04/07/2024

Haikai Simplicidade - Delores Pires




Singela e formosa
num torvelinho de espinho
desabrocha a rosa.


Delores Pires in O Livro dos Haicais



Ler o post completo

01/07/2024

Divagando por Andaluzia 🔹 Córdoba - Granada - Malága – Sevilha 🔹




Nos feriados de junho eu e o meu marido fomos fazer um circuito pela Andaluzia através do clube de Pessoal da empresa onde eu trabalhava. Hoje apresento um resumo das cidades por onde passámos e do que visitámos. 

Divagando por Andaluzia (Espanha)



O nosso circuíto:  Cordoba - Granada - Málaga - Caminito del Rey - Álora - Ronda - Setenil de Las Bodegas - Sevilha

🔹Cordoba
Rica em história, cultura e beleza arquitetónica, Córdoba é um município da província homónima, na comunidade autónoma da Andaluzia. Antiga capital do Califado Omíada na Península Ibérica, a cidade ostenta uma mistura fascinante de influências árabes, judaicas e cristãs, presente nos seus monumentos, ruas e costumes.




Passeámos pelas suas tradicionais ruas, assistimos a um Espetáculo equestre nas Cavalariças Reais, visitámos o Palácio de Viana, a Mesquita-Catedral de Córdoba, subimos os 230 degraus da Torre do Campanário para admirar a vista lá do alto e percorremos a Ponte Romana.

Palácio de Viana
Situado na praça de Don Gómez, dispõe de doze bonitos pátios. As suas divisões albergam várias colecções desde pinturas, loiças, mosaicos, tapeçarias, azulejos, e armas de fogo.




Mesquita-Catedral de Córdoba
A Mesquita-Catedral é Monumento Nacional desde 1882 e foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO em 1984. É uma obra-prima da arquitetura islâmica, a Mesquita-Catedral impressiona com os seus arcos, colunas e mosaicos dourados.




Ponte Romana de Córdoba
Também conhecida como Ponte Velha, é um dos monumentos mais antigos e icônicos da cidade. Construída no século I a.C. durante o período romano, a ponte atravessa o rio Guadalquivir e conecta a cidade antiga com o campo ao sul.




🔹Granada
A segunda cidade que fomos conhecer foi Granada. Esta bela cidade está situada aos pés das montanhas da Serra Nevada e é conhecida pela sua impressionante herança islâmica e pelas suas paisagens deslumbrantes.




Visitámos: o imponente Palácio de Alhambra, os Jardins Generalife que ficam adjacentes à Alhambra e eram o palácio de verão do sultão, a Catedral de Granada, a Capela Real que abriga os túmulos dos Reis Católicos, Isabel e Fernando e passeámos por um dos seus antigos bairros muçulmanos, o Albaicín.

Palácio de Alhambra
Este magnífico complexo de palácios, jardins e fortalezas foi construído durante a dinastia Nasrida e é um exemplo primoroso da arquitetura islâmica. Os seus jardins, pátios e intrincados detalhes decorativos fazem da Alhambra um local de beleza incomparável. Faz parte do Património Mundial da Unesco desde 1984.




🔹 Málaga
A terceira paragem foi em Malága. Localizada na Costa del Sol, no sul da Espanha, a cidade de Málaga tem uma história que remonta a cerca de 2.800 anos, sendo uma das cidades mais antigas da Europa.




Para além de passearmos pela cidade fomos conhecer: o Castelo de Gibralfaro de onde se tem uma vista panorâmica incrível; a Alcazaba uma fortaleza palaciana moura; aos pés da Alcazaba apreciámos o Teatro Romano datado do século I a.C. um dos vestígios mais antigos da cidade; a Catedral de Malága , conhecida como "La Manquita" devido à sua torre sul inacabada; A Casa Natal de Picasso e o Museu que abriga uma extensa coleção de pinturas, desenhos, esculturas e cerâmicas. No dia da chegada à cidade fomos jantar num restaurante no Praia da Malagueta, uma praia enorme ao longo da qual existe um belo passeio pedonal.

Alcazaba
A Alcazaba de Málaga é uma fortaleza palaciana moura construída no século XI. Situada em uma colina com vistas panorâmicas da cidade e do mar, a Alcazaba é um exemplo impressionante da arquitetura islâmica, com pátios ajardinados, fontes e muralhas defensivas.




No primeiro dia em Malága logo de manhã, fomos percorrer o Caminito del Rey que fica a acerca de 61 Km.

