17/08/2019

Gaivota - Poema de Alexandre O'Neill




Se uma gaivota viesse
trazer-me o céu de Lisboa
no desenho que fizesse,
nesse céu onde o olhar
é uma asa que não voa,
esmorece e cai no mar.

Que perfeito coração
no meu peito bateria,
meu amor na tua mão,
nessa mão onde cabia
perfeito o meu coração.

Se um português marinheiro,
dos sete mares andarilho,
fosse quem sabe o primeiro
a contar-me o que inventasse,
se um olhar de novo brilho
no meu olhar se enlaçasse.

Que perfeito coração
no meu peito bateria,
meu amor na tua mão,
nessa mão onde cabia
perfeito o meu coração.

Se ao dizer adeus à vida
as aves todas do céu,
me dessem na despedida
o teu olhar derradeiro,
esse olhar que era só teu,
amor que foste o primeiro.

Que perfeito coração
morreria no meu peito morreria,
meu amor na tua mão,
nessa mão onde perfeito
bateu o meu coração.


Alexandre O’Neill


10 comentários:

  1. Good post 😊 thanks for your sharing 😊

    ResponderEliminar
  2. Lindo demais!
    Um poema delicado e muito bonito.
    Bom final de semana!

    ResponderEliminar
  3. Um poema como uma canção de amor!
    Gostei muito Maria Rodrigues.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderEliminar
  4. A imagem é tão linda quanto o poema! Juntos formam uma dupla que vem com a intenção de deslumbrar os amantes da arte e da poesia.
    Beijos carinhosos!

    ResponderEliminar
  5. Uma excelente escolha! Adorei.

    Beijinho Maria

    ResponderEliminar
  6. Um poema magnífico que ficou ainda mais contundente harmonizado com a belíssima imagem
    Beijinhos e um feliz domingo

    ResponderEliminar
  7. Um maravilhoso poema, que me habituei desde miúda a ouvir na voz do Carlos do Carmo... o fadista preferido do meu falecido pai!...
    Adorei este post, que me proporcionou tão boas recordações! Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo