03/09/2018

Viagem aos Países Bálticos e Rússia

Catedral St. Isaac - S. Petersburg

Este ano fomos de férias para o Norte da Europa. Como gosto muito de partilhar o que vejo e para não tornar os posts muito extensos, irei mostrar gradualmente os locais por onde passámos.

Hoje fica apenas um resumo da nossa viagem pelos Países Bálticos e Rússia.

Começamos por Estocolmo, a Capital e maior cidade da Suécia, também designada por "Veneza do Norte".

Estocolmo - Suécia

Visitámos a Câmara Municipal, mundialmente conhecida pelas suas Sala Azul e Sala Dourada (onde anualmente se realiza o banquete e o baile de gala dos laureados com o Prémio Nobel), percorremos a famosa área comercial de Kungsgatan e a parte antiga chamada Gamla Stan. Fomos beber uma "bebidinha" no ambiente bem gelado do ICEBAR e fizemos um pequeno passeio de barco para apreciar de outra perspectiva esta encantadora cidade.

Estocolmo

Seguimos depois de ferryboat (onde dormimos essa noite) fazendo a travessia do Mar Báltico até  ...

Tallin Capital da Estónia. Podemos apreciar entre outros pontos de interesse a Catedral Alexander Nevsky, a Igreja Dome, as suas lindas e tradicionais ruas bem como o centro histórico. Subimos até à parte mais alta da cidade, a Kohtuotsa Platform e Patkuli Plataform locais de onde se pode observar uma extraordinária panorâmica da cidade antiga de Tallin.

Tallin - Estónia

Apanhámos novamente um "ferry" desta vez com destino a Helsínquia, capital da Finlândia. Entre os seus muitos pontos de interesse é de referir a Praça do Senado, o Mercado Kauppatori, o cais da cidade com os seus barcos quebra-gelos, a Igreja de Temppleliaukio, esculpida na rocha, o Parque e o Monumento Sibelius de Eila Hiltunen, dedicado ao compositor finlandês Jean Sibelius, bem como a Catedral Uspenski.

Helsinquia - Filândia

Seguimos depois no comboio Allegro em direcção a São Petersburgo, a segunda maior cidade da Rússia. Construída nas margens do Rio Neva pelo Czar Pedro I "O Grande", em 1703, é uma cidade absolutamente fascinante. Visitámos a Fortaleza de Pedro e Paulo e a sua Catedral, o Museu Hermitage, um dos museus mais famosos do mundo, percorremos as suas tradicionais e belas ruas, vimos a Catedral de Nossa senhora de Kazan, a Catedral do Sangue Derramado, a Catedral Naval de São Nicolau, a Igreja Católica de Santa Catarina e a Catedral de Santo Isaac, a maior e mais sumptuosa catedral ortodoxa de São Petersburg. Passeamos também pelo lindo jardim de Alexandre onde se encontra o interessante Edifício do Almirantado e fizemos um pequeno passeio de barco pelos seus canais.

S. Petersburg - Russia

Toda a cidade é espectacular mas talvez que o nosso ponto alto foi a visita a Peterhof, um conjunto de palácios e jardins, designado por vezes de "Versailles Russo". Visitamos o Palácio de Verão de Pedro O Grande e percorremos uma pequena parte dos seus imponentes e magníficos jardins.

Peterhof - St. Petersburg

A nossa última paragem foi em Moscovo a capital da Rússia. Nesta dinâmica e bela cidade fomos conhecer o parque de Novodevichy, onde se situa o convento do mesmo nome e onde se diz ter sido no lago deste parque, que Tchaikovsky se inspirou para o seu famoso "Lago dos Cisnes". Visitámos o complexo do Kremlin e conhecemos algumas das suas lindas catedrais ortodoxas, fomos ao Museu da Grande Guerra Patriótica e ainda no Parque Vitoria, visitámos a Igreja de S. Jorge. Passeamos por algumas das belíssimas estações de Metro, fomos ao elegante centro comercial GUM e à Praça Vermelha, onde fica a magnifica Basílica de S. Basílio. Vimos Moscovo à noite e assistimos ao Russian National Dance Show "Kostroma", um espectáculo maravilhoso de música, dança e cantares russos.

Moscovo - Russia

Muito agradável foi também o passeio pelo Alexandrovsky garden, um complexo de jardins onde se encontram várias fontes, uma extensa área arborizada e o Túmulo do Soldado Desconhecido.

Alexandrovsky garden - Moscovo

Estavam terminadas as nossas férias e de Moscovo regressamos a Lisboa, foi uma viagem incrível. Posteriormente irei mostrar com um pouco mais de detalhe o que vimos nestas lindas cidades.

1. Tão bonito! Eu adoraria fazer uma viagem como essa.

2. Uma viagem que ando para fazer há muito tempo.
    Será um dia destes...
    Bjs, boa semana

3. Прекрасное путешествие! Люблю Питер и Москву,,просто я в них была...

4. Estuvisteis también en Helsinki! Me encantaba tulen reportaje sobre ciudades nórdicos. Feliz semana.

5. Belos momentos por aí!

Boa semana!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

6. Um belo passeio com fotos maravilhosas que reportam dias e lugares de sonho. :) Gostei muito!

7. Linda viagem !!!!! As fotos são expetaculares e as colagens perfeitas !
    Não me importava nada de fazer uma viagem assim ;)
    Anna

8. Espero um dia poder fazer esta viagem. Que maravilha!
    Bjs

9. Que bonita e inspiradora reportagem desta sua viagem, minha Amiga! Obrigada por partilhar aqui.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

10. Que lugar incrível :D

11. Hola amiga aquí estoy de regreso despues de mucho tiempo de aucencia, que hermosas imagenes como siempre me alegra volver a visitarte espero sigamos visitandonos. Un gran saludo feliz semana.

12. eu so digo woaunh mesmo mt bonito parabens as fotos elas estam 5* cores lindas obrigada pela partilha bjs

13. You have had a great tour.
    There are many well-known places in your great pictures. Finns often visit Stockholm, Tallinn and St. Petersburg.
    My husband and I traveled last summer from Helsinki on the Trans-Siberian Train to Shanghai.
    A wonderful week for you!

14. Stunning voyage on the North :-)

15. Com a suas fotografias perfeitas deixa -nos sonhar de lugares feiticeiros
    abraço

16. Uma viagem linda e espetacular. O artigo dá para levantar um pouco o véu sobre o muito que vimos e que gostámos de ver. Beijinhos.

17. Querida maria
    Que beleza e vídeo!
    Lindíssimas fotografias! De facto, esses jardins fazem lembrar os de Versailles!
    Obrigada por partilhar.
    Um beijinho
    Beatriz

18. María un viaje fantástico que supongo lo disfrutaríais mucho por las fotos que nos dejas.

19. Boa tarde Maria,
    Uma viagem de sonho!
    Adorei acompanhá-la por esses locais incríveis e tão belos!
    Obrigada pela magnífica partilha.
    Fotografias espetaculares.
    Beijinhos,
    Ailime

20. Olá, Maria!
    Que belas fotos de uma grande viagem!
    Já estou à espera de mais...

Do post anterior levei uma ou duas flores. Tu sabes para onde.
    Beijo e... bom Setembro.

21. Buenos destinos y buenas cosas para fotografíar.

Besos

22. As imagens estão lindas! Gostei muito.

Beijinho Maria

23. Diferente mas digno de ver e visitar.

24. Olá Maria querida

Que delícia de passeio...

Beijos
    Ani

25. Que bela viagem Maria com dicas interessantes, Amei aquele complexo dos jardins e uma catedral no seu segundo dia. Amo ver igrejas e quero ver na sequencias detalhes delas pois sei que voce capricha neles.
    Valeu Maria, grato por sempre trazer o belo por onde passam.
    Beijo amiga.

26. Hello Maria,
    What a great shots of your trip around these beautiful places.
    Impressive to see the shots of Russia. Amazing and nice to see.
    That must be nice to be in real.

Best regards and a big hug,
    Marco

27. Férias maravilhosas, fotos belíssimas! A Europa é linda, a começar por Portugal 🇵🇹, primeiro país europeu que conheci...
    O meu abraço

28. A beautiful city. A great relationship.
    Greetings.
    Lucja

29. Umas férias inesquecíveis... e belos olhares bj

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.