terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Vipula Athukorale – Esculturas em margarina de pastelaria


A margarina é um excelente ingrediente para culinária e/ou pastelaria, mas também pode ser a matéria prima para a criação de belíssimas peças de arte.




Vipula Athukorale nasceu no Sri Lanka e o seu talento manifestou-se logo em criança, tendo começado por fazer peças moldadas em barro. Descobriu a sua verdadeira vocação profissional em 1984, quando começou a trabalhar como cozinheiro em hotéis cinco estrela no Sri Lanka, criando detalhadas esculturas para enfeitar as mesas dos restaurantes. Em 2004 desloca-se com a sua família para Leicester, na Inglaterra. A sua fama advém principalmente da sua arte de criar detalhadas esculturas em margarina de pastelaria.




Trabalhou, como chefe de alto escalão em restaurantes na Grécia, Chipre, Bahrein, Iraque e Inglaterra, criando incríveis obras de arte comestíveis, de margarina de pastelaria, chocolate, frutas, açúcar ou legumes. Vipula gasta dezenas de horas criando alguns dos mais intricados trabalhos de arte com alimentos, verdadeiras obras-primas do mundo.





Alcançou duas medalhas de ouro e uma de prata no international Salon Culinaire Awards, em Londres, com os seus detalhados trabalhos de um Rolls Royce, cenas de Pinóquio e histórias do Flautista de Hamelin.




Para manter as mãos sem tremer, Vipula Athukorale inclina-se em direção à peça que está a criar, respira fundo, trabalha um pouco na escultura, e então inclina-se para trás e respira para fora. Também lava as mãos em água gelada, para evitar que os dedos quentes possam danificar a obra de arte.





Depois de concluídas as esculturas de margarina de pasteçaria são surpreendentemente resistentes, podendo ficar em exposição durante anos. "Eu fiz um navio Viking quando estava no Bahrein, e que ainda está em exibição no átrio do hotel. Foi há anos e ainda está ok” (Vipula).

São impressionantes os detalhes nas suas peças, não há limites para a imaginação.

Fotos e Fontes: news.bbc.co.uk/; http://artistvipula.com/; www.dailymail.co.uk/, outros net.




"A arte e a ciência têm o seu ponto de encontro no método." (Edward Bulwer-Lytton)

8 comentários:

  1. Nossa que belíssimas peças de arte, fantásticas mesmo.
    Feliz 2013 pra você, linda tarde, beijos

    ResponderEliminar
  2. Mas que post extraordinário!
    Fiquei sem palavras. Apreciando cada detalhe!
    Obrigada pela partilha, Maria
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Neste novo ano que está a começar estou aqui para continuar a ler as tuas belas imagens. Quero te dizer que foi para mim um grande gosto ter convivido contigo durante o ano que passou e tenho a certeza que este convívio continuará cimentando assim esta amizade que nasceu através de palavras...
    bjsssssssssssssssssss

    ResponderEliminar
  4. Olá Maria!
    Que grande novidade para mim.As esculturas estão fantásticas!!! Eu não supunha que era possível isto.
    Um abraço amigo.
    M. Eamília

    ResponderEliminar
  5. Uma beleza!
    Quanta arte!
    Bom ano,para si.
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
  6. Muito interessante. E obra de muito talento.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Belissima arte!
    Obrigada minha querida por me dares a conhecer.

    beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  8. Que beleza de talento! O dom das mãos sempre nos encanta e nos fascina.Amei teu post.
    Linda amiga continue a nos encantar com teus posts.Bjs no coração.Eloah

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.