Wat Arun, que significa "Templo do Amanhecer" ou "Templo da Alvorada", fica localizado na margem do rio Rio Chao Phraya.
Deve o seu nome ao deus hindu Aruna, que é frequentemente representado como raios do sol nascente. Embora exista desde pelo menos o século XVII, a Torre central, Phra Prang, foi construída no início do século XIX, durante o reinado do rei Rama II.
A Phra Prang (torre principal) é a característica mais distintiva de Wat Arun. De estilo Khmer, é um pagode em forma de estupa com incrustações de faiança colorida. Tem mais de 70 metros de altura e representa Mount Meru, a residência dos deuses. Ao redor da sua base há várias figuras de antigos soldados e animais. Por cima do segundo terraço há quatro estátuas do deus hindu Indra montado no seu elefante de três cabeças, Erawan.
O seu exterior é decorado por conchas e pedaços de porcelana que foi proveniente de duas fontes diferentes, uma parte, foi usada como lastro por navios que chegavam a Bangkok vindos da China e outra é composto pelo famoso produto de benjarong tailandês doado pela população local.
Ao redor da Torre central há quatro Torres (prangs) mais pequenas e quatro mondops ou pavilhões que consagram imagens de Buda, representando quatro ocorrências importantes na vida do Buda, a saber: nascimento, primeiro sermão em Sarnath para cinco monges, iluminação e passagem para o nirvana final. Nas torres mais pequenas, dentro de nichos encontra-se a estátua de Phra Pai, o Deus do vento, a cavalo.
O complexo tem duas áreas distintas, a área das Torres (Prangs) e uma outra lateral com várias estruturas, pavilhões, estátuas e jardins.
Mesmo junto ao rio há vários pavilhões abertos em estilo chinês.
Um lugar particularmente lindo em Wat Arun é a entrada do Ubosot, onde duas enormes estátuas, os Yakshas, lindamente decoradas, guardam o acesso à sala de ordenação dos monges, o Ubosot.
Esta área do complexo do templo é considerada a parte mais sagrada de Wat Arun.
Existe primeiro um pátio externo que serve como zona tampão do mundo exterior e depois um pátio interno onde se encontra o Ubosot.
A serenidade reina no pátio interior. Um claustro coberto circunda o Ubosot e nele encontram-se alinhadas junto as paredes 120 estátuas de Buda na posição sentada. Estas estátuas são do reinado do rei Rama II.
No pátio, numerosas esculturas de pedra importadas da China, mostram leões mitológicos, dragões, guerreiros e outras figuras místicas.
Phra Ubosot ou salão de ordenação (ordination hall)
Possui um teto de duas camadas com chofares, molduras de portas e paredes de porcelana colorida, forradas com bordas douradas. Nele se encontra uma imagem de Niramitr Buddha supostamente projetada pelo rei Rama II.
Mondop (santuário), uma estrutura quadrada com um telhado piramidal e contém cópia da pegada de Buda.
Para além das Torres (Prangs) e de todas as lindas estruturas arquitectónicas há que referir também os bem cuidados e espectaculares jardins que circundam o complexo.
Fontes: Wikipedia; https://www.touristbangkok.com/wat-arun-temple-dawn/
Fotos: Pessoais