terça-feira, 25 de agosto de 2015

2 Dedaleira



As flores da dedaleira são graciosas, elegantes e coloridas.


Foto: wallpapers9.org


São nativas da Europa. Pertencem à família Plantaginaceae, possuindo esta familia mais de 1800 espécies. O seu nome científico é Digitalis purpurea, sendo conhecida por, Dedaleira, Abeloura, Digital, Digitalina, Erva-albiloura, Erva-dedal.


Foto: imgkid.com


Também chamadas “campainhas”, são plantas perenes, a sua altura varia entre 0.9 e 1.2 metros.  Pode ser cultivada como planta ornamental ou como medicinal, já que das suas folhas e flores se pode extrair digitalina, uma substância usada no tratamento de doenças cardíacas.


Foto: wikipedia_Nevit Dilmen


As suas inflorescências são bastante compridas e compostas de muitas flores, podendo ser de cor branca, rosa ou roxa.


Foto: www.1zoom.net


Pode ser utilizada em canteiros, maciços, vasos e bordaduras. É uma planta bienal, pelo que é necessário a cada dois anos substituir as plantas por outras novas.


Foto: imgkid.com

Solo: Férteis e ricos em matéria orgânica.

Luz e Temperatura: Devem ser cultivadas a pleno sol.

A ter em Atenção: a Dedaleira é uma planta extremamente tóxica, que pode chegar a ser fatal para os seres humanos ou animais, conforme a quantidade de substância ingerida.


Foto: wikipedia_Zell


Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.mundodeflores.com/; http://www.loja.jardicentro.pt/; http://www.floresnaweb.com/; http://www.plantasonya.com.br/; imgkid.com; wallpaperscraft.com; http://wallpapers9.org; www.1zoom.net; outros net.

2 comentários:

  1. Boa tarde Maria Rodrigues.
    Que lindas plantas, uma feliz semana. Beijos.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.