04/02/2025

Divagando pelo lindo Mercado de Loulé




Dos locais que vou visitando há sempre olhares especiais que acabaram por ser guardados e por isso ficam esquecidos.

Hoje vamos divagar pelo:


Mercado Municipal de Loulé


Numa posição central, o edifício do Mercado Municipal é um dos mais emblemáticos da cidade e foi inaugurado em Junho de 1908. Foi construído segundo projecto do Arquitecto Alfredo Costa Campos.






Inspirado nos edifícios islâmicos, é considerado um dos principais exemplos do estilo revivalista no Algarve, sendo um dos ex-libris da cidade. Possui quatro portões de acesso e quatro pavilhões. Um dos elementos mais destacados são as suas imponentes cúpulas avermelhadas. Ao longo do tempo teve várias obras de ampliação, remodelação e modernização.








Poderá ver mais fotos e informações sobre esta encantadora cidade Algarvia no meu post "Passeio de Férias em Loulé"


Ler o post completo

01/02/2025

As Árvores - Poema de Jorge Sousa Braga




As árvores como os livros têm folhas
e margens lisas ou recortadas,
e capas (isto é copas) e capítulos
de flores e letras de oiro nas lombadas.

E são histórias de reis, histórias de fadas,
as mais fantásticas aventuras,
que se podem ler nas suas páginas,
no pecíolo, no limbo, nas nervuras.

As florestas são imensas bibliotecas,
e até há florestas especializadas,
com faias, bétulas e um letreiro
a dizer: «Floresta das zonas temperadas».

É evidente que não podes plantar
no teu quarto, plátanos ou azinheiras.
Para começar a construir uma biblioteca,
basta um vaso de sardinheiras.

Jorge Sousa Braga




Ler o post completo

31/01/2025

Feliz aniversário 🎁🎉 querido netinho Lourenço





Hoje é dia de festa, dia de celebrar mais um aniversário do meu adorado netinho Lourenço.

Mesmo estando longe é uma alegria imensa celebrar o teu aniversário. A saudade é grande, mas o amor que sentimos por ti é ainda maior.

Parabéns, meu querido neto, pelos teus 6 anos! 🎉

Que este novo ano da tua vida seja cheio de aventuras, diversão e muitas conquistas. Desejamos-te felicidades infinitas, sempre com um sorriso no rosto.

Aproveita ao máximo o teu dia, meu pequenino.

com muito carinho, amor e saudades! 🎂🎁✨

Os avôs, António e Mimi




Ler o post completo

29/01/2025

Amores-Perfeitos: Um Toque de Cor e Alegria




Os amores-perfeitos são pequenas maravilhas da natureza que enchem os jardins e vasos com cores vibrantes, delicadeza e encanto. Hoje, ficam aqui alguns olhares que fui "capturando", ao longo das minhas caminhadas, mas que tinham ficado esquecidos.

Amores-Perfeitos: Um Toque de Cor e Alegria





Simbolizam o amor e a recordação, e muitas vezes estão associadas à saudade e ao afeto. As suas pétalas, suaves e graciosas, dançam ao sabor do vento como se sussurrassem segredos de amor eterno. Em cada cor, uma emoção: o violeta profundo, misterioso como o amor que cresce em silêncio; o amarelo vibrante, que irradia a alegria de um primeiro encontro; o branco, puro como um sentimento verdadeiro.










Ler o post completo

28/01/2025

O inverno, uma pausa para a alma




O inverno é uma estação de introspecção e quietude, onde a natureza nos convida a abrandar o ritmo e a procurar refúgio no calor do nosso lar e do nosso interior. 
As árvores, despojadas de folhas, recordam-nos a beleza da simplicidade, mostrando que, às vezes, é necessário deixar ir o que é supérfluo para renascer com mais força. 
O frio exterior contrasta com o aconchego que cultivamos nas relações humanas e nos momentos de pausa. 
O inverno ensina-nos a valorizar a resistência, a paciência e o recolhimento, preparando-nos para o florescer de novas oportunidades quando a primavera chegar.




Ler o post completo

26/01/2025

Aproveitando o TEMPO que passa - RELÓGIOS em IA




Os relógios, com seus ponteiros incessantes, são lembretes visíveis do tempo que passa, e ao mesmo tempo nos aprisionam na ilusão de que ele pode ser medido. O tempo, porém, é mais que números ou intervalos regulares; é fluido, intangível, e sua percepção varia com a vida que vivemos. Nos momentos de alegria, ele parece escapar por entre os dedos, enquanto na dor, parece se alongar infinitamente.


O Tique-Taque da Vida: Imagens sobre Relógios





A vida, como um relógio, é uma jornada de ciclos: nascer, crescer, aprender, amar e no final, partir. Cada momento é único e irrepetível, como os segundos que marcam as nossas horas. E, à medida que os ponteiros giram, somos lembrados da nossa finitude, do valor do agora. O que importa, no fim, não é controlar o tempo, mas preenchê-lo com sentido, com experiências que ressoam muito além dos limites do relógio.












Criações em IA (Inteligência Artifical). Platarfomas utilizadas: Playground, NightCafe e Mage


Ler o post completo

24/01/2025

Hino à Razão - Poema de Antero de Quental




Razão, irmã do Amor e da Justiça,
Mais uma vez escuta a minha prece.
É a voz dum coração que te apetece,
Duma alma livre, só a ti submissa.

Por ti é que a poeira movediça
De astros e sóis e mundos permanece;
E é por ti que a virtude prevalece,
E a flor do heroísmo medra e viça.

Por ti, na arena trágica, as nações
Buscam a liberdade, entre os clarões;
E os que olham o futuro e cismam, mudos,

Por ti, podem sofrer e não se abatem,
Mãe de filhos robustos, que combatem
Tendo o teu nome escrito em seus escudos!


Antero de Quental



Ler o post completo

22/01/2025

Divagando pelo Jardim Botânico de Copenhaga




Caminhando e capturando "olhares" de um parque fantástico no centro da capital da Dinamarca

Admirando o Jardim Botânico de Copenhaga





Conhecido na Dinamarca como Botanisk Have, o Jardim Botânico de Copenhaga tem cerca de 10 hectares de extensão e está localizado no centro da cidade. Pertence ao Museu de História Natural da Dinamarca sendo gerido pela Universidade de Copenhaga.





O jardim foi fundado em 1600, por ordem do rei Cristiano IV da Dinamarca. Inicialmente, era usado para o cultivo de plantas medicinais e hortícolas. No entanto, ao longo dos séculos, o jardim foi se expandindo e diversificando as suas coleções.






Atualmente, abriga uma das maiores coleções de plantas vivas da Dinamarca. Possui cerca de 13.000 espécies de plantas, provenientes de todo o mundo, conta com um herbário, que abriga uma coleção de plantas secas e um museu, que apresenta exposições sobre botânica e história natural.






Os Jardins possuem 27 estufas. A mais notável é o complexo de conservatórios de 3.000 metros quadrados de 1874. A Palm House no seu centro tem 16 metros de altura e é possível subir até ao topo por umas escadas estreitas em espiral de ferro fundido. De salientar na Palm House, uma palmeira de 1824 e uma bela coleção de cicadáceas, algumas das quais com mais de 100 anos.




Possui uma estufa de cinquenta metros de comprimento que abriga uma extensa coleção de cactos e outras suculentas, uma outra estufa abriga orquídeas e begônias e um lindo borboletário com um mundo de borboletas fantásticas.






Este incrível jardim é um oásis verde na cidade, para além de ser um local popular e muito agradável para passeios e atividades ao ar livre, é um importante centro de pesquisa e educação botânica, estando aberto ao público gratuitamente todos os dias, só se paga para visitar as estufas e o Borboletário e vale bem a pena.




Fotos: Pessoais


Ler o post completo
Topo