06/04/2026

Noite Poema de Manuel da Fonseca





Milhões de barcos perdidos no mar!
Perdidos na noite!
As velas rasgadas de todos os ventos
Os lemes sem tino
vogando ao acaso
roçando no fundo
subindo a vaga
tocando as rochas!
E quantos e quantos naufragando...

Quem vem acender faróis na costa do mar bravo?!
Quem?!


Manuel da Fonseca
in Obra Poética. Lisboa, Editorial Caminho




Ler o post completo

03/04/2026

Páscoa 💜 Tempo de renovação e esperança





A Páscoa é mais do que uma data marcada no calendário, é um convite profundo à reflexão, à esperança e à renovação. Recorda-nos que, depois da noite mais escura, nasce sempre a luz, e que a vida tem a força de vencer a dor e o silêncio.


Páscoa - Tempo de Paz, Amor e Gratidão



É tempo de olhar para dentro e perceber que também nós somos chamados a renascer: a deixar para trás o que pesa, a perdoar o que fere, a reencontrar o sentido da caminhada. A Páscoa lembra-nos que o amor é mais forte do que qualquer sombra e que a fé nos sustenta mesmo quando tudo parece desmoronar.







Celebrar a Páscoa é acolher a vida com gratidão, abrir espaço para a esperança e partilhar gestos de bondade que iluminam o caminho de quem está ao nosso lado.








Que este tempo seja, para cada um de nós, uma oportunidade de recomeço. Que possamos viver com mais leveza, confiança e alegria, certos de que a ressurreição não é apenas um acontecimento do passado, mas uma promessa viva que se renova todos os dias nos nossos corações.







A Páscoa é tempo de semear esperança, colher paz e caminhar na luz do amor.

Uma Páscoa muito Feliz



Ler o post completo

01/04/2026

Em todos os jardins hei-de florir - Poema de Sophia de Melo Breyner





Em todos os jardins hei-de florir,
Em todos beberei a lua cheia,
Quando enfim no meu fim eu possuir
Todas as praias onde o mar ondeia.

Um dia serei eu o mar e a areia,
A tudo quanto existe me hei-de unir,
E o meu sangue arrasta em cada veia
Esse abraço que um dia se há-de abrir.

Então receberei no meu desejo
Todo o fogo que habita na floresta
Conhecido por mim como num beijo.

Então serei o ritmo das paisagens,
A secreta abundância dessa festa
Que eu via prometida nas imagens.


Sophia de Melo Breyner




Ler o post completo

29/03/2026

Santuário de Nossa Senhora da Nazaré




Olhares de um dos meus passeios ...

Santuário de Nossa senhora da Nazaré 





O Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, também designado por Igreja de Nossa Senhora da Nazaré, fica localizado no Sítio da Nazaré. Ergue-se ao fundo de uma ampla praça, num plano superior. A fachada de grandes dimensões, é dominada por duas torres sineiras e está ladeada pelo edifício do hospital e pelo do antigo paço real.




O acesso ao interior faz-se por uma escadaria semi-circular, passando-se pelos alpendres. A igreja é de uma só nave, em forma de cruz latina, medindo 42 m de comprimento por 10 de largo. No interior, é de salientar os azulejos holandeses do início do século XVIII que cobrem a nave, bem como as pinturas da Sacristia que descrevem a história do milagre que salvou a vida a D. Fuas Roupinho.adeira, trazida de Mérida para este Sítio, no ano de 711.




Existem quatro altares de talha dourada, de 1756, e dois púlpitos da mesma época. Na capela-mor, ao fundo o retábulo barroco, com colunas salomónicas de talha dourada e policromada, contem o nicho com vidraça onde se venera a sagrada imagem de Nossa Senhora da Nazaré, uma Virgem Negra, esculpida em madeira.








Texto explicativo: Wikipédia
Fotos: Pessoais

Ler o post completo

27/03/2026

As garças - Poema de Dorothy Jansson Moretti





Em bando sutil, as garças,
pontilhando o lamaçal,
são quais pérolas esparsas,
adornando o pantanal.



Dorothy Jansson Moretti




Ler o post completo

24/03/2026

A Primavera chega devagarinho




Depois de um inverno rigoroso com chuvas e tempestades, a primavera chegou, embora ainda devagarinho vai mostrando a sua presença, nas árvores que voltam a florescer, nos dia que começam a ser mais luminosos e com sol, nas flores que despontam nos campos e jardins.


É tempo de florescer - o despertar suave da Primavera















A primavera lembra-nos que, mesmo depois de períodos mais difíceis ou cinzentos, existe sempre a possibilidade de crescer, mudar e recomeçar. É um tempo propício para deixar para trás o que já não nos faz bem e dar espaço a novas ideias, novos projetos e novas atitudes.



Ler o post completo

22/03/2026

Trovas de Poetisa Dorothy Jansson Moretti




༄✦༄
Tecendo trovas ao vento
nascidas do coração,
num pouco de luz e alento,
Eu disfarço a solidão.

༄✦༄

Trem-de-ferro, o teu apito
lembra-me um sino plangente:
tanta mágoa no seu grito,
Tanta saudade na gente!

༄✦༄

Meus pobres sonhos, tão fracos,
a vida em escombros fez,
mas, teimosa, eu junto os cacos…
e eis-me sonhando outra vez!

༄✦༄

Os erros que fiz na vida
Quero apagar sem alarde
Mas, a consciência revida
E, aos brados, me diz: é tarde!

༄✦༄

Sempre que a insônia me apanha,
eu busco a voz das estrelas...
Vem-me a paz e - coisa estranha -
eu nem preciso entendê-las!

༄✦༄

Na taça de cada dia,
a transbordar de amargura,
cai um pingo de alegria,
e o fel se torna doçura.

༄✦༄

Na vida que partilhamos,
mais franco que um espelho,
o exemplo bom que deixamos,
é o nosso melhor conselho.

༄✦༄

Dorothy Jansson Moretti



Ler o post completo

20/03/2026

Casinhas de Passarinhos em imagens de IA




Feitas de madeira, barro ou até com reaproveitamento criativo, elas surgem penduradas em árvores, nos jardins e campos, varandas ou beirais como pequenos refúgios suspensos no ar. Hoje trago algumas que criei em AI (inteligência Artificial)


Casinhas de Passarinhos





Há sempre algo de encantador nas pequenas casinhas de passarinhos. Mais do que simples objetos decorativos, elas representam um refúgio seguro e acolhedor para os pequenos seres alados que alegram os nossos dias com os seus cantos melodiosos. São um possível lar, uma promessa de calor durante o frio, de proteção na tempestade, de ninho no tempo certo. Cada uma tem sua própria personalidade, o seu próprio charme.













Criações pessoais feitas em IA (Inteligência Artificial)



Ler o post completo
Topo