15/02/2022

Divagar por Gotemburgo e Lapónia Sueca

No início deste mês, fomos visitar o meu filho que está a estudar em Erasmus na Faculdade Chalmers, em Gotemburgo na Suécia.

Hoje deixo os primeiros olhares da nossa visita à:

Cidade de Gotemburgo e Lapónia Sueca

Tínhamos apenas uma semana, assim, ajustamo-nos à disponibilidade de tempo do Pedro em relação às aulas e avaliações. Passámos 3 dias em Gotemburgo e num deles, o Pedro foi-nos mostrar a faculdade onde está a estudar, a "Chalmers".

O meu filho continuou nas suas atividades e eu e o meu marido fomos conhecer a cidade. É claro que tirei um mundo de fotos, hoje mostro os meus primeiros olhares.

No nosso deambular pela cidade, subimos até Skansen Kronan, o Forte da Coroa, uma antiga fortaleza datada do século XVII localizada no alto de um rochedo. É um local espectacular para se ver a cidade do alto (a primeira e segunda foto da colagem abaixo). Visitámos a Catedral de Gotemburgo (Domkyrkan) e as Igrejas Oscar Fredriks kyrkogata e Vasakyrkan. Passámos pela Kungsportplatsen, a praça do centro histórico, que possui a estátua equestre do rei Carlos IX. Fomos apreciar o interessante edifício do mercado peixe Feskekorka que exteriormente parece uma igreja. Passeamos pela praça central Götaplatsen que fica localizada ao sul da avenida Kungsportsavenyn. No meio da praça fica a estátua de Poseidon, à volta encontram-se o Teatro Municipal, uma Sala de Concertos e a Biblioteca.

Apreciamos o pôr do sol junto à zona ribeirinha do Rio Gota

E no último dia da nossa estadia em Gotemburgo nevou, o que foi uma alegria para todos nós.

Alguns "olhares" em família da nossa viagem

De Gotemburgo seguimos para a região da Lapónia Sueca, visitando Kiruna e indo depois ainda um pouco mais para norte até Abisko. Irei mostrar estas visitas em pormenor posteriormente, agora são apenas uns breves olhares e alguma informação.

Kiruna
Em Kiruna passeamos pelas ruas, fomos visitar a sua linda Igreja, vimos uma exposição de esculturas de gelo e fomos conhecer o Ice Hotel. A temperatura média rondava os -17º C, era mesmo muito frio para quem não está nada habituado ( em Lisboa a temperatura mínima no inverno anda à volta dos +8º C ), mas como estávamos muito bem agasalhados só sentíamos o frio na cara. Andar na neve era diferente, engraçado e embora fosse um pouco cansativo até era fácil, para mim o pior foi o gelo nas estradas, à conta dele dei 2 quedas enormes que ainda hoje não estou a 100%, agora só com descanso e tempo é que vai passar.

Abisko
Em Abisko fomos à noite "caçar" Auroras Boreais por cima de um lago gelado e na manhã seguinte fazer "Dog Sledding" no Abisko National Park, (andar de trenó puxado por Alaskan huskies). Estes cães são extraordinários, para além de toda a força e determinação que possuem, são extremamente meigos e adoram festas. Foram duas experiências únicas e inesquecíveis.
Aqui as temperaturas ainda estavam mais baixas, à noite para vermos as Auroras Boreais estava um Real Feel de -21º C e na manhã da atividade com os cães, como estava uma tempestade de neve o Real Feel era de -25º C. Soube mesmo bem o chá quente no final da atividade.

Futuramente, quando eu estiver sentindo frio, vou pensar nesta experiência e certamente irei achar que afinal, a temperatura não está nada baixa. Frio mesmo a sério é na Lapónia!

Irei mostrar e falar mais detalhadamente desta minha incrível viagem, em posts futuros.

1. Bella cuidad. Te mando un beso y te deseo un feliz día del amor y la amistad.

2. Olá, querida amiga Maria!
    Que maravilha é ter um filho estudando num país tão desenvolvido!
    Adorei o coração para fotos turísticas.
    Paisagens lindas por lá.
    Muito obrigada por uma partilha tão rica e bonita.
    Tenham os três dias abençoados!
    Beijinhos

3. Могу представить ваши эмоции от этого путешествия. На семейных фотографиях вы все очень счастливые и красивые. Спасибо за интересный рассказ и чудесные фотографии.

4. What a nice places... thanks for your sharing...

5. Quelle belle expérience que ce voyage en Suède et en Laponie. Quel bonheur de voir votre fils et... les aurores boréales. Un de mes rêves! Je ne pourrais pas vivre ailleurs que dans le Sud mais pour un voyage, j'aime beaucoup tous les pays nordiques. Il me tarde de voir d'autres photos.
    Bisous

6. Ah-ha-ha, sureños in the North :)
    But -25C is really, REALLY cold! And Polar Lights, and dog races - what an experience! You all look very cute in your winter jackets :)
    I wish you quick and full recovery from your fall!
    Wonderful trip, Maria!

7. Lindas fotos de uma linda viagem ! Nada como visitar familia e aproveitar para conhecer outro pais e sua cultura !
    Bjs e boa terça !
    Anna

8. Experiências para nunca mais esquecer. Lindas fotos. Beijinhos.

9. It seems almost quaint today to think of a young man studying Erasmus, but encouraging that the realm of humanities and philosophy has not been totally buried under an onslaught of technology. In a lifetime of travel one of my egregious omissions is Scandinavia. I have no doubt, none at all, that I would enjoy it immensely. And coming from Canada, I would perhaps be a little more prepared for the cold weather. A lovely post, Maria. Good luck to your son with his studies. I expect that hard work will assure him good luck! Hugs from Ontario, David

10. A lovely trip and beautiful photos. Lapland looks stunning with the aurora. Hope you heal from your fall without any issues. Happy Tuesday!

