Elas voam agora aqui perto da minha casa, enchem o ar com a alegria das suas estridentes vocalizações, e as suas penas, com uma coloração verde vibrante, são um colírio para os meus olhos. São um bando de 10 a 12 aves, por vezes vêm todas, outras só vejo 3 ou 4. Hoje trago olhares destas lindas aves que fui capturando da minha janela.
Periquitão-de-cabeça-azul (Thectocercus acuticaudatus)
A Aratinga-de-testa-azul também conhecido por Periquitão-de-cabeça-azul, é uma ave psitacídea de tamanho médio, nativa da América do Sul. Pertence à família Psittacidae e tem como nome científico Thectocercus acuticaudatus.
Habita em diversas regiões da América do Sul, incluindo o Brasil, Argentina, Bolívia e Paraguai. Em Portugal, a sua presença tem sido vista em alguns parques e jardins de Lisboa e arredores. Prefere áreas abertas, como savanas, campos e bordas de florestas.
Apresenta uma cabeça azul característica, que contrasta com o corpo predominantemente verde e tem um anel ocular branco. As asas e a cauda são longas e pontiagudas, contribuindo para o seu voo ágil. O bico e as patas são de coloração clara, geralmente rosadas. Mede entre 33 e 38 cm de comprimento. Emite vocalizações estridentes e variadas, características das aves psitacídeas.
É uma ave social, que forma bandos de diversos tamanhos. Alimenta-se de frutos, sementes, flores e insetos. Constrói ninhos em cavidades de árvores ou em penhascos.
A época de reprodução varia conforme a região. A fêmea põe entre 3 e 5 ovos. Os filhotes são alimentados pelos pais até se tornarem independentes.
O periquitão-de-cabeça-azul é uma ave fascinante ❤️
Sem comentários:
Enviar um comentário
“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).
Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.