22/01/2025

Divagando pelo Jardim Botânico de Copenhaga




Caminhando e capturando "olhares" de um parque fantástico no centro da capital da Dinamarca

Admirando o Jardim Botânico de Copenhaga





Conhecido na Dinamarca como Botanisk Have, o Jardim Botânico de Copenhaga tem cerca de 10 hectares de extensão e está localizado no centro da cidade. Pertence ao Museu de História Natural da Dinamarca sendo gerido pela Universidade de Copenhaga.





O jardim foi fundado em 1600, por ordem do rei Cristiano IV da Dinamarca. Inicialmente, era usado para o cultivo de plantas medicinais e hortícolas. No entanto, ao longo dos séculos, o jardim foi se expandindo e diversificando as suas coleções.






Atualmente, abriga uma das maiores coleções de plantas vivas da Dinamarca. Possui cerca de 13.000 espécies de plantas, provenientes de todo o mundo, conta com um herbário, que abriga uma coleção de plantas secas e um museu, que apresenta exposições sobre botânica e história natural.






Os Jardins possuem 27 estufas. A mais notável é o complexo de conservatórios de 3.000 metros quadrados de 1874. A Palm House no seu centro tem 16 metros de altura e é possível subir até ao topo por umas escadas estreitas em espiral de ferro fundido. De salientar na Palm House, uma palmeira de 1824 e uma bela coleção de cicadáceas, algumas das quais com mais de 100 anos.




Possui uma estufa de cinquenta metros de comprimento que abriga uma extensa coleção de cactos e outras suculentas, uma outra estufa abriga orquídeas e begônias e um lindo borboletário com um mundo de borboletas fantásticas.






Este incrível jardim é um oásis verde na cidade, para além de ser um local popular e muito agradável para passeios e atividades ao ar livre, é um importante centro de pesquisa e educação botânica, estando aberto ao público gratuitamente todos os dias, só se paga para visitar as estufas e o Borboletário e vale bem a pena.




Fotos: Pessoais


Sem comentários:

Enviar um comentário

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo