01/07/2024

Divagando por Andaluzia 🔹 Córdoba - Granada - Malága – Sevilha 🔹




Nos feriados de junho eu e o meu marido fomos fazer um circuito pela Andaluzia através do clube de Pessoal da empresa onde eu trabalhava. Hoje apresento um resumo das cidades por onde passámos e do que visitámos. 

Divagando por Andaluzia (Espanha)



O nosso circuíto:  Cordoba - Granada - Málaga - Caminito del Rey - Álora - Ronda - Setenil de Las Bodegas - Sevilha

🔹Cordoba
Rica em história, cultura e beleza arquitetónica, Córdoba é um município da província homónima, na comunidade autónoma da Andaluzia. Antiga capital do Califado Omíada na Península Ibérica, a cidade ostenta uma mistura fascinante de influências árabes, judaicas e cristãs, presente nos seus monumentos, ruas e costumes.




Passeámos pelas suas tradicionais ruas, assistimos a um Espetáculo equestre nas Cavalariças Reais, visitámos o Palácio de Viana, a Mesquita-Catedral de Córdoba, subimos os 230 degraus da Torre do Campanário para admirar a vista lá do alto e percorremos a Ponte Romana.

Palácio de Viana
Situado na praça de Don Gómez, dispõe de doze bonitos pátios. As suas divisões albergam várias colecções desde pinturas, loiças, mosaicos, tapeçarias, azulejos, e armas de fogo.




Mesquita-Catedral de Córdoba
A Mesquita-Catedral é Monumento Nacional desde 1882 e foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO em 1984. É uma obra-prima da arquitetura islâmica, a Mesquita-Catedral impressiona com os seus arcos, colunas e mosaicos dourados.




Ponte Romana de Córdoba
Também conhecida como Ponte Velha, é um dos monumentos mais antigos e icônicos da cidade. Construída no século I a.C. durante o período romano, a ponte atravessa o rio Guadalquivir e conecta a cidade antiga com o campo ao sul.




🔹Granada
A segunda cidade que fomos conhecer foi Granada. Esta bela cidade está situada aos pés das montanhas da Serra Nevada e é conhecida pela sua impressionante herança islâmica e pelas suas paisagens deslumbrantes.




Visitámos: o imponente Palácio de Alhambra, os Jardins Generalife que ficam adjacentes à Alhambra e eram o palácio de verão do sultão, a Catedral de Granada, a Capela Real que abriga os túmulos dos Reis Católicos, Isabel e Fernando e passeámos por um dos seus antigos bairros muçulmanos, o Albaicín.

Palácio de Alhambra
Este magnífico complexo de palácios, jardins e fortalezas foi construído durante a dinastia Nasrida e é um exemplo primoroso da arquitetura islâmica. Os seus jardins, pátios e intrincados detalhes decorativos fazem da Alhambra um local de beleza incomparável. Faz parte do Património Mundial da Unesco desde 1984.




🔹 Málaga
A terceira paragem foi em Malága. Localizada na Costa del Sol, no sul da Espanha, a cidade de Málaga tem uma história que remonta a cerca de 2.800 anos, sendo uma das cidades mais antigas da Europa.




Para além de passearmos pela cidade fomos conhecer: o Castelo de Gibralfaro de onde se tem uma vista panorâmica incrível; a Alcazaba uma fortaleza palaciana moura; aos pés da Alcazaba apreciámos o Teatro Romano datado do século I a.C. um dos vestígios mais antigos da cidade; a Catedral de Malága , conhecida como "La Manquita" devido à sua torre sul inacabada; A Casa Natal de Picasso e o Museu que abriga uma extensa coleção de pinturas, desenhos, esculturas e cerâmicas. No dia da chegada à cidade fomos jantar num restaurante no Praia da Malagueta, uma praia enorme ao longo da qual existe um belo passeio pedonal.

Alcazaba
A Alcazaba de Málaga é uma fortaleza palaciana moura construída no século XI. Situada em uma colina com vistas panorâmicas da cidade e do mar, a Alcazaba é um exemplo impressionante da arquitetura islâmica, com pátios ajardinados, fontes e muralhas defensivas.




No primeiro dia em Malága logo de manhã, fomos percorrer o Caminito del Rey que fica a acerca de 61 Km.

🔹Caminito del Rey
O Caminito del Rey é considerada uma das trilhas mais espetaculares e emocionantes oferecendo vistas deslumbrantes. Património Mundial da Unesco, foi construído pela Sociedade Hidrelétrica de Chorro, nas paredes do desfiladeiro de los Gaitanes e tinha como objectivo ligar os dois lados da barragem, facilitando a passagem dos operadores de manutenção e o transporte de materiais. A trilha tem cerca de 7,7 km de extensão, incluindo 2,9 km de passarelas suspensas que se elevam até 100 metros acima do rio Guadalhorce. O caminho é estreito, com algumas seções com apenas um metro de largura. É um passeio espectacular.




Depois de almoço seguimos para:

🔹Alóra
A 39 Km de Malága, Alóra está situada nas encostas de uma colina oferecendo uma combinação encantadora de história, paisagens deslumbrantes e cultura tradicional andaluza.




Neste belo e tranquilo "Pueblo blanco" visitámos: a Igreja de Nuestra Señora de la Encarnación, igreja barroca construída no século XVII, uma das maiores da província de Málaga; o Museu Municipal Rafael Leria que contém exposições que abrangem desde a pré-história até a era moderna.

