09/10/2019

🌻 Pau d'Água - Dracaena Fragans


Pau d'Água - Dracaena Fragans


São nativas de toda a África Tropical e pertencem à família Asparagaceae. O seu nome cientifico é Dracaena fragrans e são conhecidas entre outros nomes populares por: Pau-d’água, Coqueiro-de-vênus, Dracena-deremenis, Cana-agna, Cana-índia, Tronco-do-brasil, Pau-do-brasil e Dragoeiro.


Pau d'Água - Dracaena Fragans



Dracaena fragrans é um arbusto de crescimento lento, podem atingir 15 metros ou mais de altura com uma coroa estreita de ramos eretos geralmente delgados. As hastes podem chegar até 30 cm de diâmetro. As plantas jovens têm um único talo não ramificado com uma roseta de folhas até que a ponta crescente floresça ou seja danificada, após o que se ramifica, produzindo duas ou mais novas hastes; depois disso, a ramificação aumenta com os episódios subsequentes de florescimento. As folhas são verdes, lanceoladas, 20 a 150 cm de comprimento e 2 a 12 cm de largura; pequenas folhas estão eretas para se espalhar e folhas maiores geralmente caem sob seu peso.


Pau d'Água - Dracaena Fragans

Pau d'Água - Dracaena Fragans


As flores são produzidas em panículas de 15–160 cm de comprimento, são individuais têm 2,5 cm de diâmetro, com uma corola de seis lóbulos, cor-de-rosa no início, abrindo-se de branco com uma fina central vermelha ou púrpura. São muito perfumadas e muito apreciadas pelos insectos polinizadores.


Pau d'Água - Dracaena Fragans

Pau d'Água - Dracaena Fragans




Deve ser cultivada a pleno sol, meia-sombra ou luz difusa, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica, bem drenado e com regas regulares. Aprecia o calor e a humidade ambientais, mas não tolera o encharcamento e no verão se o sol estiver muito forte pode queimar as suas folhas. As folhas com as pontas secas são um sinal de falta de humidade, deve-se aumentar a frequência das regas, e, se possível, pulverizar as folhas com água.


Pau d'Água - Dracaena Fragans


Em África, D. fragrans é comumente cultivada como uma planta de sebe. Sendo muito versátil, pode ser cultivada no interior ou no exterior. No exterior ela pode ser utilizada como arbusto isolado, em grupos formando cercas ou em conjunto com outras plantas. Em interiores ela fica muito bem em diferentes tipos de espaços, desde escritórios, salas ou varandas. 


Pau d'Água - Dracaena Fragans

Pau d'Água - Dracaena Fragans


Texto explicativo: Wikipédia
Fotos: Pessoais



14 comentários:

  1. Its flower is more beautiful than I thought.
    Love it.

    ResponderEliminar
  2. São bonitas :)

    https://checkinonline.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Mooie planten Maria,
    Groet Kees.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde Maria,
    É uma planta muito bonita e decorativa.
    Tenho, mas são pequenas e coloquei uma na escada, na entrada do meu prédio há poucos anos que tem crescido bastante.
    A flor que desenvolve é muito linda.
    Um beijinho,
    Ailime

    ResponderEliminar
  5. Parece que se adapta al interior con mucha luz. Las flores son preciosas.

    Besos

    ResponderEliminar
  6. Bonitas fotos de esa atractiva flor, muy bien documentada con el texto.

    Saludos.

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pela informação, desconhcia que esta planta dá flor, tenho plantas iguais a essas estão muito bonitas e altas mas nunca floriram.
    Bom fim de semana
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. As imagens gostei de ver,
    cada planta com sua beleza
    todas são verdes ao nascer
    filhas são da mãe natureza!

    Tenha um bom fim de semana amiga Maria. Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. La tengo, pero todavia no florecio. Un beso.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo