Olhares que vieram da Noruega e ainda estavam guardados ...
Gaivota Guincho-comum (Chroicocephalus ridibundus)
A gaivota-de-capuz-escuro Chroicocephalus ridibundus, também conhecida como guincho-comum, pertencente ao género Chroicocephalus e à família Laridae. É uma gaivota pequena facilmente reconhecível pela sua plumagem característica, especialmente durante a época de reprodução. Na primavera, os adultos exibem um capuz escuro na cabeça que, com a luz certa, se revela de cor acastanhada, que contrasta fortemente com o corpo branco e as asas cinzentas claras. Ao contrário da gaivota-de-cabeça-preta, o guincho adulto apresenta a ponta superior das asas preta. No inverno, a cabeça escura desaparece, sendo substituída por um padrão mais esbranquiçado, com uma mancha escura atrás do olho. As patas e o bico são vermelhos, tornando-se mais intensos durante a época de reprodução.
Esta espécie é comum em diversas áreas, incluindo zonas costeiras, lagos, rios e pântanos. A sua distribuição é ampla, abrangendo a Europa, Ásia e partes da África. Estes olhares vieram de um lago no Vigelandsparken em Oslo. É uma espécie também comum em Portugal sobretudo durante o inverno, e pode ser vista em diversas zonas do pais.
São aves sociais, frequentemente encontradas em grandes grupos, especialmente durante a época de reprodução. A sua dieta é variada, incluindo peixes, insetos, vermes e restos de comida. Nidificam em colónias, geralmente em zonas húmidas, como pântanos e margens de lagos. Os ninhos são construídos no chão, onde a fêmea põe geralmente três ovos.


.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Sem comentários:
Enviar um comentário
“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).
Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.