Ainda na província de Malága fomos visitar:

🔹Ronda
Situada dramaticamente sobre um desfiladeiro profundo chamado El Tajo, a cidade de Ronda é famosa pelas suas vistas impressionantes, arquitetura histórica e rica herança cultural.




Nesta interessante e bela cidade no alto da montanha, fomos conhecer: a Igreja de la Merced; percorremos o Paseo de Moritz Willkomm de onde no final tem um miradouro com uma vista absolutamente fantástica; visitámos Palácio de Mondragón onde se encontra o museu municipal e bonitos jardins; percorremos algumas das suas ruas e é claro fomos ver a icónica Puente Nuevo

A Puente Nuevo (Ponte Nova) é o marco mais icônico de Ronda, uma ponte monumental que atravessa o desfiladeiro de El Tajo, conectando a parte antiga e a nova da cidade. Construída no século XVIII, a ponte oferece vistas espetaculares do desfiladeiro e do vale abaixo.




Seguimos até mais um interessante e peculiar pueblo blanco da serra de Cádis:

🔹Setenil de Las Bodegas
Setenil de Las Bodegas é uma encantadora e única vila conhecida pelas suas casas construídas diretamente nas rochas e sob penhascos, de salientar principalmente as ruas Cuevas del Sol e Cuevas de la Sombra.




A nossa próxima e última paragem foi em :

🔹Sevilha - a capital da região da Andaluzia
Sevilha é uma cidade com um rico legado histórico e arquitetónico que se estende nas margens do Guadalquivir. Plena de história, cor, alegria e o encanto, magia e espírito de um espetáculo de flamenco, declarado Património Cultural Imaterial pela UNESCO.




Na cidade de Sevilha assistimos a um espectáculo de flamenco; subimos à noite ao Metropol Parasol um incrível e original edifício de madeira, conhecido popularmente como Las Setas de la Encarnación; fomos conhecer a Catedral de Sevilha e a torre Giralda; visitámos o Real Alcazar, um complexo de palácios construídos ao longo da história; passeámos pela lindíssima Plaza de España e admirámos a Torre del Oro que remonta ao século XIII

Catedral de Sevilha e Giralda
A Catedral de Sevilha é a maior catedral gótica do mundo e abriga o túmulo de Cristóvão Colombo. Ao lado dela, a Giralda, o antigo minarete da mesquita original, oferece vistas espetaculares da cidade.




Metropol Parasol - As Setas de Sevilha
O edifício é conhecido popularmente como Las Setas de la Encarnación ("Os cogumelos da Encarnación"). É uma construção de madeira na praça La Encarnación. Foi desenhado pelo arquiteto alemão Jürgen Mayer-Hermann. Tem uma altura aproximada de 26 metros permitindo ter excelentes vistas sobre o centro de Sevilha. É incrivel principalmente à noite quando fica iluminado.




Plaza de España
Construída para a Exposição Ibero-Americana de 1929, esta praça monumental é um exemplo impressionante da arquitetura regionalista espanhola, com azulejos coloridos retratando as províncias da Espanha.




Sevilha foi o fim do nosso circuito, daí regressamos a Lisboa. Foi uma viagem fantástica!

Posteriormente irei mostrar mais em pormenor alguns dos locais visitados.


13 comentários:

  1. Siempre he querido conocer Andalucía. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
  2. Lindo passeio e lindas fotos. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. As if the photos came out of heaven, wonderful!!
    Thanks for this trip Maria!!
    So beautiful and many photos!!
    Have a creative July!

    ResponderEliminar
  4. Thank you for sharing your time away, the photos are really lovely of beautiful places you visited. Love that little tall bridge and the last photo is amazing.
    It seems you enjoyed your time away, Maria.

    ResponderEliminar
  5. The music of Falla and Rodrigo became mandatory while I enjoyed your marvelous post!

    ResponderEliminar
  6. Uma linda viagem de encher os olhos !
    Obrigado por partilhar suas fotos incríveis Maria !
    Bjhs e boa semana !
    Anna

    ResponderEliminar
  7. Belíssimas fotografias. Já percorri esses caminhos.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  8. Cada desses mosaicos, quanta beleza mostra e quanto a contar de cada um! Lindo passeio! beijos, ótimo JULHO! chica

    ResponderEliminar
  9. Je suis allée deux fois en Andalousie mais je n'ai pas visiter Séville et Alora. Il faudrait donc que j'y retourne une troisième fois. Ce serait un grand plaisir. J'ai beaucoup aimé Cordoue. Mais partout le mélange des styles architecturaux est une merveille. Vous avez dû beaucoup apprécier votre voyage. Je lirai la suite avec grand plaisir.
    Bon mois de juillet, Maria.
    Gros bisous

    ResponderEliminar
  10. Andaluzia tem sítios e coisas belíssimas. E nestas magníficas fotos mostra quase tudo, uma maravilha. O único senão é a temperatura.
    Boa semana minha amiga.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Maria lindos os lugares um passeio incrível demais as fotos bjs.

    ResponderEliminar
  12. Me encantan tus fotografías, Andalucía es preciosa. Todavía te quedaron por conocer más provincias que también son preciosas. Gracias María. Feliz mes de julio.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo