15/10/2014

O Pintor Mahmoud Farshchian


Mahmoud Farshchian nasceu em 24 de janeiro de 1930, na cidade de Isfahan no Irão. O seu pai, um comerciante de tapetes, era também um aficionado pelas artes tendo-lhe incutido essa paixão, encorajando e apoiando o seu interesse pela arte, que começou a despertar em Mahmoud ainda muito jovem.






Estudou sob a tutela de Haji Mirza-Agha Emami e Isa Bahadori durante vários anos. Depois de se formar na Academia de Belas Artes de Isfahan, partiu para a Europa, onde estudou as obras dos grandes mestres da pintura ocidental. Desenvolveu um estilo artístico inovador com apelo universal. 





Após o seu regresso ao Irão, começou a trabalhar no Instituto Nacional de Belas Artes tendo sido posteriormente nomeado diretor do Departamento de Artes Nacionais e professor da Universidade da Faculdade de Teerão de Belas Artes.






Mudou-se mais tarde para os Estados Unidos residindo atualmente na área metropolitana de Nova York.





As suas obras são uma composição encantadora de nobreza e inovação, sendo baseadas em sentimentos e estados de espírito humanos, que aparecem de forma mais eficaz em rostos e figuras graciosas. Os seus temas são cultivados a partir de poesia clássica, literatura, do Corão, de livros sagrados judaicos, bem como da sua própria imaginação.





O Mestre Farshchian, alcançou um estilo distinto e criou uma escola própria na pintura.





As suas obras estão representadas em diversos museus e coleções importantes em todo o mundo. Recebeu vários prémios ao longo da sua vida, incluindo um doutorado em artes plásticas.





Fontes e Fotos: Wikipedia; www.farshchianart.com; outros net.

7 comentários:

  1. BELEZA DE PINTURA E TÃO BOM APRENDER CONTIGO AQUI! LINDO POST! BJS, CHICA

    ResponderEliminar
  2. Fique fascinada com tanta beleza!!!
    Bj amigo

    ResponderEliminar
  3. Oi querida, adorei o post, que pinturas lindas!!
    Como você e sua mãe estão? Espero que bem!
    Tenham uma ótima semana, beijos!!

    ResponderEliminar
  4. Por aqui está-se sempre a aprender Maria! que excelente partilha!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Muita linda essas pinturas. Um trabalho e tanto desse magnifico Pintor Mahmoud Farshchian.
    Sou fascinada por pintura, minha pesquisas maiores na rede sempre é sobre pintores de tela.
    Beijos e já estou de volta!

    ResponderEliminar
  6. Pintar assim...é fazer poesia do mais puro lirismo. É reinventar todo o tipo de beleza profundamente elaborada aos vários níveis do conhecimento.
    Maravilhoso!

    ResponderEliminar

VOU DE FÉRIAS
Meus amigos, irei estar ausente de 15 de Julho e 15 de Agosto, deixo os meus posts agendados. Não sei se conseguirei retribuir as vossas visitas, pois vou estar fora de Portugal, mas logo que seja possível irei visitá-los.

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo