sábado, 26 de novembro de 2016

O PINTOR Michael Cheval




O artista Michael Cheval, nasceu em 1966 em Kotelnikovo, na Rússia.





Cresceu numa pequena cidade no sul da Rússia, sendo descendente de uma família de talentos criativos. O seu avô era um artista profissional e escultor, enquanto a sua avó escrevia poemas para crianças e o seu pai era soldado e artista.





O seu amor para o desenho surgiu quando ele era ainda criança. Em 1980, mudou-se com a sua família para a Alemanha. . Os Museus e castelos, ruas antigas e as maravilhosas paisagens do sul da Alemanha definiram permanentemente os gostos de Cheval.





Em 1986 mudou-se para Turcomenistão. Formou-se na Ashgabad School of Fine Arts, absorvendo a filosofia oriental e o caráter da Ásia Central. A sua primeira exposição pessoal teve lugar no Museu do Estado de Belas Artes do Turquemenistão em 1990. Em 1994 mudou-se para Moscovo e trabalhou como artista independente e ilustrador, para a editora "Planeta".





Decidiu emigrar para os Estados Unidos em 1997, começando uma nova época produtiva. Voltou à cultura ocidental que o inspirou muito na sua juventude, mas trazendo agora a sua própria experiência, filosofia e visão. No ano seguinte tornou-se membro da National Arts Club, em Nova York, onde em 2000 foi distinguido com o Prémio Comitê de Exposições.





É um artista contemporâneo que se especializou em pinturas "Absurdist" (absurdistas), desenhos e retratos que capturam a imaginação e transformam a realidade existente na sua cabeça. Cheval diz que as suas obras são uma realidade invertida e um reverso da lógica, que não emergem de sonhos como o surrealismo, mas da imaginação.





Citação de Cheval:

"Nem mesmo um detalhe é acidental. Todos os detalhes são como palavras de um poema. Se você tirar uma palavra, todo o poema é esmagado. "





Cheval tem participado em diversas exposições e recebeu prémios. Publicou também dois álbuns com a sua arte, "Lullabies" em 2004 e "Nature of Absurdity" em 2007





Citação de Cheval:

"As minhas pinturas são como uma janela para outra realidade, e o meu objetivo é torná-lo tão real que as pessoas não vão pensar que é falso".





Para saber mais sobre este brilhante artista pode visitar o seu site pessoal em: “Michael Cheval




"A arte não reproduz o que vemos. Ela faz-nos ver." (Paul Klee)

18 comentários:

  1. Encantado querida amiga, nada como começar o dia admirando tão belo momento,desejo-lhe um sábado muito feliz beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Muita originalidade comparando com quadros clássicos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Maria, de repente me lembrei de lhe colocar uma pergunta. Como vejo que viaja muito, queria saber se já foi ao Dubai?
    Obrigada.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Elisabete, respondendo à sua pergunta ainda não fui ao Dubai, mas se Deus quiser irei para o ano, pois estamos pensando visitar a minha filha que está a viver em Macau e no regresso a casa, gostaríamos de fazer lá uma breve paragem no Dubai. Quem já lá esteve foi a minha filha.
      Beijinhos
      Maria

      Eliminar
    2. Agradeço a sua resposta. Em princípio vamos visitar o Dubai também para o ano e só queria saber se temos que ter em atenção alguma coisa. A sua filha gostou? Podemos andar à vontade de calções curtos?
      Sabe, já me sinto meia ansiosa, porque tenho muito medo de andar de avião. Mantenho-me pelos países europeus e Norte de África. É a 1ª vez que vou estar num voo tão longo, mas gosto tanto de conhecer novos países e cá em casa a maioria venceu.
      Já que a Maria vai para o ano, veja na Net, pois há preços muito convidativos neste momento.
      Grata pela atenção.
      Bom domingo.

      Eliminar
    3. Elisabete eu adoro andar de avião, é rápido e a maior parte das vezes aproveito para dormir uma soneca.
      Ainda não posso comprar os bilhetes, pois a minha filha tem muitas deslocações e temos de conhecer a agenda dela para 2017, antes de irmos, não queremos correr o risco de ela não estar em casa (Macau).
      Amanhã falo com a Diana e à noite já lhe digo o que ela achou do Dubai e se é necessário ter em atenção algum ponto, nomeadamente a roupa.
      beijinhos
      Maria

      Eliminar
    4. Obrigada, Maria.
      Não faz ideia do privilégio que tem ao sentir-se tão bem nos aviões.
      Bjs

      Eliminar
  4. De uma beleza ímpar! Amei

    Beijinhos e bom fim de semana.

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Lindas pinturas aqui vejo,
    no seu cantinho amiga Maria,
    bom fim de semana lhe desejo
    com saúde, amor, carinho e alegria!

    Um abraço para você, envio amiga Maria.
    Eduardo.

    ResponderEliminar
  6. Maria, este é o segundo comentário, pois houve um erro e desapareceu. Bem, dizia eu, que desconhecia este pintor e gostei muito dos quadros que aqui mostras. Acho que tem razão no que diz sobre os detalhes; por vezes descuidamos deles que são importantissimos; compara-os com a palavra e na realidade esta é um detalhe num texto, num poema ou mesmo numa frase por nós pronunciada, mas se falta uma ou se é mal empregada, todo o sentido se vai e custa a entender a mensagem. Obrigada pela partilha e pelas informações dadas sobre este pintor. Um bom fim de semana, apesar do tempo tão invernoso. Um beijinho
    Emilia

    ResponderEliminar
  7. Oi, Maria!
    É interessante que o artista diga que sua obra se distancia do surrealismo uma vez que aquele se origina nos sonhos e sua obra tem origem na imaginação. Há muito de surrealismo em suas criações, mas de fato nota-se um esforço de distanciamento que, como esforço consciente, realmente não se enquadra nos pressupostos daquela corrente de vanguarda... Seja como for, achei muito interessante a obra de Cheval. Obrigada por me apresentar a ela. Abraço!

    ResponderEliminar
  8. Olá, Maria

    Muito interessante a obra deste pintor. As suas pinturas povoam o nosso imaginário, transportam-nos para o reino da fantasia.

    Bom fim de semana.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
  9. Magnificas imagens, gostei muito.

    Bom domingo Maria.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Adorei conhecer e quando colocar imagem deste excelente
    e original artista (no meu blog,acompanhar poema...),
    citarei a generosidade da partilha da minha amiga Maria!
    Muito grata pela partilha!!
    Um final de semana feliz, querida Maria.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Boa noite Maria,
    Fiquei maravilhada com a beleza e profundidade da pintura deste artista!
    Os detalhes são impressionantes!
    Gostei de conhecer Cheval, um dotado!
    Obrigada por ter partilhado.
    Beijinhos e bom fim de semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  12. Uma pintura modernista onde a suavidade dos traços a tornam realmente própria de um talento
    Adoro pintura e por isso este seu post
    Bom domingo
    Beijinho MARIA

    ResponderEliminar
  13. Que bonita, Maria,
    esta exposição do pintor Cheval que organizou no
    blog.
    Amei visitá-la!

    ResponderEliminar
  14. Completamente brilhante, este artista, que espetáculo de arte, especialmente, por estar linkada ao mundo da imaginação, que vai longe, sem limites.
    Tudo amplo de belezas e delicadeza. Eu adorei.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.