16/02/2013

19 Criança


Foto: Net



Cabecinha boa de menino triste,
de menino triste que sofre sozinho,
que sozinho sofre, — e resiste,

Cabecinha boa de menino ausente,
que de sofrer tanto se fez pensativo,
e não sabe mais o que sente...

Cabecinha boa de menino mudo
que não teve nada, que não pediu nada,
pelo medo de perder tudo.

Cabecinha boa de menino santo
que do alto se inclina sobre a água do mundo
para mirar seu desencanto.

Para ver passar numa onda lenta e fria
a estrela perdida da felicidade
que soube que não possuiria.


Cecilia Meireles


Ler o post completo

15/02/2013

13 A orquídea macaco da Amazónia


A natureza nunca pára de surpreender-nos.


Foto: Flickr_Quimbaya


Originárias da região sudeste do Equador, as orquídeas “macaco” vivem nas florestas peruanas a uma altitude de 1.000 a 2.000 metros, sendo por isso uma espécie pouco conhecida.


Foto: Columbus GV Equipe


Pertencem a uma família de orquídeas com mais de 120 espécies, a maioria do Equador. As suas flores possuem a mais magnífica variedade de cores e combinações, que vão desde as mais minúsculas que só se vêm com uma lupa até àquelas que têm cerca de 20 centímetros de diâmetro. São plantas epífitas que preferem as áreas nebulosas das montanhas onde raramente estão expostas a luz solar direta e onde a humidade é elevadíssima.


Foto: Flickr_Eric Hunt


A orquídea Dracula Símia popularmente conhecida como “cara de macaco”, foi descoberta em 1978 pelo naturalista por Carlyle August Luer.


Foto: Flickr_Jose X


A planta possui semelhanças com o rosto de um macaco, apresentando semelhanças similares aos olhos, nariz, boca e juba de macaco. O Drácula do seu nome refere-se à estranha característica dos dois esporões longos das sépalas, que lembram as presas do conde drácula.


Foto: Imgur


O aroma desta singular flor assemelha-se ao de uma laranja madura e, embora seja difícil de cultivar nas montanhas, pode florescer em qualquer momento de forma selvagem, já que não depende de nenhuma estação em particular.
São plantas que precisam de humidade constante nas raízes, temperatura sempre inferior a 25 graus e baixa luminosidade, o seu cultivo é pois mais indicado para locais frios. Um dia de calor excessivo faz com que todos os botões e flores murchem imediatamente.

Fontes e Fotos: Email recebido; http://www.jardiland.pt/; http://www.lakshimi.apdma.com/; orchids.wikia.com; http://www.botanicalgarden.ubc.ca/; outros


Foto: Email recebido

"A natureza não faz nada em vão." Aristóteles )

Ler o post completo

14/02/2013

6 Feliz Dia dos Namorados


Que o AMOR prevaleça no NOSSO e em TODOS os corações até ao final dos tempos.

FELIZ DIA DOS NAMORADOS.




Para o meu marido, companheiro e amigo e para TODOS os que divaguem por aqui, deixo de presente um poema que exprime tão deliciosamente o encanto do ...



Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração para de funcionar por alguns segundos, preste atenção. Pode ser a pessoa mais importante da sua vida.

Se os olhares se cruzarem e neste momento houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu.

Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante e os olhos encherem d'água neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês.

Se o primeiro e o último pensamento do dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: Deus te mandou um presente divino: o amor.

Se um dia tiver que pedir perdão um ao outro por algum motivo e em troca receber um abraço, um sorriso, um afago nos cabelos e os gestos valerem mais que mil palavras, entregue-se: vocês foram feitos um para o outro.

Se por algum motivo você estiver triste, se a vida te deu uma rasteira e a outra pessoa sofrer o seu sofrimento, chorar as suas lágrimas e enxugá-las com ternura, que coisa maravilhosa: você poderá contar com ela em qualquer momento de sua vida.

Se você conseguir em pensamento sentir o cheiro da pessoa como se ela estivesse ali do seu lado... se você achar a pessoa maravilhosamente linda, mesmo ela estando de pijamas velhos, chinelos de dedo e cabelos emaranhados...

Se você não consegue trabalhar direito o dia todo, ansioso pelo encontro que está marcado para a noite... se você não consegue imaginar, de maneira nenhuma, um futuro sem a pessoa ao seu lado...

Se você tiver a certeza que vai ver a pessoa envelhecendo e, mesmo assim, tiver a convicção que vai continuar sendo louco por ela... se você preferir morrer antes de ver a outra partindo: é o amor que chegou na sua vida. É uma dádiva.

Muitas pessoas apaixonam-se muitas vezes na vida, mas poucas amam ou encontram um amor verdadeiro. Ou às vezes encontram e por não prestarem atenção nesses sinais, deixam o amor passar, sem deixá-lo acontecer verdadeiramente.

É o livre-arbítrio. Por isso preste atenção nos sinais, não deixe que as loucuras do dia a dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: O AMOR.

Autor: Carlos Drummond de Andrade


"O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá mais se tem." (Antoine de Saint-Exupéry)

Ler o post completo

13/02/2013

8 Ave Maria




AVE-MARIA
À minha mãe

Ave Maria, tão pura,
Virgem nunca maculada
Ouvide a prece tirada
No meu peito da amargura.

Vós que sois cheia de graça
Escutai minha oração,
Conduzi-me pela mão
Por esta vida que passa.

O Senhor, que é vosso filho
Que seja sempre connosco,
Assim como é convosco
Eternamente o seu brilho.

Bendita sois vós, Maria,
Entre as mulheres da terra
E voss
alma só encerra
Doce imagem d
alegria.

Mais radiante do que a luz
E bendito, oh Santa Mãe
É o fruto que provém
Do vosso ventre, Jesus!
Ditosa Santa Maria,
Vós que sois a Mãe de Deus
E que morais lá nos céus
Orai por nós cada dia.

Rogai por nós, pecadores,
Ao vosso filho, Jesus,
Que por nós morreu na cruz
E que sofreu tantas dores.

Rogai, agora, oh mãe querida
E (quando quiser a sorte)
Na hora da nossa morte
Quando nos fugir a vida.

Avé Maria, tão pura,
Virgem nunca maculada,
Ouvide a prece tirada
No meu peito da amargura.

Fernando Pessoa


Ler o post completo
Topo