10/08/2021

Ao Pôr-do-sol - Poema de Teixeira de Pascoaes




Eu canto no crepúsculo... A Tristeza
recorda-me longínqua aspiração,
na qual pressinto a imagem da beleza
que os meus olhos, um dia, alcançarão...

A paisagem, na sombra, sonha e reza...
Seu vulto é de fantástica visão.
Dir-se-á que a empedernida Natureza tem lágrimas a arder o coração.

E canto a minha mágoa; vou cantando...
E vou, saudoso e pálido, ficando
mais distante de mim, mais para além...

Nesta melancolia, que é chorar
sem lágrimas, eu vivo a meditar
no que me prende... a terra, o céu, alguém?

as ilusões da minha mocidade.


Teixeira de Pascoaes





17 comentários:

  1. Boa noite querida amiga, Maria!
    Que lindo poema e a foto do Por-do Sol é belíssima.

    Tenha uma feliz Terça-feira.
    beijinho com saúde epaz.

    ResponderEliminar
  2. Lindo poema, Maria, a imagem também é maravilhosa.
    Uma boa terça-feira. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Oi Maria querida, tus letras
    emocionan,se percibe el sentiemiento
    que hay en ellas y llegan profundo,
    gracias por escribir tan bello mi amiga.

    Besitos dulces

    Siby

    ResponderEliminar
  4. Nice sunset and beautiful words of the poem to go with it.
    Take care Maria.

    ResponderEliminar
  5. Imagem e poema... deslumbrantes.
    .
    Feliz semana. Cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  6. Um lindo poema um beijinho😘.

    ResponderEliminar
  7. Muito linda essa poesia, as vezes me prendo entre o céu,
    a terra e a minha mocidade! bj

    ResponderEliminar
  8. Bello y triste poema. Te mando un beso

    ResponderEliminar
  9. Ao poente o poeta se veste de dourado para reflexão em sua vida.
    O poente tem esta magia de interiorização, que os poetas exploram muito bem.
    Bela escolha na partilha Maria.
    Beijo e paz amiga.

    ResponderEliminar
  10. Bom dia de paz, querida amiga Maria!
    Lindo pôr-do-sol em poema e imagem ilustrativa também.
    Amo o entardecer na praia.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos com carinho e gratidão

    ResponderEliminar
  11. Espetacular!!!! Meus aplausos, diante de tanta intensidade, presente neste versos!
    Doce dia, querida, beijinhos
    Valéria

    ResponderEliminar
  12. Un gran trabajo el que has hecho al buscar una foto muy acorde en belleza con el poema.

    Saludos.

    ResponderEliminar
  13. That is a very nice image and I enjoyed your choice of poem.

    All the best Jan

    ResponderEliminar
  14. Boa noite,
    Muito obrigado por partilhar este belo poema.

    Forte abraço,
    Calebe Borges
    🔬🌿🌎🌳🍀☘👨‍💻

    ResponderEliminar
  15. Hola María, precioso poema y acompañado de una bonita foto. Besinos.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo