07/06/2023

O vagabundo do Mar - Poema de Manuel da Fonseca





Sou barco de vela e remo
sou vagabundo do mar.
Não tenho escala marcada
nem hora para chegar:
é tudo conforme o vento,
tudo conforme a maré…
Muitas vezes acontece largar o rumo tomado
da praia para onde ia…
Foi o vento que virou?
foi o mar que enraiveceu
e não há porto de abrigo?
ou foi a minha vontade
de vagabundo do mar?
Sei lá.
Fosse o que fosse
não tenho rota marcada
ando ao sabor da maré.
É por isso, meus amigos,
que a tempestade da Vida
me apanhou no alto mar.
E agora
queira, ou não queira
cara alegre e braço forte:
estou no meu posto a lutar!
Se for ao fundo acabou-se.
Estas coisas acontecem
aos vagabundos do mar.


Manuel da Fonseca
Rosa dos Ventos. Lisboa, ed. do autor, 1940



15 comentários:

  1. Olá, querida amiga Maria!
    Os vagabundos do mar estão atentos à sua beleza e as suas marés.
    Amam seus dias de serenidade e de maré cheia.
    Lindo poema!
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Gente de coragem capaz de levar uma vida sempre no fio da navalha.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Poema de Manuel da Fonseca encantador que muito gostei de ler
    *
    Uma quarta feira com Saúde, Paz e Amor.
    */*
    Ilusões e Poesia
    */*

    ResponderEliminar
  4. Bom dia
    Poema e foto em total sintonia.
    Um poema muito bonito de Manuel da Fonseca, e muito bem escolhido.
    Uma boa semana.
    Beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
  5. Un bello poema que refleja lo que es el mar al que debemos respetar.

    Saludos.

    ResponderEliminar
  6. Um poema maravilhoso. Uma bela escolha. Obrigada pela partilha :))
    .
    Tenho saudades ...
    .
    Beijo, boa noite!

    ResponderEliminar
  7. We have to navigate (in the ludic) even with our feet on solid ground.
    💋 Kisses 💋

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo