22/03/2022

Auroras Boreais e Dog Sledding em Abisko (Suécia)

No inicio de Fevereiro fomos visitar o meu filho que está a estudar em Gotemburgo na Suécia. Daquela cidade seguimos até à Lapónia e fomos conhecer Kiruna. Dali rumámos um pouco mais para norte, especialmente para ir apreciar as Auroras Boreais, e fomos até:

Abisko

Abisko, é uma pequena vila a norte da Suécia com um número bem reduzido de habitantes, as estatísticas de 2022 indicavam menos de 100 pesssoas. Localizada na margem do lago Torne e rodeada de montanhas, encontra-se a 200 km a norte do Círculo Polar Ártico.

Ficámos instalados num bungalow no Abisko Mountain Lodge. Adorámos o hotel e o bungalow que era confortável, quente e muito agradável.

Na noite em que chegámos tínhamos já marcada uma atividade muito especial:  "Caçar Auroras Boreais" (Abisko Aurora Chase) pelo site "Lights Over Lapland and Activities in Abisko "

Esta emocionante aventura noturna começou logo no hotel, pois ainda estávamos a vestir a roupa apropriada para o frio, quando o guia veio avisar que lá fora, por cima de nós, estavam a acontecer lindas auroras boreais, ficámos encantados!
Do hotel seguimos num veículo até ao local onde o nosso guia, pela sua experiência, combinada com as previsões do clima local, previa que houvessem auroras boreais. Parámos seguindo a pé até um lago gelado, ali, esquecemos o frio imenso (estava um Real Feel de -21º C), perante a magia do céu iluminado, num espetáculo deslumbrante. As luzes pareciam dançar para nós, segundo o guia, isso devia-se ao vento que se fazia sentir. Foram momentos únicos de uma grandiosidade indescritível.

Quase no final da nossa aventura o Oskar, o nosso guia (5*), levou-nos até uma tenda sami onde serviu bebidas quentes, que souberam deliciosamente bem e falou-nos de como se formavam as auroras boreais e a história do Parque Nacional Abisko.

Quando chegámos ao hotel fomos logo dormir, pois o dia tinha sido bem cansativo. Durante a noite ouvimos muito vento e de manhã, quando acordámos, estava uma tempestade de neve. Tínhamos mais uma atividade marcada, o "Dog sledding" no Abisko National Park, (andar de trenó puxado por Alaskan huskies). O Parque está situado a 4 km a oeste, tem cerca de 78 quilómetros quadrados de extensão e nele se encontra o majestoso Rio Abiskojokk, que se estende a partir do litoral sul do belíssimo Lago Torneträsk, maravilhosos bosques boreais, fiordes e cascatas.

Mesmo com o tempo um pouco agreste e menos propício para este passeio, a organização decidiu fazer a atividade, com a condicionante de que se o tempo piorasse voltávamos para o hotel. Eu estava com algumas dores nas costas e na perna devido às quedas que dei em Kiruna, mas a vontade de participar nesta nova experiência, fez-me esquecer tudo isso e valeu a pena, pois foi fantástico!

A meio do caminho, a guia parou os cães e deu para interagirmos com eles e apreciar a paisagem ao nosso redor. Os cães eram extraordinários, para além de toda a força e determinação que possuíam, eram extremamente meigos e adoravam festas.

Havia alturas em que o vento abrandava um pouco, mas a tempestade de neve continuava e o frio era gélido, com um Real Feel de -25º C. No regresso, a guia teve mesmo de parar os cães, pois quase não se via nada com tanto vento e neve, assim que aliviou ligeiramente, seguimos o nosso caminho.

No final do passeio, fomos até uma tenda sami montada para receber quem vem do frio e soube mesmo bem tomar um Swedish fika (um snack e uma bebida quente), no nosso caso, consistiu num cinnamon rol e num chá, tudo bem quentinho e super delicioso.

O nosso regresso a Kiruna estava previsto para o final da tarde, era suposto apanharmos um comboio na estação ferroviária de Abisko, mas como continuava a tempestade de neve, os comboios foram cancelados.

Felizmente colocaram um autocarro a substituir o comboio e conseguimos regressar a Kiruna. Dormimos lá essa noite e na manhã seguinte voamos para Estocolmo. O Pedro foi encontrar-se com uns amigos que estavam lá a estudar e nós nem saímos do aeroporto, pois no final do dia tínhamos avião de regresso a Lisboa.

Ver as auroras boreais e andar no trenó puxado pelos huskies, foram duas experiências únicas e inesquecíveis. Pelo menos uma vez na vida, vale a pena fazer!

1. Oh my Maria, what a beautiful adventure. The photos are amazing, well done.

2. Imagino que tenha sido um passeio fascinante, que vos tenha encantado. As fotos são maravilhosas, deslumbrantes. Bons estudos para o seu filho.
    Cumprimentos cordiais e poéticos
    Pensamentos e Devaneios Poéticos

3. Uma aventura espetacular. Para não esquecer mesmo. Lindas fotos. Beijinhos.

4. Um belo passeio por esses lados.

Isabel Sá
    Brilhos da Moda

5. Tu as raison, Maria, c'est une expérience unique et incroyable. C'est génial d'avoir pu la vivre! Merci de l'avoir partagée avec nous cette expérience.
    Tes photos me font rêver.
    Bises

6. Fantastic! What a trip! Thanks for sharing, Maria.

7. How wonderful that you had these experiences, Maria, adventures that you will never forget. Minus 25 is a temperature we take in stride here in the winter. I have never been on a dog sled but I am sure it would be very enjoyable. Those dogs are hard-working animals.

8. Представляю ваш восторг. Фотографии чудесные.

9. Uma bela viagem que jamais será esquecida.

Um abraço

10. adorei fazer este lindo passeio com as tuas fotos que estam 5* obrigada por partilhares bjs saude

11. Boa tarde Maria,
    Deve ter sido uma daquelas viagens que jamais se apagará das vossas memórias!
    Foram muito corajosos, mas valeu a pena ver as auroras boreais e todas as experiencias que fizeram.
    Adorei a sua fotorreportagem!
    Beijinhos e continuação de boa semana.
    Ailime

12. Muito obrigada pela partilha! :))
    A Natureza com glamour...

Votos de um excelente dia. Beijo

13. Maria, que viagem fantástica esta!
    Eu jamais conseguiria fazê-la: sou friorenta e medrosa por demais.
    Adorei as fotos. Quando quiser ver auroras boreais é aqui que virei.
    Beijos, muita saúde para si e família, muitas viagens.

14. Bellas imagenes y hermoso lugar te mando un beso.

15. Sortuda !!!!!! Lindas fotos, Maria, e de certeza, lindas recordações !!!
    Bjs e bom resto de semana !
    Anna

16. UAU, que aventura! Eu morro de vontade de ver a aurora boreal um dia, deve ser uma experiência incrível. E o passeio com os huskies, que maravilhoso! Acho que iria morrer de tanto frio. :)

17. Amiga Maria, uma viagem única e inesquecível certamente.
    Parece outro mundo!
    Fotos incríveis, sinceramente arrepiei-me, pela sua beleza, mas também pelo frio que devem ter experienciado. :)
    Que bem sabe ver tanta beleza a contrastar com realidade que diariamente nos entra em casa.

Ainda estou em pausa no meu blogue pessoal, mas agradeço-lhe de coração por estar carinhosamente ENTRE NÓS! <3

Um beijinho com amizade.
    Fê blue bird

18. MARAVILHOSO!!

Belissiams fotos , sem dúvida, e uma aventura bem interessante.

Gostaria imenso de ver auroras boreais e pessoas amigas convidaram-me para ir em sua companhia, mas não irei.

Congelaria com temperaturas dessas e não suportaria estar quatro ou cinco dias sem luz ...

Minha amiga, beijinho e continuação de excelentes viagens :)

19. Bellissimo reportage di un posto incantevole, le aurore boreali sono spettacolare e spero un giorno di poterle fotografare. Ciao e buona serata, Angelo.

20. Olá, Maria. Um passeio gelado, mais ultrafantástico! Fotos sensacionais, espetáculos lindos. Imagino a sensação de sonho e realidade sentida ali...
    Beijinhos

21. Ual Maria!
    Que vc fantástica publicação!
    Maravilhosas imagens!
    Parabéns por ser testemunha
    dessa beleza toda.
    Bjins
    CatiahoAlc.✨

22. Las auroras boreales un espectáculo magnifico que tuvisteis la suerte de ver aunque pasando un poco de frio. Otra experiencia magnifica la viajar en el trineo tirado por perros, que sean tan cariñosos con las personas quizás se deba a que lo hagan con todos turistas.

Saludos.

23. Que aventura! Deve ter sido uma experiência única. Viagem bem interessante mas requer um tanto de ousadia, coragem. Adorei sua partilha . Boa noite

24. Miy interesante podt, cuanta maravillo nos muestras con tus fotos!!! Besos

25. Uma viagem muito interessante que deu belas fotografias.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

26. Uma aventura no frio... Muito bem documentada, pela texto e pelas fotos.
    Continuação de boa semana, amiga Maria.
    Beijo.

27. Preciosas las auroras boreales, me encantaría verlas. Besos.

28. Excelente por ese privilegio, así de la emoción se ama mejor lo creado por Dios.

Abrazos

29. Que maravilhoso passeio, as fotos fantásticas, amei e senti imensa alegria por vocês!
    Inesquecíveis imagens e momentos, con certrza!
    Abraços apertados!

30. WoW great adventure! What a beautiful photos! Weather looks so old. But all of you look so happy. Have a wonderful day. Greetings.

31. Un gran viaje lleno de estupendos recuerdos y fantásticas fotos.
    Un abrazo.

32. Beautiful photos from Sweden and the Northern lights. It must have been a wonderful trip.
    Hugs.

33. Grata por partilhar esta fascinante e especial aventura, Maria! As imagens estão incríveis!
    Terá sido uma viagem absolutamente inesquecível! Beijinhos
    Ana

34. Olet kokenut huiman talviretken. Revontulet ja koiravaljakkoajelun. Luin erittäin kiinnostuneena Abisco postaustasi.

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.