestas tropicais.
• Cumprem importantes funções na protecção dos solos contra a erosão, de controlo do ciclo hidrológico e da qualidade da água.
• São uma importante fonte de matérias-primas como madeiras, combustíveis, alimentos e matérias-primas para uma infinidade de produtos e aplicações.
• Funcionam como importante local de lazer, de prática de desporto e turismo.
• São um habitat privilegiado para a realização de acções de educação ambiental.
• Nalguns locais, em particular nas zonas tropicais, as florestas são importantes reguladores do clima.
• Ajudam a contrariar o efeito de estufa e consequentemente o aquecimento global.
• Renovam o ar, produzindo oxigénio e consumindo dióxido de carbono




É cada vez mais essencial uma gestão sustentável das florestas, procurando assegurar que a exploração de recursos e que o uso da floresta não coloque em perigo a sua produtividade futura, tentando manter o equilíbrio do ecossistema.



O que podemos fazer:

-Evitar os incêndios; através limpeza dos terrenos; proibição de fogueiras; ter cuidado com as queimadas; não deitar cigarros mal apagados fora.
-Reflorestação; Plantação de novas árvores depois do corte das velhas, tratar as árvores contra doenças e pragas.
-Fazer uma exploração racional das florestas.Uma floresta demora dezenas e mesmo centenas de anos a formar-se. Quando destruímos uma floresta, estamos a destruir um ecossistema com uma tal biodiversidade, que importa fazer cada vez mais esforços no sentido de a defender como uma valiosa fonte de riqueza natural.


Tão importante quanto a preservação, é o plantio de florestas que permitam resgatar as emissões de carbono, ajudem na preservação dos rios e nascentes e, sobretudo, da própria mata nativa.

Fontes e Fotos: "Wikipedia"; "guiaflorestal"; "planetasustentável"; "www.ibflorestas.org.br/"; fotos pessoais e outros


Respeitar a floresta é preservar o futuro, não devemos esquecer a importância que as florestas possuem nas nossas vidas, assim como as áreas verdes nas nossas cidades, e as consequências que adviriam com a possibilidade do seu desaparecimento.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Ser Feliz



A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER


Hoje “me dei um tempo” para pensar na vida.
Na minha vida!!!
Decidi então que a partir do próximo amanhecer,
vou mudar alguns detalhes para ser a cada novo
dia, um pouquinho mais feliz.

Para começar, não vou mais olhar
para trás. O que passou é passado,
se errei, agora não vou conseguir corrigir.


Então, para que remoer o que passou?
Refletir sobre aqueles erros sim e então
fazer deles um aprendizado para o “meu hoje”...
Nem todas as pessoas que amo, retribuem meus
carinhos como “eu” gostaria... E daí?



A partir do próximo amanhecer
vou continuar a amá-las, mas não
vou tentar mudá-las
Pode ser até que ficassem como eu
gostaria que fossem e deixassem de
ser as pessoas que eu amo.



Isso eu não quero.
Mudo eu...Mudo meu modo de vê-las.
Respeito seu modo de ser.
Mas não pense que vou desistir de meus sonhos!!!
Imagine!!!
A partir do próximo amanhecer, vou lutar com mais
garra para que eles aconteçam.
Mas vai ser diferente.



Não vou mais responsabilizar
os outros pela minha felicidade.
EU VOU SER FELIZ!!!



Não vou mais parar a minha vida porque
o que desejo não acontece, porque uma
mensagem não chega, porque não ouço
o que gostaria de ouvir.
Vou fazer meu momento...Vou ser feliz agora...
Terei outros dias pela frente!!!
Nunca mais darei muita importância aos problemas
que não tenho conseguido resolver

A partir do próximo amanhecer,
vou agradecer a Deus, todos os dias
por me dar forças para viver,
APESAR dos meus problemas.



Chega de sofrer pelo que não consigo ter,
pelo que não ouço ou não leio.
Pelo tempo que não tenho e até de sofrer
por antecipação, pensando sempre, apenas
no pior.
A partir do próximo amanhecer, só vou
pensar no que tenho de bom.



Meus amigos, nunca mais precisarão me dar
um ombro para chorar. Vou aproveitar a presença
deles para sorrir, cantar, para dividir felicidade.
A partir do próximo amanhecer vou ser eu mesmo.
Nunca mais vou tentar ser um modelo de perfeição.

Nunca mais vou sorrir sem vontade
ou falar palavras amorosas por que
acho que sei o que os outros querem ouvir.


A partir do próximo amanhecer vou viver minha vida, SEM MEDO DE SER FELIZ.
(desconheço o autor)


O choro pode dura uma noite mas a alegria vem pela manhã. Slamo 30:4

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Noite Feliz

Noite feliz - Nasceu Jesus nosso Salvador

Presépio

Noite Feliz

Noite feliz, noite feliz
Ó senhor, Deus de amor
Pobrezinho nasceu em Belém
Eis na lapa Jesus, nosso bem
Dorme em paz, ó Jesus
Dorme em paz, ó Jesus

Noite feliz, noite feliz
Ó Jesus, deus da luz
Quão afável é teu coração
Que quiseste nascer nosso irmão
E a nós todos salvar
E a nós todos salvar

Noite feliz, noite feliz
Eis que no ar vem cantar
Aos pastores, seus anjos no céu
Anunciando a chegada de Deus
De Jesus salvador
De Jesus salvador




"Eu estarei com vocês até o fim dos tempos."

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Feliz Natal querida FAMILIA

O Natal é Amor, é Luz, é cor e Tradição, sempre adorei o Natal, para mim é a uma altura mágica, desejo que essa Magia consiga chegar a todos os corações e traga a todos Felicidade, Amor e Paz.
Para TODA a FAMILIA e ESPECIALMENTE para o meu marido e filhotes eu desejo um Natal muito, muito Feliz.


Aqui em casa, mal começa o mês de Dezembro os meus filhos querem logo fazer a arvore de natal e o presépio, o Pedro têm como tradição antes de colocarmos as luzes na arvore enfeitar-se com elas, fica todo divertido, cheio de luzinhas a piscar.
As prendinhas são abertas depois do jantar de natal, não dá para esperar pela meia noite, pois os meus pais têm de se deitar cedo, mas não faz mal, pois a alegria do Pedro a distribuir as prendas contagia todo o pessoal. Não importa o valor da prenda o que interessa é o acto de troca, é o facto de nos lembrarmos uns dos outros, é a partilha, é o estarmos juntos.
A outra tradição que faz parte dos nossos costumes é colocar o sapatinho na chaminé na noite de Natal.



Para a Diana e para o Pedro é uma alegria enorme abrir os presentes no dia 25 de manhã, vão os dois à cozinha e trazem os presentes para cima da minha cama, todos abrimos e dá-me um prazer enorme ver os dois tão felizes a abrir os presentinhos, que muitas vezes são bem simples, apenas uma graçinha, mas que têm um valor especial por serem os "presentes do sapatinho".
Como o sonho comanda a vida, este ano como pedido especial para o meu sapatinho, eu pedia a Deus que ajudasse todos a terem uma casa para viver, comida na mesa, roupa para estarem agasalhados do rigor do Inverno, sáude, emprego, alegria, Paz e Amor no coração.
E como pedido especial, gostaria que todas as crianças pudessem ter um presente no seu sapatinho, o presente dos seus sonhos.

Que o calor e luz do Natal consigam iluminar e aquecer todos os lares do Mundo.

"Ainda que se percam outras coisas ao longo dos anos, mantenhamos o Natal como algo brilhante.…. Regressemos a nossa fé infantil." (Grace Noll Crowell)

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Feliz Natal - Para todos os meus AMIGOS "virtuais"





Para os AMIGOS que quase todos os dias me enviam emails com mensagens ou slides que alegram a minha alma…






Para os que se encontram perto e eu posso ver e falar com mais frequência, não tanta como eu gostaria, mas a que é possível tendo em conta o dia-a-dia que se leva, como a Fernanda, a Lena, a Laura, a Regina e a Fátima e para aqueles que estão longe e as circunstâncias da vida obrigam a que o contacto seja mesmo só por email, como é o caso do Luis, do Gusmão e da Lurdes, eu desejo um Feliz Natal e um excelente Ano Novo.



"A Melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida"

Faço Anos

Hoje, 23 de Dezembro faço 50 anos. Gosto da idade que tenho, ao longo da vida vamos sempre aprendendo e isso é magnífico. Este ano comecei a aprender a navegar na NET, criei o meu Blog e devo confessar que tenho aprendido muito.
Passo horas a pesquisar, a compor, a fazer slides de fotografias para colocar aqui no “meu cantinho”. É o meu passatempo, mas é muito mais do que isso, é uma extraordinária maneira de aliviar o meu stress e de me fazer sentir bem. Quando estou cansada ou enervada pois algo não correu bem, basta pensar em fazer algum artigo e tudo o que me preocupava desaparece, ficando apenas a minha vontade de fazer alguma coisa nova para colocar. É uma companhia, um local onde posso colocar aquilo que gosto, aprecio e considero importante.
"Para alcançar conhecimento, adicione coisas todo dia. Para alcançar sabedoria, elimine coisas todo dia." (Lao Tsé)

A familia é o que tenho de melhor na vida, para os meus queridos um bilião de beijinhos e o meu muito obrigado, por estarem sempre ao meu lado quando preciso.

Perguntaram-me quem sou. Respondi:

Sou noite, sou dia.
Sou terra, sou água.
Sou sol e sou lua.

Sou tristeza, sou alegria,
sou tranquilidade e tormento.
Sou verdade e magia.

Sou matéria e espírito.
Sou o que aqui fica,
sou o que transcende.

Sou vida, sou morte.
A todo o momento
sou puro sentimento.
Sou diferente de toda a gente,
caleidoscópio cristalizado
em mutação permanente,
polissémica criatura
Paradoxo sem explicação.
Sou um ser à busca
da impossível humana perfeição.

Mirna Cavalcanti Pinto da Cunha

"E no final das contas não são os anos em sua vida que contam. É a vida nos seus anos." (Abraham Lincoln)

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Feliz Natal para a minha EQUIPA


Para a minha EQUIPA, meus colegas, amigos e companheiros de tantas e tantas horas de trabalho, de momentos alegres e de alturas de muito stress, pessoas incríveis que considero a minha segunda familia, para a Joana, Adriana, Mário, Rafaela e Artur (o pessoal que têm de me "aturar") eu desejo um Natal muito Feliz.


Que a Luz do Natal, ilumine sempre o vosso caminho e que todos os vossos sonhos se realizem em 2010.



Então é Natal

Então é Natal
E o que você Fez?
O ano termina
E renasce outra vez

Então é Natal
A festa cristã
Do velho e do novo
Do amor como um todo

Então, bom Natal
E um Ano Novo também
Que seja feliz quem
Souber o que é o bem

E então é Natal
Pro enfermo e pro são
Pro rico e pro pobre
Num só coração

Então, bom Natal
Pro branco e pro negro
Amarelo e vermelho
Pra paz, afinal
Então, bom Natal
E um Ano Novo também
Que seja feliz quem
Souber o que é o bem

Então é Natal
E o que a gente fez?
O ano termina
E começa outra vez

Então é Natal
A festa cristã
Do velho e do novo
Do amor como um todo
Então, bom Natal
E um Ano Novo também
Que seja feliz quem
Souber o que é o bem

John Lennon / Yoko Ono



Queridos amigos, sonhem, amem, desejem, sorriam e nesta quadra festiva, voltem a ser novamente crianças e a sentir nos vossos corações a Magia do Natal.

sábado, 19 de dezembro de 2009

Memórias - Os Gifs do Passado


Quem passa aqui pelo meu Blog já reparou com certeza que gosto muito de colocar gifs e que quase por sistema, no final de cada artigo se encontra uma imagem colorida, umas vezes com movimento outras apenas a brilhar.




O meu gosto por colorir o que faço já vem de longe, dos meus tempos de menina. Nessa altura é claro que não eram imagens da Net, eram pequenas figuras em papel com brilhantes, que eram compradas à custa de vir a pé da escola para casa e com o dinheiro do bilhete eu comprava ou pequenas histórias ou as figurinhas de mil cores para colocar nos cadernos.


Para mim, aquelas imagens eram tão bonitas que eu ficava com pena de as colar nos cadernos, que depois de estarem cheios iam para o lixo, por isso, as que considerava mais especiais guardava-as e ainda as tenho. Hoje decidi compartilhar com quem por aqui passar, alguns dos meus “Gifs” do passado.


Sempre gostei de ouvir os meus avós e os meus pais, falar do seu passado, isso me fascinava pois eram tempos completamente diferentes do meu. Hoje, o meu passado é totalmente diferente da realidade actual e os meus filhos gostam de ouvir, quando conto com era a minha vida em criança, é para ficarem aqui guardadas essas doces recordações, que decidi criar a categoria “ Memórias”.
Estou mesmo a ficar “velhota” para gostar assim de lembrar e partilhar as minhas recordações de menina!!!

Para quem gosta de utilizar gifs, deixo aqui alguns sites que utilizo e que têm imagens espectaculares:

- http://www.orkutei.com/
- http://www.scrapsonline.com.br/
- http://www.recadosonline.com/
- http://www.glimboo.com/
- http://www.meusrecados.com/
- http://photobucket.com/groupsearch/Glitter/?type=category
- http://www.gifsrecados.com.br/mensagens/religioso.html




"Entre o passado, onde estão nossas recordações e o futuro, onde estão nossas esperanças. Fica o presente onde está o nosso dever."(Milton Bigucci)