🔹Caminito del Rey
O Caminito del Rey é considerada uma das trilhas mais espetaculares e emocionantes oferecendo vistas deslumbrantes. Património Mundial da Unesco, foi construído pela Sociedade Hidrelétrica de Chorro, nas paredes do desfiladeiro de los Gaitanes e tinha como objectivo ligar os dois lados da barragem, facilitando a passagem dos operadores de manutenção e o transporte de materiais. A trilha tem cerca de 7,7 km de extensão, incluindo 2,9 km de passarelas suspensas que se elevam até 100 metros acima do rio Guadalhorce. O caminho é estreito, com algumas seções com apenas um metro de largura. É um passeio espectacular.




Depois de almoço seguimos para:

🔹Alóra
A 39 Km de Malága, Alóra está situada nas encostas de uma colina oferecendo uma combinação encantadora de história, paisagens deslumbrantes e cultura tradicional andaluza.




Neste belo e tranquilo "Pueblo blanco" visitámos: a Igreja de Nuestra Señora de la Encarnación, igreja barroca construída no século XVII, uma das maiores da província de Málaga; o Museu Municipal Rafael Leria que contém exposições que abrangem desde a pré-história até a era moderna.

Ainda na província de Malága fomos visitar:

🔹Ronda
Situada dramaticamente sobre um desfiladeiro profundo chamado El Tajo, a cidade de Ronda é famosa pelas suas vistas impressionantes, arquitetura histórica e rica herança cultural.




Nesta interessante e bela cidade no alto da montanha, fomos conhecer: a Igreja de la Merced; percorremos o Paseo de Moritz Willkomm de onde no final tem um miradouro com uma vista absolutamente fantástica; visitámos Palácio de Mondragón onde se encontra o museu municipal e bonitos jardins; percorremos algumas das suas ruas e é claro fomos ver a icónica Puente Nuevo

A Puente Nuevo (Ponte Nova) é o marco mais icônico de Ronda, uma ponte monumental que atravessa o desfiladeiro de El Tajo, conectando a parte antiga e a nova da cidade. Construída no século XVIII, a ponte oferece vistas espetaculares do desfiladeiro e do vale abaixo.




Seguimos até mais um interessante e peculiar pueblo blanco da serra de Cádis:

🔹Setenil de Las Bodegas
Setenil de Las Bodegas é uma encantadora e única vila conhecida pelas suas casas construídas diretamente nas rochas e sob penhascos, de salientar principalmente as ruas Cuevas del Sol e Cuevas de la Sombra.




A nossa próxima e última paragem foi em :

🔹Sevilha - a capital da região da Andaluzia
Sevilha é uma cidade com um rico legado histórico e arquitetónico que se estende nas margens do Guadalquivir. Plena de história, cor, alegria e o encanto, magia e espírito de um espetáculo de flamenco, declarado Património Cultural Imaterial pela UNESCO.




Na cidade de Sevilha assistimos a um espectáculo de flamenco; subimos à noite ao Metropol Parasol um incrível e original edifício de madeira, conhecido popularmente como Las Setas de la Encarnación; fomos conhecer a Catedral de Sevilha e a torre Giralda; visitámos o Real Alcazar, um complexo de palácios construídos ao longo da história; passeámos pela lindíssima Plaza de España e admirámos a Torre del Oro que remonta ao século XIII

Catedral de Sevilha e Giralda
A Catedral de Sevilha é a maior catedral gótica do mundo e abriga o túmulo de Cristóvão Colombo. Ao lado dela, a Giralda, o antigo minarete da mesquita original, oferece vistas espetaculares da cidade.




Metropol Parasol - As Setas de Sevilha
O edifício é conhecido popularmente como Las Setas de la Encarnación ("Os cogumelos da Encarnación"). É uma construção de madeira na praça La Encarnación. Foi desenhado pelo arquiteto alemão Jürgen Mayer-Hermann. Tem uma altura aproximada de 26 metros permitindo ter excelentes vistas sobre o centro de Sevilha. É incrivel principalmente à noite quando fica iluminado.




Plaza de España
Construída para a Exposição Ibero-Americana de 1929, esta praça monumental é um exemplo impressionante da arquitetura regionalista espanhola, com azulejos coloridos retratando as províncias da Espanha.




Sevilha foi o fim do nosso circuito, daí regressamos a Lisboa. Foi uma viagem fantástica!

Posteriormente irei mostrar mais em pormenor alguns dos locais visitados.


Ler o post completo
Topo