11/10/2010

Óbidos uma Vila encantada




Óbidos - uma linda Vila Medieval



A vila de Óbidos fica no distrito de Leiria e faz parte da Região de Turismo do Oeste. Esta vila guarda séculos de história dentro das suas muralhas. Possui um vasto património arquitectónico religioso e vestígios históricos monumentais. O seu nome deriva do termo latino oppidum, significando «cidadela», «cidade fortificada». É conhecida pelas suas pequenas casas de paredes brancas com listas azuis, amarelas ou vermelhas, telhados em telha mourisca, canteiros e janelas floridas, ruelas e escadarias de belos empedrados, igrejas e vestígios do passado, dentro de uma extensa muralha bem preservada, situada no cimo de uma encosta.





Pela sua excelente localização junto ao mar e com os braços da Lagoa chegaram ao morro, estas terras desde sempre foram habitadas, o que se confirma pela estação do Paleolítico Inferior do Outeiro da Assenta. Aqui se formou um castro Celtibero, voltado a poente. Sabe-se que aqui comerciaram os fenícios, e hoje com mais propriedade que os Romanos aqui se estabeleceram, sendo provável que a torre sul do Facho, tenha tido a sua origem numa torre de atalaia de construção romana, como posto avançada da cidade de Eburobrittium, grande urbe urbana encontrada.




Após conquistada por D Afonso Henriques em 1147, a estrutura foi recuperada e o burgo reabilitado e povoado. Em 1210, foi entregue por D. Afonso II às rainhas de Portugal, passando a ser o local de refúgio e de férias das soberanas nacionais e dos casais régios ao longo da Idade Média e da Idade Moderna. A partir daí, Óbidos floresce e vai sendo sucessivamente enriquecida por obras de arte, devendo-se principalmente às rainhas D. Leonor e D. Catarina. O terramoto de 1755 fez sentir-se com intensidade na Vila, derrubando partes da muralha, alguns templos e edifícios, alterando na construção, alguns aspectos do traçado e do casco árabe e medieval. 




A entrada principal do recinto amuralhado da Vila ( Porta da Vila ), é encimada pela inscrição - «A Virgem Nossa Senhora foi concebida sem pecado original» - mandada colocar pelo Rei D. João IV, em agradecimento pela protecção da Padroeira aquando da Restauração da Independência em 1640.




No seu interior encontra-se a capela-oratório de Nossa Senhora da Piedade, Padroeira da Vila, com varandim barroco e azulejos azuis e brancos com motivos alegóricos à Paixão de Cristo, representando a Agonia de Jesus no Horto e a Prisão de Jesus.

O desenvolvimento da malha urbana da vila para sul, deu origem à abertura da chamada rua nova. Actualmente, esta artéria de circulação é designada por rua direita, sendo esta a principal artéria da Vila, é conhecida com esta designação desde o séc. XIV, ligando a porta da Vila ao Paço dos Alcaides.




Aqui sucedem-se as lojas vendendo recordações da região, desde as rendas e bordados aos licores, não esquecendo a famosa ginjinha de Óbidos, que é ainda mais saborosa quando é bebida num copo de chocolate. Igrejas, bonitas fachadas, janelas manuelinas e vestígios históricos, são uma constante.




Percorrendo as muralhas, e os torreões nelas




A visitar:
Igreja de Santa Maria (Matriz)
Chafariz da Vila ou Chafariz de D. Catarina
Pelourinho da Vila
Castelo



Igreja de São Tiago
Igreja de São Pedro
Sinagoga
Cruzeiro da Misericordia
Igreja da Misericórdia
Museu Paroquial - Igreja de São João Baptista
Museu Municipal de Óbidos


Nos arredores: podem visitar-se muitos lugares, capelas, igrejas e solares antigos, como o convento de S. Miguel das Gaeiras, ou o Santuário do Senhor Jesus da Pedra. Encontra-se situado na estrada que vai em direcção a Caldas da Rainha, fora das portas da cidade. Foi erguido no século XVIII e é um templo estilo barroco de planta hexagonal e interior de três naves, que se encontra coroado por uma pirâmide de telha vidrada.




A Lagoa de Óbidos é uma maravilha natural, onde se praticam quase todos os desportos aquáticos. É uma zona de praias de mar e lagoa das quais se destaca a do Rei Cortiço e de toda a falésia que se estende para sul. Ao nível turístico, a Lagoa oferece inúmeros atractivos naturais, quer à beira mar como no interior com a floresta de pinheiros.


Artesanato:
O artesanato está bem conservado, havendo ainda bastantes artesãos que ajudam a manter a tradição.
Olaria, cerâmica, verguinha em cerâmica, trabalhos em vime, miniaturas de moinhos de vento, latoaria pintada, trabalhos em teares manuais e bordados de Óbidos .


Os Bordados de Óbidos são uma arte com meio século de existência
Arabescos, pássaros, o castelo e a palavra Óbidos, bordados em tons de azul, rosa, salmão, verde, amarelo e castanho compõem os bordados de Óbidos. Criados em meados do século passado por uma obidense, nestes bordados são empregues os pontos pé de galo para o preenchimento e o ponto pé de flor para os contornos, sobre o linho branco, meio linho ou estopa.


Oficina do Barro
A Oficina das Artes, também conhecida como Oficina de Barro, funciona há quase 17 anos e dá especial destaque à verguinha, um artesanato de origem italiana que se foi perdendo no tempo, até que Bordalo Pinheiro, numa das suas viagens o trouxe de volta a Portugal.


Eventos: Óbidos é bastante conhecida pelas iniciativas que chamam à vila milhares de visitantes ao longo de todo o ano. Como Óbidos Natal, Maio Barroco, Mercado Mediaval, entre outros, sendo o mais famoso evento o Festival de Chocolate de Óbidos.

O seu labirinto de antigas ruas e vielas, conjuntamente com o Castelo, Monumentos, e a simpatia das suas gentes, tornam a Vila de Óbidos única e invulgar.



Óbidos, vila medieval, um autêntico museu, faz lembrar uma vila encantada, nunca me canso de percorrer as suas ruas a pé ou de charrete.




Vale a pena visitar!

Fontes: http://pt.wikipedia.org/; http://www.obidos.pt/; http://www.oesteonline.pt/; http://www.santamaria-obidos.com/; http://www.portugal-info.net/; outros Net
Fotos: Pessoais

Poderá ver este post completo no meu blogue de viagens “Viajar é alargar os nossos Horizontes” em: Óbidos uma Vila encantada




8 comentários:

  1. Olá Maria
    Adorei o post, assim como adoro Óbidos. Gosto bastante de percorrer calmamente as suas ruas medievais , provar a sua ginjinha ou fazer compras do artesanato local mas, também gosto de me envolver pela multidão das suas feiras temáticas tão concorridas.
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderEliminar
  2. Querida amiga, linda postagem, arquitetura fantástica. Tenhos amigos em Óbidos e as fotos sempre são maravilhosas. Tenha uma linda semana. Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Já não vou a Óbidos ha alguns anos mas com esta reportagem impecável e as fotos tão belas, veio-me á memória aquelas férias maravilhosas passadas precisamente aqui.
    Obrigada pela recordação.
    Beijo
    Graça

    ResponderEliminar
  4. Olá Maria
    Excelentes fotos acompanhadas de um muito completo texto da bela e histórica cidade de Óbidos.
    Também gosto muito de visitar e percorrer essas ruinhas aonde a nossa visão se perde com tamanha beleza natural,é sem dúvida um lugar obrigatóriamente a visitar e provar a gostosa ginginha em copinhos de chocolate assim como os docinhos tradicionais que não dispenso sempre que lá vou.
    Beijinhos uma abençoada semana.
    Savi

    ResponderEliminar
  5. Olá Maria,
    Pelo que me foi dado observar nestas maravilhosas imagens, de mãos dadas com o elucidativo texto desta sua reportagem, penitencio-me por ainda não conhecer Óbidos [ainda para mais cá dentro do nosso belo Portugal], embora esteja sempre a planear ir a Óbidos. Desta vez tenho que ir mesmo, se possível ainda este ano. Obrigado por esta partilha e uma boa semana.
    Bjis
    J

    ResponderEliminar
  6. Maria,há já algus anos náo ia a Óbidos.Obrigado por me possibilitares esta viagem maravilhosa de novo.Soberba.Indescr+itivel.Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Olá Maria! Muito obrigado por ter-me proporcionado esse passeio maravilhoso. Sair do Rio Grande do Norte, no Brasil, e visitar um dos mais belos recantos lusitanos. Adorei! É tudo realmente fantástico. Parabéns pelo post.

    Beijos e ótima semana pra ti e para os teus.

    Furtado.

    ResponderEliminar
  8. Olá querida

    Para mim esta é a vila mais linda de Portugal, é tudo tão bem cuidado, MARAVILHOSA.

    Com muito carinho BJS.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo