A história da Vida na Terra é uma história de extinções, estas extinções naturais ocorrem, no entanto, ao longo de períodos relativamente longos, permitindo a evolução de novas formas de vida. Muitos animais evoluíram e depois extinguiram-se e o seu lugar na natureza é então ocupado por outro grupo de animais. Isto não é o que acontece na actualidade, com a ajuda do Homem!
Penso que é importante ir sempre “passando” a mensagem da importância de preservarmos a Natureza, a vida selvagem, o ambiente, “O nosso magnifico Planeta”.
Hoje vamos conhecer um pouco melhor:
O beija-flor
Foto:cartelthemes.com
O beija-flor (Hummingbirds) é também conhecido como colibrii, cuitelo, chupa-flor, pica-flor, entre outros nomes.
Foto: wikipedia_www.birdphotos.om_Rufous-tailed_Hummingbird e wikipedia_Michael_Woodruff_Violet-tailed_Sylph_(Aglaiocercus_coelestis)
Ordem: Trochiliformes
Família: Trochilidae
Foto:wikipedia_Ysmad
Distribuição e Habitat :
é originário das Américas e ocorre desde o Alasca à Terra do Fogo. A maioria das espécies é tropical e subtropical e vive entre as latitudes 10ºN e 25ºS. . A maior biodiversidade do grupo encontra-se no Brasil e no Equador, que contam com cerca de metade das espécies conhecidas de beija-flor.
Foto: wikipedia_Dario+Sanches
Foto: wikipedia_DickDaniels
Identificação:
Existem 322 espécies conhecidas. Os beija-flores são aves de pequeno porte, que medem em média de seis a doze centímetros de comprimento e que pesam de duas a seis gramas.
Foto:wikipedia_Joseph+C+Boone
Foto: wikipedia_Seabamirum+on+Flickr_Hylocharis
As fêmeas são, em geral, maiores que os machos, mas apresentam coloração menos intensa.
Foto: wikipedia_Michael+Woodruff
Foto:wikipedia_Joseph C Boone_Fawn-breasted_Brilliant e wikipedia_Bill Bouton_Discosura_popelairii_-near_Manu_Road,_Peru-8
O bico é normalmente longo, mas o formato preciso varia bastante com a espécie e está adaptado ao formato da flor que constitui a base da alimentação de cada tipo de beija-flor.
Foto: wikipedia_Joseph+C+Boone
Foto: wallpaper.imcphoto.net
Uma característica comum é a língua bifurcada e extensível, usada para extrair o néctar das flores.
São as únicas aves capazes de voar em marcha-ré e de permanecer imóveis no ar.
Foto: wallpoper.com
Foto:wikipedia_Joseph+c+Boone
Foto:wikipedia_Dan+Pancamo
O batimento das asas é muito rápido e as espécies menores podem bater as asas de setenta a oitenta vezes por segundo.
Foto: wikipedia_Rick+Elis.simpson
Foto: wallpaper.imcphoto.net
Foto:wikipedia_Joseph+C+Boone
Em contraste, as patas dos beija-flores são pequenas demais para a ave caminhar sobre o solo.
Alimentação:
A alimentação dos beija-flores é baseada em néctar (cerca de noventa por cento) e artrópodes, em particular moscas e formigas.
Foto: cartelthemes.com
Foto: wallpaper.imcphoto.net
Os beija-flores precisam de grandes quantidades de néctar diariamente, para suprir a energia necessária ao seu esvoaçar contínuo. O néctar das flores visitadas por beija-flores é um alimento altamente energético, contendo cerca de vinte por cento de açúcares, sendo que a quantidade de néctar disponível varia com o tamanho e tipo de flor.
Reprodução:
É a fêmea que constrói o ninho e cuida da incubação. O formato do ninho e material de construção varia de espécie para espécie, assim como a dimensão dos ovos.
Foto: wikipedia_Maros+andre
A maioria costuma ter o ninho em forma de tigela utilizando materiais como fibras vegetais, folhas, teias de aranha para dar coesão externa, musgo e líquens. Normalmente, dura de dezesseis a dezessete dias a eclosão dos dois ovos, que costumam ter a cor branca. Até os filhotes saírem do ninho, ainda vai um período de vinte a trinta dias nos quais permanecem sendo alimentados pela mãe.
Foto: wikipedia_Wolfgang+Wander
Conservação:
Duas espécies de beija-flor extinguiram-se no passado recente: esmeralda-de-brace (Chlorostilbon bracei) e esmeralda-de-gould (Chlorostilbon elegans). Das 322 espécies conhecidas, a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais lista nove como "em perigo crítico de extinção", onze como "em perigo" e outras nove como "vulneráveis". As maiores ameaças à preservação do grupo são a destruição, degradação e fragmentação dos seus habitats.
Foto: wikipeida_Bill+Bouton
Fontes e Fotos : Wikipédia; http://www.bicharada.net/; http://www.infoescola.com/; cartelthemes.com; wallpaper.imcphoto.net; wallpoper.com; outros net