11. Que maravilha esse reencontro e a oportunidade de estarem com o vosso filho, amiga Maria.
    As fotos como sempre belíssimas, é um lugar lindo sem dúvida, mas o que me cativou foi os vossos sorrisos de felicidade.

Desejo os maiores sucessos para o seu filho!
    Muitas felicidades para todos vós!

Beijinhos

12. Para unas personas como los que estamos acostumbrados a temperaturas mas cálidas esas temperaturas son muy frías. El caminar sobre hielo es difícil y aun con cuidado es peligroso.
    Las fotos que nos dejas son preciosas.

Saludos.

13. Que belas fotos!
    Eu sei que o mais importante é estarem com o filho, mas sempre dá para isso e ir conhecendo e fotografando o belo que aqui está.
    Gostei muito amiga Maria.
    Semana boa com muita saúde.
    Beijo

14. Um belo guia de viagem, obrigada pelas explicações sobre os lugares! E que bela reunião familiar, tem uma bela familia! Beijinhos

marisasclosetblog.com

15. Olhares fotográficos lindíssimos. Foi uma viagem de amor que aplaudo e elogio.
    Saudações poéticas
    Pensamentos e Devaneios Poéticos

16. Que delícia! Além de matar saudade do filho ainda conhecer um lugar tão lindo como este! Maravilha!
    Grande abraço e ótima semana!

17. Imagino as saudades e depois o coração apertado de o deixar. Desejo-lhe muito sucesso pela vida fora. E, agradeço pelas fotos magistrais! :))
    Natureza em asas de seda ...

Beijos, e uma excelente semana.

18. Gostei, belas fotos - de abrir o apetite

abraço

19. A Maria e o seu marido adoram viajar e depois vão para cada sítio!
    O Pedro está a estudar num dos países mais civilizados do mundo e as fotos mostram isso mesmo, mas quanto a temperaturas, ai, não. Gosto de climas bem quentes e por isso conheço, satisfatoriamente, o Norte de África.

Beijos e boa semana.

20. Que lindo Maria.
    Uma bela cidade e uma universidade de renome e o filho nela, isto é uma felicidade maravilhosa para a família. Que ele tenha todos os sucessos por lá.
    Lindos momentos e imagens da bela cidade numa generosa partilha.
    Quero ver as novas fotos com seus ricos detalhes.
    Grato Maria.
    Beijo de paz amiga.

21. María, es maravilloso ver lo bien que lo has pasado en este viaje para ver a tu hijo ¡qué guapo es! y verte con él y tu esposo en lugares tan hermosos.
    Beijos.

22. Belas fotografias destes magníficos lugares.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

23. Fotografias maravilhosasssssss!
    Desejo muito sucesso para o filhote.
    Beijo.

24. Querida Maria, que lindas fotos de uma feliz viagem, e reencontrar o filho poder desfrutar do passeio juntos, é muito gratificante.
    Deus abençoe a todos e sucesso para o seu filho.

Beijinhos 🌷

25. Beautiful pictures of your son and husband. Great city in Sweden, excellent. I do love in last photo of Northern Lights, fantastic. Thanks Maria.

26. Boa tarde Maria,
    Que viagem fantástica!
    Visitaram o vosso filho e puderam desfrutar das imensas belezas que esse belo país oferece!
    Magníficas fotografias!
    Adorei conhecer esses lugares através dos seus belos olhares.
    Obrigada!
    Beijinhos e felicidades para o Pedro no Erasmus!
    Ailime

27. Amazing amazing group of photos. I would love to be on a trip like this and see the sights you saw and the smells and the feels...wow...and your handsome son - so nice you got to be with him for a week.

28. Espectacular! Parabéns!

Muito bem aproveitado esse tempo de recreio.

Beijinhos.

29. Olá minha querida, que linda família!
    Adorei viajar pelas suas fotografias!
    Um beijinho florido!
    💘💙💚 Megy Maia

30. Magnificas fotos de uns lugares maravilhosos.
    Beijinhos, continuação de belos passeios

31. Uma vigem maravilhosa! E até nevou!...

Muito sucesso par o filho... Felicidades para todos...

Abraços
    ~~~

32. Uau!! Maria!! Que fotos maravilhosas!! Imagino como foi incrível!! A dor foi ofuscada pelas boas lembranças; logo a dor vai embora. Melhoras!!
    Beijus,

33. Wonderful post and I just loved this virtual tour. Even better that I am touring with you on the computer sitting in a warm room!
    Good luck to your son and I hope all goes as planned.
    Keep safe and take care Diane

34. Kiitos sinulle näistä kuvista, pakkasta ja lunta on täälläkin paljon. Mukavaa kun näitte revontulet.

35. Me encantó el reportaje María. Me alegra que lo pasaran bien. Abrazos para los tres.

36. Vim voltar ver... Paisagens exóticas para nós!

~~~~~

37. Um passeio que gostaria de fazer!!!
    Lindos olhares... Bom fim_de_semana 🙏🏿

38. Que bello lugar para conocer.

Besos.

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.