21/04/2025

Refletindo sobre o Dia Mundial da Terra





O Dia Mundial da Terra, celebra-se a 22 de Abril e é uma oportunidade para refletirmos sobre a nossa relação com o planeta que chamamos de lar. Este dia não é apenas uma comemoração, mas um lembrete da responsabilidade que cada um de nós tem em cuidar do meio ambiente e garantir que as gerações futuras herdem um mundo sustentável e saudável.

A Terra é mais do que um recurso a ser explorado; é um ecossistema vibrante que sustenta todas as formas de vida. Contudo, enfrentamos desafios urgentes, como as mudanças climáticas, a perda de biodiversidade, a poluição e o consumo insustentável de recursos naturais. Estes problemas não são distantes nem abstratos, eles afetam a qualidade do ar que respiramos, da água que bebemos e dos alimentos que consumimos.

Refletir sobre o Dia da Terra é também reconhecer que pequenas ações individuais podem ter grandes impactos coletivos. Reduzir, reutilizar e reciclar, adotar práticas de consumo consciente, plantar árvores, proteger áreas verdes e apoiar iniciativas de preservação ambiental são formas práticas de participar dessa causa global.

Que o Dia da Terra nos inspire a agir, a questionar nossos hábitos e a procurar maneiras de viver em harmonia com o planeta. Afinal, a Terra não precisa de nós para existir, mas nós precisamos dela para viver. Cuidar da Terra é cuidar de nós mesmos e de todos os que virão depois de nós.



23 comentários:

  1. Um lar temos maltratado imenso.
    Bjs, boa semana

    ResponderEliminar
  2. Penso que os cidadões, enm todos mas a maioria, são mais consciente da ecologia que os governos...
    Mas fez bem em lembra-nos desse dia mundial da Terra Maria !
    Bjhs e boa semana !
    Anna

    ResponderEliminar
  3. Um post muito oportuno e lúcido.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  4. A Terra é única e irrepetível.
    E sem alternativa conhecida.
    Por isso, há que a estimar...
    Belo post, gostei.
    Boa semana querida amiga.
    beijos.

    ResponderEliminar
  5. Um espaço muito mal tratado pela humanidade.
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  6. Notre Terre est hélas aux mains de dirigeants qui ne se préoccupent pas d'elle.
    Mais il ne faut pas que cela nous décourage à notre niveau.
    Bon Lundi de Pâques Maria.
    Bisous et bonne semaine

    ResponderEliminar
  7. Lindo texto e reflexão,Maria! Adorei a imagem também! beijos, chica

    ResponderEliminar
  8. Thank you so much for the Earth Day post! So beautiful🌍💙🌍

    ResponderEliminar
  9. Thanks so much! Such lovely words! & a beautiful post!

    ResponderEliminar
  10. Thank you very much for this meaningful sharing .

    ResponderEliminar
  11. Buena reflexión! siempre está bien recordarlo.
    Feliz Pascua de Resurreción, besos.

    ResponderEliminar
  12. Debemos cuidar un poco mejor el planeta ya que de momento no tenemos otro igual y de tenerlo seguro que haríamos lo mismo.

    Saludos.

    ResponderEliminar
  13. A good post, thank you.
    Image and words in harmony.

    All the best Jan
    https://thelowcarbdiabetic.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  14. Hay que cuidar la tierra. te mando un beso.

    ResponderEliminar
  15. Olá, querida amiga Maria!
    Que a Terra mãe seja cuidada!
    Tenha uma Oitava de Páscoa abençoada!
    Beijinhos festivos pascais

    ResponderEliminar
  16. Great article. Especially big countries should invest much more in the climate. But we can all do something small for the cause. That helps too.

    ResponderEliminar
  17. Muito importante relembrar a importância desta data! 👏😘

    ResponderEliminar
  18. Thank you, Maria, for reminding us about this Earth Day. When we were kids, we always celebrated it by releasing birds from their cages. Of course, our planet and its nature need a careful attitude towards its riches.

    ResponderEliminar
  19. Muito bem reflectido Maria!
    É mesmo verdade que cada um de nós tem uma quota parte de responsabilidade em preservar os recursos, os ecossistemas... a vida na Terra!
    Boa semana! Bjs

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo